Deus proverá



Deus proverá

Mt 6.25-34
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.· Em cada deserto de tribulações Deus tem um oásis de conforto.
Certo dia em que estava preocupado com alguns problemas, um pastor olhou para mim, e me fez lembrar o texto de Fl 4.6 “não andeis ansiosos de coisa alguma”, e aquelas simples palavras trouxeram grande paz ao meu coração.
E irmãos, é dessa paz do Senhor que nós tanto precisamos, paz que encontramos na leitura da palavra, paz que encontramos no ouvir a palavra de Deus.
E nesse texto vemos um grupo ouvindo as palavras de Jesus. Jesus vê ao seu redor, em uma colina, uma multidão, precisando de um milagre, de cura, de ajuda, de dinheiro; uma multidão ansiosa. Como você talvez esteja hoje. Então o Senhor Jesus nota claramente que o que eles realmente precisavam, não era tanto dos problemas resolvidos, senão ele poderia resolver seus problemas naquele momento; mas Jesus entende que a maior necessidade que eles teriam que suprir era a necessidade da fé. A necessidade de acreditar no poder e providência de Deus, de saber em seu coração, com certeza, que Deus é poderoso para suprir qualquer necessidade. E Jesus vendo isso, começa falar do grande mal que rondava seus corações- Ansiedade. E a ilustração de Jesus é maravilhosa, ele mostra as aves do céu, os lírios do campo, a erva do campo, que estão debaixo de um cuidado providencial do criador, e nada lhes falta e faz a seguinte pergunta no vr 26:” porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”
O que nós precisamos é aprender que Deus tem cuidado das nossas vidas, e que temos que ter ele como nosso pastor. Pois ele é o Deus da providência.Por isso:
1-Não vos inquieteis ( Mt 6.31)31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Se o Senhor Jesus diz que eu não preciso me preocupar com o que comer, beber ou com o que vestir. Realmente eu tenho que deixar essas inquietações de lado. Pois se ele está falando que eu não preciso me inquietar com isso, é porque ele me garante isso.
Veja que o Senhor não diz,” deixe de trabalhar”, mas disse deixe de se inquietar.
Inquietação é não sossegar, não descansar, não se contentar.
É Quando surge alguma dificuldade, a pessoa começa agitar-se, tentar resolver, buscar uma saída. Mas, muitas vezes a própria inquietação não deixa a pessoa pensar e encontrar uma resposta. A pessoa caí no alvoroço e se perde em tudo isso.
Ex.14.10-16
10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. - 11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. 15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
· Situação de dificuldade – v 10
· Inquietação – v.11 e 12
· Palavra profética – v. 13 e 14
· “Aquietai-vos e vede o livramento” – para ver o livramento de Deus o que era preciso? Aquietar-se.
· Livramento – v. 15-16
Deus quer realizar um milagre, mas muita vezes nossa inquietação não está permitindo.
Sl46.10-11
Deus proverá , por isso não vos inquieteis
Deus proverá, por isso

2)Não temais (Mc 5.35-43),(Mc 5.36)
35 Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 36 Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. 37 Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. 38 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39 Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. 40 E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41 Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42 Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. 43 Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.Jairo, um dos principais da sinagoga, um líder religioso e social da época de Jesus, veio até ele e lhe pediu que atendesse sua filha que estava a beira da morte, no meio do caminho, quando a multidão apertava Jesus, uma mulher o toca nas vestes e é curada, logo a seguir chegou uma noticia temerosa a Jairo:”Tua filha já morreu”.
Mas o que o Senhor Jesus diz a ele no momento mais difícil da sua vida?(vr36) “não temas, crê somente”. O Senhor foi a casa dele e ressuscitou a menina.
Não temas, crê somente” - o homem tem medo ; a) de enfrentar o futuro;b) de perder os seus bens; c)de perder a saúde; d)de perder alguém da família, e) de chegar a velhice; f) e até mesmo de perder a fé.
Vivemos num mundo atemorizado pelas guerras,pelas gripes , pela dengue, pela economia , pela política. Um mundo que tem medo de mudanças, um mundo que tem medo até da morte.
Mas, apesar desse mundo temos motivos para não temermos:
Sl46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Deus é para nós:
· Refúgio
· Fortaleza
· Socorro
Pv.18.10; “ Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.”
Deus é para nós uma torre forte
Sl 91.1e2 - 1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Zc2.5- “ pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.”
Sl 27.1- 1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Dentro desse assunto não podemos deixar uma das mais belas promessas de Deus para nossas vidas.
Is 41.10-1310 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. 12 Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. 13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.Deus proverá
Por isso:
Não vos inquieteis,não temais.
amém





Deus proverá Deus proverá Reviewed by Redação on abril 19, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.