O espírito de dominação (5). Pastores ou dominadores

 Baseado no livro "Cura e Edificação do líder " de Marcos de souza Borges.

Pastores ou dominadores?
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

1 Pedro 5:1-3
        "O apóstolo Pedro é visto por muitos como um líder entre os demais do grupo apostólico. Sem entrar no mérito da questão se ele teve ou não a primazia sobre os demais, podemos concordar que ele teve um lugar importante de liderança na Igreja Primitiva, sobretudo entre as igrejas que se originaram de judeus. Convém, pois, dar uma boa refletida em sua exortação: “Postoreai o rebanho de Deus que há entre vós, … nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”. (I Pe. 5.2,3).A palavra traduzida por dominadores é um interessante verbo da mesma raiz do substantivo “kírios” (do grego, “senhor”, “dono”). O verbo empregado expressa a ação de “dominar sobre alguém”, “exercer controle completo”, “assenhorar-se de”. Pedro, pois, exorta: “Não, não sejais assim”.Por quê? Essa maneira é desfavorável ao rebanho. (A preposição prefixada ao verbo no texto original indica isso.)
               Ao modelo liderança-dominadora, o apóstolo antepõe o modelo liderança-exemplar. “Antes, tornando-vos modelo…” A palavra modelo é uma palavra muito interessante, do grego “tipos”. Dessa palavra se origina a nossa em português, tipo". (Conforme cita o blog: "pastorchicco.wordpress").

Devemos usar a autoridade recebida para proteger as pessoas e não para dominá-las. Essa é a grande questão: Pastores ou dominadores? Servos ou senhores? Mordomos ou donos?
46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
(Mt 25.46-51)
        O espírito de dominação vem para assolar o ministério pastoral. Uma pessoa dominadora, desistiu do amor de forma agressiva. Nosso conceito de amor tem tudo a ver com a maneira como exercermos autoridade. O que predomina na nossa forma de tratar as pessoas? Compaixão, transparência, longanimidade, paciência , temor a Deus ou impaciência, rigidez, orgulho e interesse próprio ?
         Uma pessoa dominadora almeja sempre ser o centro, age como se fosse o dono das pessoas. Perde o senso de gratidão as pessoas e age como se elas fossem obrigadas a agradá-la em tudo.
         Dessa forma ela peca frontalmente contra o ministério pastoral em todas estas admoestações que Pedro faz. Ao invés de ter cuidado ,  ela tem interesse. Ao invés de propor e aconselhar , ela se impõe e manda. Ao invés de atuar como despenseiro de Deus , torna-se a despensa, pois só recebe, ao invés de servir, apenas quer ser servido. Ao invés de amar a vocação , torna-se um profissional amando o lucro. Impõe uma série de condições visando seus direitos em vez de ser servo. Ao invés de estimular seus liderados pelo exemplo, os força com argumentos manipulativos e estratégias de dominação, ou ainda ameaças constrangedoras.
         Um líder centralizador sacrifica a liberdade dos seus liderados com o intuito de se autopromover e conservar sua reputação.
Porém o que Pedro nos ensina, é que o pastor não manda, guia as ovelhas. É justo e respeita a individualidade e voluntariedade das pessoas. Não chefia as pessoas, mas as inspira. Não se impõe como dono, mas com um servidor. Teme a Deus sabendo que prestará contas pela vida de cada um que lhe foi confiado (Hb 13.17). Não usurpa a herança de Deus. Não é inspirado pela recompensa ou pelo ganho, mas pelo amor as ovelhas.


O espírito de dominação (5). Pastores ou dominadores O espírito de dominação  (5). Pastores ou dominadores Reviewed by Redação on dezembro 16, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.