O espírito de dominação - estudo 4


Egocentrismo e centralização

         Uma pessoa dominadora tem a estranha necessidade de ser vista e reconhecida como a mais importante, precisa estar continuamente sentindo-se na posição de maior destaque tendo a primazia. Não tolera que ninguém desponte mais que ela. Isto pode incomoda-la ao ponto de inibir o crescimento e a atuação de outros. Ela condiciona a autoridade e o ministério de pessoas a aprovação dela.
          Saul nos mostra um exemplo bem característico de uma liderança centralizadora. Uma das principais inspirações da dominação é a inveja. A Bíblia revela o conflito de Saul por causa do sucesso de Davi:
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
1 Samuel 18:7-9
         Veja bem que Davi passou a ser perseguido por Saul, não por uma deslealdade, mas simplesmente pelo seu excelente desempenho. Isto o transforma numa ameaça. O rei deixou de ser o centro das atenções.  Isto bastou para que ele tentasse de todas as maneiras eliminar o ministério de Davi, chegando ao extremo de planejar sua morte. Aqui percebemos como o ciúme pode tornar-se doentio e implacável.
         O líder centralizador cria uma obrigação das pessoas com ele, a ponto de roubar a liberdade dos subordinados. Condiciona as decisões dos outros à sua aprovação  e interesses. Nenhum detalhe pode escapar ao seu controle. Normalmente estes lideres acabam estressados. Este é o alto preço para conseguir ser o centro.
         Um líder pode fazer duas coisas com sua autoridade: delegá-la ou monopolizá-la. Delegando, estará investindo no potencial de liderança das pessoas subordinadas a ele, acelerando o processo de discipulado e produzindo novos líderes que possibilitarão um crescimento seguro. Monopolizando, atrofia o crescimento das pessoas e aprisiona seus dons, restringindo o crescimento do reino de Deus.
         O monopólio da autoridade é um comportamento da anti-liderança que conspira contra o governo divino. Presidir não é reter, mas investir responsavelmente em outros delegando autoridade.

Deus te abençoe.

Leia também:





O espírito de dominação - estudo 4 O espírito de dominação - estudo 4 Reviewed by Redação on dezembro 17, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.