Pagar o preço


O preço de uma bênção!
Js 3.1-17
Se você tivesse que pagar para ser feliz, quanto pagaria?
Há pessoas que gastam muito dinheiro, e se esforçam muito, achando que serão felizes, com o dinheiro que tem, com as coisas que podem comprar, como se de alguma forma isso fosse lhes satisfazer.
Graças a Deus não podemos comprar a felicidade, assim como também não podemos, com nosso dinheiro, comprar as bênçãos de Deus. Deus não está interessado nisso.
Porém, ainda existe um preço a ser pago, para receber as bênçãos de Deus, não é uma compra , não é uma troca, nem uma barganha. Você não chega na loja de Deus, e diz que quer 50r$ de felicidade.
Mas, se existe um preço, qual seria ele?
O povo de Israel, após quarenta anos de peregrinação no deserto (uma geração) o povo que estava com Josué, filho do povo que andou com Moisés, estão no limite da terra prometida, prontos para entrar no lugar que Deus lhes havia preparado. E chegaram ao rio Jordão.
Para conquistar as cidades adiante, a terra prometida, o povo, mais de 2 milhões de pessoas, teria que passar o Jordão. Mas, o rio estava cheio v.15 diz:” 15 e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega)".
A “Pequena enciclopédia de Boyer” conta que normalmente o rio “Jordão tem a profundidade de dois a quatro metros”. Porém era época de enchente.
A enchente, tomava um curso direto e com força incalculável nessa época. Mas com a ordem de Deus o povo avançou, e quando os pés dos sacerdotes molharam as águas que vinham de cima levantaram-se num montão até a cidade de Adã. E mais uma vez, assim como no mar Vermelho, Israel passou a pé enxuto.
Mas para que essa ação milagrosa de Deus acontecesse, o povo de Israel teve que tomar atitudes espirituais, pois são nessas atitudes que recebemos o milagre, essas atitudes foram o preço pago para receber a bênção do Senhor.Se queremos ser abençoados, e felizes, temos que pagar um preço, que não é dinheiro.

O que é preciso para sermos abençoados:
1) Para sermos abençoados é preciso: o preço da preparação (v.5)
5 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.
Santificai-vos – Para Israel ver as bênçãos de Deus deveria santificar-se. Deixar os pecados e preparar-se para ver as bênçãos de Deus. Este era opreço exigido pelo Senhor naquela hora, e também é nas nossas vidas.
1Sm 7.3-4
3 Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 4 Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.
Os Israelitas estavam em uma situação de pecado, corrupção no sacerdócio de Eli e seus filhos, idolatria aos baalins e astarotes. E por causa disso, os filisteus, inimigos do povo, tomaram a arca da aliança. Agora Samuel era o sacerdote, e o povo de Israel lamentava que a arca estava fora de Israel há vinte anos- era a arca símbolo da Presença de Deus, e deveria ficar no Santo dos Santos, no lugar mais sagrado, do tabernáculo. Então Samuel chama o povo á santificação: “tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.
Depois que jogaram seus ídolos fora puderam vencer os filisteus. Você só terá vitória, quando jogar os ídolos fora da sua vida. Ídolo é aquilo que é abominável ao SENHOR. Aquilo que você confia mais do que em Deus. “Imagens, objetos de feitiçaria, amuletos ,cartas, e não só isso, mas aquilo que não edifica mas destrói.”
1 Sm 7.5-10: “ Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR. 6 Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa. 7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. 8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu. 10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
Quando santificaram-se obtiveram o favor de Deus, e Deus trovejou e com grande Barulho espantou os inimigos.
A bíblia diz que o diabo é nosso adveersário. Só podemos ser vitoriosos sobre ele, e recebermos a bênção da vitória, com santificação.
2º Para sermos abençoados é preciso: O preço da obediência (Js 3.6) . 6 “E também falou aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca da Aliança e foram andando adiante do povo. “
Quando Israel marchava, a arcada aliança ia na frente, era a presença de Deus na frente da caminhada.
O Senhor através de Josué mandou levantar a arca da aliança e passar adiante do povo, e eles obedeceram.
Devemos obedecer a Deus e colocá-lo adiante de tudo. E sermos guiados por Ele, e por sua vontade.
Você tem que colocar Deus adiante da sua vida.
É ele que tem que guiar, é ele que tem que governar, não é você. Não adianta querer viver a minha vontade, sem me importar com a vontade dele. Sua presença tem que estar adiante.
Quantas vezes temos nossas vontades, planos, desejos e queremos que eles sejam cumpridos, sem nos importarmos se é essa a vontade de Deus ou não.
Ec.7. 29: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias”.
Na NVI diz: “muitas intrigas”
Quando seguimos nossas próprias mentes e não a mente de Deus. Nos metemos em muitas “intrigas”, “complicações” ,”astucias”. Por isso a vontade de Deus, sua presença, e minha obediência tem que estar em 1º Lugar. Esse é o preço da bênção. È isso que nos leva a atravessar o Jordão.
3o ) Para sermos abençoados é preciso: O preço da fé (v.13)13 porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão.
Sem fé é impossível agradar a Deus.
Era a ordem de Deus que os pés dos sacerdotes pousassem nas águas do rio Jordão, então as águas parariam para o povo passar.
Primeiro é necessário pisar nas águas, e depois o milagre acontece e as águas param. Isso é agir por fé, “não nenhuma condição favorável, mas devo prosseguir fazendo a obra de Deus.” E Deus dará jeito nas condições contrárias.
As vezes, queremos ao contrário, primeiro que as águas parem para depois prosseguirmos, mas a atitude de fé que traz a bênção de Deus é: priemiro eu não me importo com os problemas, pois confio em Deus e depois os problemas vão embora, pois confio em Deus.
Pr. Messias Anacleto Rosa escreveu: “ Maravilhas, portentos, coisas grandes e firmes muitas vezes não acontecem no meio do povo de Deus por causa da nossa incredulidade, a nossa falta de fé no Deus vivo poderoso e atuante”.
Quem sabe existe um Jordão na sua frente (problemas, lutas, dificuldades) tome uma decisão:”Hoje vou enfrentar” e vá que a palavra de Deus está com você e as águas se amontoarão. Pague o preço da fé.
4º ) Para sermos abençoados é preciso:O preço da perseverança (v.17)
17 Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.
Os sacerdotes que levavam a Arca pararam firmes no meio do Jordão, enquanto o povo de Israel passou, firmeza que exigiu coragem : as águas estavam acima. Firmeza que exigiu força : a arca era pesada, firmeza que levava a acreditar que Deus sustentaria as águas até o povo passar. Essa firmeza chama-se perseverança.
Quando buscamos uma bênção precisamos ser perseverantes.
É hora de você perseverar, buscar o propósito de Deus, não desistir, por mais que sejam duros os ataques de Satanás contra voc~e, fique firme, não desista, Deus está com você.
Conclusão
Deus quer te abençoar.
E você já descobriu o preço? Não é dinheiro, nem sacrifício, nem penitência.
O que é preciso para sermos abençoados:
1 - Para sermos abençoados é preciso: o preço da preparação (v.5)
2- Para sermos abençoados é preciso: O preço da obediência (Js 3.6) .
3- Para sermos abençoados é preciso: O preço da fé (v.13)
4- Para sermos abençoados é preciso:O preço da perseverança (v.17)
Pagar o preço Pagar o preço Reviewed by Redação on junho 17, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.