O orgulho quebrado



Mateus 15:21-28:“21 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.”


“Toda vez que uma pessoa é quebrantada por Deus, o ego perde o grande controle sobre a vida.” Quando não quebramos nosso orgulho, alguém terá que quebrá-lo.
A soberba e o orgulho, barram de recebermos a bênçãos de Deus.Tiago 4.6 e7
Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Antes de resistirmos a Satanás, há um processo de sujeição e humilhação debaixo da mão de Deus. Para resistir e vencer o Diabo é preciso trilhar o caminho da humildade, sujeitando-se a Deus. A grande questão em nossa luta espiritual é que Deus resiste aos soberbos, antes de Deus resistir ao Diabo ele resiste à soberba do homem. Deus não age a favor do homem soberbo.
Deus certamente irá confrontar a nossa soberba, a nossa independência, a nossa justiça própria e todo julgamento que vem do orgulho ferido.
Mas, depois de resistir aos soberbos, Deus dá graça aos humildes. A humildade é a chave que abre a porta da graça . Este processo de sujeitar-se a Deus exige de nós a capacidade de enfrentar com humildade as provas e aceitar o tratamento de Deus, e de maneira aprovada aceitar o processo da humilhação. O processo de sujeitarmos a Deus é o caminho correto para vencermos toda a opressão de Satanás. Nos sujeitando a Deus, aceitando o seu agir, estamos resistindo ao Diabo e ele fugirá de nós.
Porém, quando não entendemos as provas de Deus e nos revoltamos, ao invés do Diabo fugir, nós é que fugimos.
Este texto fala de uma mulher que tinha uma filha miseravelmente endemoninhada. E ela vem clamando e insistindo atrás de Jesus, para que sua filha fosse liberta, e Jesus a ignora, nega-lhe a bênção e a humilha, até que enfim ele declara a libertação da sua filha. Pois essa mãe estava na posição onde o Diabo é resistido e foge: HUMILHAÇÃO.
O texto lido no inicio, narra uma difícil situação familiar, a principio nos parece que Jesus estava sendo injusto com essa mulher, e que não queria libertar sua filha dos demônios que a tomavam. Mas, Jesus está agindo totalmente ao contrário do que imaginamos, pois está trazendo libertação a essa filha através do processo de humilhação. O orgulho dessa mãe foi quebrado, dando espaço para a humilhação.

O que acontece quando o nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus?

1)O silêncio de Jesus confronta nosso desespero (22 e 23 a)

22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra.
Aquela mulher veio gritando por socorro e simplesmente Jesus a ignorou. Ele não lhe respondeu palavra. Ele, aparentemente, a despreza num momento de angustia e perplexidade. O silêncio de Jesus confrontou seu desespero.
Quando isso acontece conosco e Deus se cala, aquela sensação de vazio e de dor atravessa o nosso coração. A única resposta que temos diante de nosso clamor é a solidão. Você ora, faz campanhas, chora, consagra-se mais e nada acontece!
Aí , o sentimento é claro: Deus virando as suas costas e se distanciando no mesmo passo que o sentimento de abandono vem se aproximando. Então diante de nossa fragilidade o orgulho vem e fala: “Deus não ama você, ele não se importa com você, Deus te abandonou na hora em que você mais precisa dele. “ é a mentira do nosso orgulho , mas nessas horas até parece que é verdade. Para não acreditar nisso é preciso muita humildade e perseverança.
Jesus de fato criou um clima muito constrangedor. Tamanho foi o constrangimento que os discípulos tentaram melhorar a situação. Por um momento eles estavam sendo mais espirituais que o próprio Jesus . Verso 23:” os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. “ , quem sabe tenham comentado :” olha o constrangimento, o escândalo, “ despede-a pois a situação está constrangedora.
Mas o silêncio de Jesus confrontava o desespero dessa mulher.
Quando nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus, o silêncio de Jesus confronta nosso desespero

2) A resposta de Jesus quebra o nosso preconceito (v.24)

