O espírito de dominação


       
  Estranhamente um ministério tão perfeccionista pode não ser perfeito aos olhos de Deus? 
Como igrejas deixam de ser lugares prazerosos e de comunhão para se tornar lugares de competição e parecidas com um campo de concentração? 
            Como muitos lideres, pastores , ministros, apóstolos, evangelistas, deixam de ser usados por Deus e se tornam pequenos generais dentro de suas denominações "reinados". Essas e outras perguntas estão respondidas na bíblia, e esclarecidas pelo pastor Marcos de Souza Borges , em seu livro :Cura e edificação do lider". Tais respostas estaremos trazendo nesse blog nos próximos dias.
Acompanhe  , leia TODO O TEXTO, e compartilhe.

O espírito de dominação – 1º Estudo
Série de estudos sobre o capítulo 6 do livro “Cura e edificação do líder” – de “Marcos de Souza Borges”.

  Síndrome de Diótrefes  

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Efésios 6:12

Introdução

            Um dos maiores triunfos do Diabo é nos levar a exercer um ministério apenas no plano natural. É fácil constatar que este tem sido um dos ataques mais comuns contra a liderança, onde tantos estão caminhando na força carnal do braço, do intelecto, da tradição, da posição, e até de uma pseudo-unção, inspirados por interesses escusos e motivações reprovadas que se baseiam principalmente nas feridas de uma personalidade, consequentemente instala-se uma concupiscência obstinada de controlar. Esse sopro do Diabo dá origem à um espírito de liderança dominador.
         Este processo tende a acentuar-se através de um exercício de autoridade cada vez mais impositivo, com apelos emocionais, falsas promessas de prosperidade, chantagens espirituais e até ameaças indiretas ou abertas em relação aos, que por uma questão de bom senso, não conseguem engolir a situação.
         A culpa é um dos principais artifícios de MANIPULAÇÃO ao dispor de uma liderança espiritual, onde determinados padrões de submissão e obediência, que descartam a liberdade alheia, são impostos em nome de Deus.
         Por causa da culpa, ou melhor, de uma falsa culpa, a pessoa se sujeita situações absurdas, podendo ficar presa indefinidamente nessas cadeias de manipulação e controle, que enfraquece cada vez mais sua mente, fragiliza a consciência, tornando-a débil, vulnerável e imatura.
         Dessa forma, sutilmente o inimigo penetra e começa a assumir o controle fazendo do líder controlador sua principal marionete para distrair a igreja de seu verdadeiro papel.
         Todo esse esquema destrói a liberdade e traumatiza a vida espiritual das pessoas, fragilizando a igreja. Ao invés de serem impulsionados no seu potencial de liderança, as pessoas são encaixotadas em nome de uma submissão doentia e abusiva.
              Veja bem , o que estamos enfatizando o estilo de liderança de uma pessoa, mas o espírito de liderança que a inspira. O espirito de manipulação e controle numa liderança. Sãos as digitais dessa infiltração satânica.

Instinto de liberdade ou rebeldia?

         Todo ser humano nasceu com um papel de liderança a ser desempenhado e Satanás quer usurpar esse potencial. A liberdade de liderarmos as nossos as vidas segundo a natureza do nosso dom e chamado é uma das mais fortes expressões do propósito divino.
O que na verdade é rebeldia? Normalmente, quando tentamos controlar de maneira imprópria a vida de outras pessoas, a menos que essas pessoas sofram de insegurança, elas resistirão a nossa manipulação.
Controlar de maneira imprópria significa exercer autoridade em detrimento da liberdade da pessoa subordinada. Normalmente, essas pessoas que  resistem ao nosso controle rotulamos de rebeldes. Mas será que isso é realmente rebeldia? Quem na verdade está sendo rebelde? A pessoa que resiste ao controle, ou a pessoa que quer controlar? Vamos ver o que a bíblia ensina sobre rebeldia.
A bíblia nos apresenta Saul como líder que seguiu o caminho da rebelião. A sua história mostra como ele queria controlar o povo e também queria controlar o futuro ,tentando sustentar sua liderança através de manipulação:
24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz”. – 1 Sm 15.24
A questão chave é que todas as vezes que queremos manter as pessoas debaixo do nosso controle, perdemos a perspectiva de uma vida de obediência a Deus. Isso na verdade vem da insegurança como Samuel bem discerniu em relação a Saul:
 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel” 1 Sm 15.17.
Samuel revela que o grande problema de Saul e de muitos lideres controladores é, inferioridade e insegurança. Com intensão de saciar sua insegurança, Saul tenta controlar o povo.  A história de sua liderança é marcada por atitudes de controle, dominação e intimidação que cultivaram sua decadência.
Começa agradando o povo em detrimento de uma ordenação de Deus e termina praticando o terrível absurdo de consultar uma médium feiticeira. Tudo para se sentir no controle! Diante disto, Deus o repreende fortemente, dizendo: Saul o que você fez é iniquidade e explica que rebeldia e feitiçaria são as mesmas coisas. “Pois a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria” – 1 Sm 15.23.
É importante mencionar que esta palavra foi dirigida a Saul e não ao povo. O que é então a feitiçaria? É basicamente a tentativa de controlar  a vida de um outro ser humano. Este é o conceito de domínio que não devemos exercer. É satânico e só trará perdas e destruições. Deus chama isto de rebelião!
 Portanto, preste bastante atenção nisto: rebelião não é resistir o controle de alguém, mas é a tentativa de controlar outro ser humano! Ou seja, o líder, que ao invés de inspirar, quer controlar o seu povo, é um feiticeiro. Qualquer líder que controla as pessoas está em rebelião contra Deus.
Porque Deus chama o controle de rebelião? Porque o desejo e o propósito natural de Deus é que todo o ser humano, inspirado pelo Espírito Santo, governe o seu destino e a sua vida. Quando você tenta controlar outros, você está em rebeldia com o propósito de Deus.
         Um líder verdadeiro não controla as pessoas,  ele inspira e libera as pessoas. As primeiras palavras de Jesus a seus discípulos foi: “Vinde a mim”, a ultima foi: “ide”. Porém, como nós lideramos? Dizemos “vinde” e depois dizemos “fiquem”. Dizemos você é meu membro, meu povo, minha igreja. Não vá para nenhum outro lugar. Se sair dessa igreja, não será abençoado, coisas horríveis vão acontecer com você.
A questão não é o compromisso, mas a motivação de dominação, e sobre isso precisamos estar em alerta. O líder verdadeiro inspira e envia, não retém para ter um grande número de discípulos debaixo de suas asas.
         O líder verdadeiro não procura títulos, não procura posição, não procura o poder. Sua motivação não é dominar as pessoas . Ele procura oportunidade para servir e desenvolver a visão e a liderança que existe nos outros.

                        Ofertas na Amazon - Aqui




O espírito de dominação O espírito de dominação Reviewed by Redação on dezembro 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.