Zaqueu
“ Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.” “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”(Lucas 19.5,9 e 10)
A história de Zaqueu está em nossos dias muito conhecida, Regis Danese compôs um cântico baseado nessa história com o tema ”faz um milagre em mim”, e creio que todos já ouvimos essa musica, está sendo cantada por todos. Mas, será que todos nós que temos cantado e ouvido essa música temos sentido e desejado realmente aquilo que Zaqueu desejou?
A história narra que Jesus estava atravessando a cidade de Jericó, estava cercado por uma multidão, e Zaqueu publicano, homem que cobrava impostos para o Império Romano, homem não amado pelo povo de sua época, queria ver quem era Jesus, e subindo em uma árvore pode ver Jesus, e também, foi visto e notado por ele. O que podemos aprender através da atitude de Zaqueu?
1)- Ele queria saber quem era Jesus : “ procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura” (Lucas. 19:3). Zaqueu conhecia a fama de Jesus e Jesus se interessou em ter um encontro com ele. Muitos ainda hoje, conhecem só a fama do Jesus que opera milagres. Mas, você precisa entender que Jesus se interessa em ter um encontro com você.
2 - Ele subiu em vez de descer “Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar”. (Lc. 19:4). A necessidade que Zaqueu tinha de receber Jesus em sua vida o fez subir em uma árvore, para conhecer a Jesus. Hoje, para atrairmos a atenção de Jesus, não devemos subir, mas descer. Quando falamos sobre descer, estamos nos referindo a nos rebaixarmos, reconhecendo que somos pequenos demais e precisamos muito do socorro e da salvação do Senhor Jesus.
3-Jesus o convida a descer :“Zaqueu, desce depressa...” (Lc. 19:5) . Para ter um encontro com Jesus, Zaqueu precisava descer, não apenas da árvore, mas de seu orgulho, não apenas rebaixar-se na altura da multidão, mas em seu coração reconhecer que ele era pequeno e Jesus grande. Essa mesma atitude deve existir em nós, para que tenhamos um encontro genuíno com o Senhor Jesus. Na primeira carta de Pedro está escrito: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pedro 5.6). É esse o caminho que Zaqueu teve que trilhar, para ser abençoado e salvo por Jesus.
4 - Jesus entra no lar de Zaqueu: “Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador”(Lucas 19:7).No momento em que ele desceu da posição em que se encontrava, Jesus entrou em seu lar e transformou sua vida.
Quando descemos do pedestal da indiferença, da vaidade, do orgulho, da soberba, e nos colocamos humildes, diante do Senhor, ele está pronto a entrar em nossos corações.
A presença de Jesus traz: Salvação, perdão, alegria e transformação.
“Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa”. Lucas 19.9
Que da mesma forma seu desejo seja de receber o Senhor Jesus na sua casa e na sua vida.

Pastor Welinton Mehret
Reviewed by Redação on maio 17, 2010 Rating: 5

Um comentário:

Honorato santos disse...

Paz do Senhor,Pastor; passei por aqui novamente,gostei do artigo. Hoje é muito fácil,cantar esse hit evangélico;porém até a letra está errada,pois não foi Zaquel que chamou a atenção de Jesus, Jesus surpreendeu Zaqueu! A atitude que merece destaque é sua "descida", não sua "subida".O "hit" enfatiza mais o que o ser Humano faz para conseguir o que deseja, do que a obra de Jesus na vida do pecador.-Que o Sr. continue te abençoando!

Tecnologia do Blogger.