“24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Quando os discípulos tentam amenizar o constrangimento inicial da situação, vem uma resposta ainda mais agressiva. Jesus impetra um outro golpe fortíssimo contra a insistência daquela mulher. Ele a discrimina racialmente.
Em Marcos, a bíblia explica melhor a nacionalidade dessa mulher. Marcos 7.26:” Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio”. Ela era grega, da elite cultural do seu tempo. Pessoa que vivia em meio a cultura e a riqueza da época . Os gregos consideravam-se superiores por causa de sua filosofia e riqueza. A cidadania grega era símbolo do orgulho intelectual, cultural e espiritual. Até hoje a Grécia é tida como berço da civilização. As pessoas mais sábias, cultas e civilizadas estavam lá. Todo o conceito de superioridade e moda, o padrão de beleza, fora ditado pela filosofia grega.
Jesus precisou tocar nesse ponto. Aquela mulher era grega em cultura e língua. Nesse ponto se alojava a raiz do orgulho que abrira espaço para atuação demoníaca na sua família.
Todo preconceito revela uma idolatria em relação à nossa reputação. Isso precisa ser tratado. Ao tratar preconceituosamente aquela mulher, Jesus estava confrontando o sentimento de superioridade que os gregos tinham em relação ao resto do mundo.
Essa resposta de Jesus é uma provocação racial, mas no nosso contexto poderia ser uma provocação denominacional. Apenas imagine se você como bom presbiteriano estivesse clamando a Jesus e ele falasse com você: ”Nesse momento só estou abençoando os batistas”.
O orgulho denominacional é uma das maiores brechas no corpo de Cristo, onde Satanás tem se infiltrado com todo o tipo de disputas, invejas, inimizades e ciúmes.
Aquela mulher teve que reconhecer que não importava se ela era grega, ela precisava da libertação de sua filha. Ser grega, não significava nada diante do problema que estava vivendo.
Mas, mesmo assim, aquela mulher ainda numa posição de intercessão o adora dizendo:”Senhor socorre-me!” Assim ela derrota o preconceito grego e seu orgulho nacionalista.
Quando nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus, o silêncio de Jesus confronta nosso desespero 2)A resposta de Jesus quebra o nosso preconceito.

3) A atitude de Jesus aplaca nossa dignidade. (v.26)

26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Jesus estava agora tocando na dignidade humana daquela mulher. Aquela mulher foi ignorada, discriminada e, agora, ofendida pelo próprio Jesus!
Jesus desconsiderou aquela mulher como filha, e ainda por cima a chamou de cachorra, como um animal imundo.
Havia um ditado em Israel que dizia:”Não jogueis aos cães e aos porcos vossas pérolas”.
Então essa mulher, surpreendentemente responde: 27”Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.”
Ela se humilhou tanto que naquele momento, todo o seu orgulho deu seu ultimo suspiro de vida! Satanás teve um ataque cardíaco naquele momento!
Ela deixou bem claro que Jesus não era apenas seu Salvador, mas seu Dono e seu Senhor!
Naquele momento, Jesus focou aliviado e surpreendido por ouvir tamanha declaração de humildade! Ele havia conseguido levá-la ao ponto da libertação absoluta.
Aqui percebemos que Jesus não havia perdido a cabeça, mas todo esse processo fazia parte de um mapeamento espiritual preciso que produziu um das libertações mais espetaculares da Bíblia!
Quando nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus, o silêncio de Jesus confronta nosso desespero 2)A resposta de Jesus quebra o nosso preconceito.3)A atitude de Jesus aplaca nossa dignidade.

4) A humilhação de Jesus nos levanta do pó. (28)

Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.”
Depois que essa mulher foi colocada no pó por Jesus , ele mesmo a levanta de maneira diferente, exaltando sua fé e decretando sua vitória na vida de sua filha.
Através da humilhação, uma prova de fogo, todas as cadeias demoníacas romperam-se, toda maldição se foi.
Fé tem tudo a ver com a capacidade de humilhação. Onde existe humildade, existe fé. Onde existe orgulho, muitas fortalezas demoníacas serão levantadas.
Mas , este é o tipo de sujeição que Deus espera de nós antes que combatamos os demônios . A verdade é que freqüentemente Deus está nos submetendo a provas como essa.
Quando cogitamos que Deus está sendo muito duro conosco, na verdade, nós é que estamos sendo muito duros com Ele; não nos humilhando ao ponto que ele quer de nós!
1 Pedro 5.6 : “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, “
Deus vai te exaltar, mas primeiro você tem que se submeter ao processo de humilhação, onde a soberba e o orgulho são totalmente quebrados.

Conclusão

“Toda vez que uma pessoa é quebrantada por Deus, o ego perde o grande controle sobre a vida.” Quando não quebramos nosso orgulho, alguém terá que quebrá-lo.
A soberba e o orgulho, barram de recebermos a bênçãos de Deus.
O texto lido no inicio, narra uma difícil situação familiar, a luta de uma mulher pela libertação de sua filha. A principio nos parece que Jesus estava sendo injusto com essa mulher, e que não queria libertar sua filha dos demônios que a tomavam. Mas, Jesus está agindo totalmente ao contrário do que imaginamos, pois está trazendo libertação a essa filha através do processo de humilhação. O orgulho dessa mãe foi quebrado, dando espaço para a humilhação.
Quando nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus.
O que acontece quando o nosso orgulho precisa ser quebrado por Jesus?
1) O silêncio de Jesus confronta nosso desespero 2)A resposta de Jesus quebra o nosso preconceito.3)A atitude de Jesus aplaca nossa dignidade.4) a humilhação de Jesus nos levanta do pó.
Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.”

Baseado em Marcos de Souza Borges (Coty) “Avivamento do Odre Novo” Cura e libertação da família.
O orgulho quebrado O orgulho quebrado Reviewed by Redação on dezembro 21, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.