Mudando situações impossíveis!



Cremos que não há impossíveis para Deus.Com Deus todas as coisas são possíveis!
A história do livro de Ezequiel acontece durante os primeiros anos do exílio babilônico (593-571 a.C.). Nabucodonosor levou cativos os judeus de Jerusalém para a Babilônia em três etapas:
em 605 a.C.,
Jovens judeus escolhidos foram deportados para Babilônia, entre eles Daniel e seus três amigos;
em 597 a.C.,
10.000 cativos foram levados à Babilônia, estando Ezequiel entre eles;
em 586 a.C.
As forças de Nabucodonosor destruíram totalmente a cidade e o templo, e a maioria dos sobreviventes foi transportada à Babilônia.
O ministério profético de Ezequiel ocorreu durante a hora mais tenebrosa da história do AT. Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece” era de família sacerdotal (1.3) e passou os vinte e cinco primeiros anos da sua vida em Jerusalém. Estava se preparando para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro à Babilônia em 597 a.C. Uns cinco anos mais tarde, aos trinta anos (1.2,3), Ezequiel recebeu sua chamada profética da parte de Deus, e a partir daí ministrou fielmente durante pelo menos vinte e dois anos. Ezequiel tinha uns dezessete anos quando Daniel foi deportado e, portanto, os dois eram praticamente da mesma idade. Depois da queda de Jerusalém, Ezequiel profetiza a respeito do avivamento e restauração futuros, quando, então, Deus será e dará aos seus um“ novo coração” e um “novo espírito” (cap. 36). Neste contexto surge essa visão de Ezequiel, de um exército de ossos secos que ressuscitam mediante a mensagem profética (cap. 37).
O vale de ossos secos representava a situação do povo de Deus, mas também pode representar um momento sem solução de nossas vidas, pode retratar um momento difíceis na igreja; porém Deus pode transformar um monte de ossos secos num exército forte.
O que é preciso para que Deus transforme ossos secos em um exército? Ou melhor, como situações irreversíveis, sem solução ( ossos secos) podem ser mudadas por Deus?

O que é preciso para uma situação impossível ser mudada por Deus?
1) É preciso visão espiritual .“V1 -Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,”
Deus mostra a Ezequiel algo sem sentido aos olhos humanos, tinham muitos mortos (ossos), que não tinham vida, estavam todos em Ruínas, a Glória de Deus já tinha se retirado, estavam vazios.Sem ânimo de vida podemos imaginar o profeta olhando aquele monte de ossos, e não vendo nada de bom ali. Porém ,Deus faz a pergunta:
V3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.

Embora a nossa visão física não veja nenhuma saída, nenhuma solução. Deus vem com uma pergunta que vem mexer com a visão da fé – que é a visão espiritual.
Deus pergunta: “acaso, poderão reviver estes ossos?”
· Poderá essa situação ser mudada?
· Poderá sua família ser transformada?
· Acaso PODERÁ ACONTECER UM MILAGRE?
Qual deve ser a nossa resposta?
Deve ser uma resposta por fé – fé é a visão espiritual.
Hb11.1
11.1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Embora humanamente não vejamos nada mais do que ossos secos, pela fé vemos o milagre.


2) É preciso profetizar (V.4)
Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.”

Deus manda Ezequiel dar uma palavra profética aos ossos secos.

v.5e6:
5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR.
Ossos não têm vida, mas diante da palavra do Senhor até ossos podem reviver.
Profetizar é declarar a palavra do Senhor. E há momentos em nossas vidas diante das impossibilidades que as palavras pronunciadas por nós, não devem ser de frustração, ou de medo, mas sim o que diz a palavra do Senhor.
· Diante da ansiedade e medo do futuro devemos declarar, como por exemplo, o Sl 23.1:”O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” . E também:
· Fl 4.6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
· Diante do medo devemos declarar:
Is 41.10 "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. "
E, ainda:
Is 41.13 "Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo."· Diante de ameaças - Rm 8.31
· "Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós"· Diante das batalhas - Rm 8.37
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Então você pode olhar pra situação e declarar em oração a palavra do Senhor referente a situação, e você receberá o cumprimento da palavra do Senhor.
· Então você pode olhar pra situação e declarar em oração a palavra do Senhor referente a situação, e você receberá o cumprimento da palavra do Senhor.

3) É preciso Obediência (v7,10)

7 " Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso."
10 " Profetizei como ele me ordenara ... "

Ezequiel toma uma atitude correta, obedecer o que Deus lhe falou, de nada adianta apenas ouvirmos o que a Bíblia diz a respeito de nossos problemas, ou situações impossíveis, mas as coisas se resolvem quando nós obedecemos a palavra do Senhor.
Dt 28.1 e 2:
28.1 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos
Se você obedece a Palavra do Senhor, você não vai correr atrás das bênçãos,mas elas correrão atrás de você.
Se sua situação impossível for um emprego – e você obedece a Deus o emprego virá até você.
Se sua situação impossível for uma necessidade- a provisão virá até você.
E assim por diante.
Mt 6.33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
4) É preciso o poder de Deus (v10)
“10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.”
Deus revela-se a Ezequiel poderoso para restaurar a fé de seu povo. Pois seu poder demonstrou-se trazendo vida aos ossos.
Não haviam esperança pois estavam mortos precisava de uma visitação do poder de Deus, precisava da dinâmica do Espírito. Se queremos nestes últimos dias um grande despertamento Espiritual no meio da igreja do Senhor, devemos buscar o seu poder.
E o impossível só será mudado diante do Deus do impossível. - Jr 32.27 " Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?"
Is43.13 "Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

Cremos que não há impossíveis para Deus.
Mudando situações impossíveis! Mudando situações impossíveis! Reviewed by Redação on outubro 09, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.