A oração que remove montes

A oração que remove montes
Mc 11.20-26.
20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. 22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. 25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]
Conta uma ilustração, bem conhecida que: “ Certo homem tendo lido na Bíblia o que Jesus disse, “que se tivermos fé podemos transportar montes”, resolveu provar isso na prática, e colocou-se a orar por um grande monte que ficava próximo à sua casa, e dizia: “Senhor mude este monte daqui para lá, Senhor mude este monte daqui para lá”, e gritava, clamava ,chorava, e assim ficou repetidas vezes, o dia todo. No outro dia, olhou pela janela da sua casa, e o monte, estava lá ainda, no mesmo lugar. Então disse para sua esposa: “ – Eu sabia que não iria sair dali mesmo”.
Não queremos discutir aqui se ele fez certo de orar pelo monte ou não, mas através desta ilustração quero enfocar um exemplo de falta de fé. Ele orou para que o monte se movesse, mas não acreditava na oração que estava fazendo. Ao mesmo tempo em que orou, duvidou.
Essa ilustração reflete algumas vezes, nossas orações, oramos, choramos, clamamos, mas no íntimo duvidamos; diante das imensas montanhas de problemas que estão a nossa frente.
É preciso lembrarmos a carta aos hebreus cap.11 vers.1
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
E no mesmo capitulo o versículo seis.
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
A oração é o ato mais comum da fé cristã. É Simplesmente falar com Deus . Para orar, não precisamos de estudo, sabedoria, nem sabermos fazer um bom discurso, somente precisamos de um coração sincero, disposto e cheio de fé. E sem dúvida queremos alcançar grandes coisas através da oração.
Neste texto, Jesus fala de oração, ele havia chegado em Jerusalém, havia ido até Betânia (conforme cap.11 vers.12-14),e quando voltavam Jesus teve fome e aproximando-se de uma figueira, viu que essa não tinha fruto e ordenou que a figueira não produzisse mais. Na seqüência da história, vemos que Jesus expulsou os mercadores do templo, e após isso, Pedro lembrou que a figueira tinha secado, e falou isso a Jesus no vers.21 ” Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. . Então Jesus os ensinou sobre fé. Jesus disse no vers.22” Tende fé em Deus; “ .
Também, ensinou que o perdão é necessário na oração, e assim que o perdão de Deus para conosco, depende primeiramente, do nosso perdão para com o próximo. Conforme vers. 25 e 26:” E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]”
Jesus falou de uma fé que remove montes, no versículo 23:” porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” Jesus não falou propriamente de um monte, ele não teria o porque de nos ensinar a modificar a topografia da terra, não é esse o seu ensino. A ênfase, não é sobre o monte que é movido, mas sim, sobre a força da fé na oração.
Como é essa oração que remove montes?
1)A oração que remove montes é a que é feita com fé.(Romanos 4.18-20).
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
O apóstolo Paulo, quando explicava a justificação pela fé , citou o exemplo da fé de Abraão. Abraão confiou no poder de Deus, e assim, ganhou a certeza de que a promessa de Deus em dar-lhe um filho, para que ele fosse pai de uma grande nação, seria cumprida.
A situação de Abraão era difícil, sua esposa era estéril e já idosa, humanamente, para eles era impossível ter um filho, mas Deus realizou um milagre, lhes dando Isaque. A oração que remove montanhas leva em si uma fé, como a de Abraão:
· Fé, que vence as perspectivas humanas. Humanamente era impossível, para Abraão e Sara terem um filho, mas tudo é possível ao que crê.
· Fé ,que fortalece.o vers.20 diz:” não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
· Fé ,que nos leva à louvarmos a Deus em todas as situações. No vers. 20 ainda diz:” pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
· Fé, é que nos leva a crer antes de recebermos Mt21.22” 22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”
· Fé, que nos leva a conhecer o caráter, o amor e a grandiosidade de Deus.
Abraão teve esse tipo de fé, ele creu em Deus apesar das montanhas de impossibilidades, manteve seus olhos em Deus e não olhou para as suas fraquezas, idéias, ou sentimentos.
Deus, propõe ministérios (serviços) diante de nós, as vezes nos dizemos incapazes de realizar algo para o SENHOR, mas o Senhor quer remover as montanhas de impossibilidades, para que seja você uma bênção. “ sê tu uma bênção”.
2) A oração que remove montes é a que coopera com a obra de Deus. (Efésios cap.6:18-19).
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,”
Paulo ao escrever aos efésios, disse que é importante estarem todos preparados na vida espiritual, porque ela apresenta lutas, dificuldades, guerras. Pois Satanás, apesar de derrotado, tenta nos afastar da obra de Deus e da pregação do evangelho.
Nos versículos lidos o tema da “batalha espiritual” termina com uma convocação urgente de oração militante em favor de todos os crentes e em favor do ministério de Paulo. É esta a oração que remove montanhas, a oração intercessora pela obra de Deus .
· Orarmos em meio a guerra espiritual;
· Orarmos por todos os irmãos da igreja (sem discriminação ou acepção)” por todos os santos”.(19).
· Orarmos pelos novos na fé;
· Orarmos pelos missionários
· Orarmos pelos pastores , como está no versículo 19 “ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,”
Quando estamos nos interessando pela obra de Deus, Deus está se interessando pelas nossas montanhas. Conforme Mateus cap.6 vers.33:” buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Muitas vezes, oramos e não vemos as montanhas sendo removidas por Deus das nossas vidas, porque estamos tão preocupados com nossas montanhas, e mui pouco preocupados com o reino e obra de Deus. Oramos tanto, por nós mesmos, e oramos tão pouco pelo evangelho e pela igreja. Pensamos em nós mesmos, e esquecemos do desejo de Deus para esta terra.
3) A oração que remove montes é a que examina o coração. (I João 1.9 e Tiago 1.6-7).
1 Jo 1.9” Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Tiago 1.6e7:” Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;”
A incredulidade e o medo de confiar em Deus, constituem-se em pecados. Se você tem em seu coração, a montanha da incredulidade ou da duvida, primeiro tem que removê-la. Confesse sinceramente a Deus e ele limpará toda a incredulidade do seu coração pelo sangue do Senhor Jesus. O ato de orar, também incluí a confissão dos pecados, e o pedido do perdão. E nesta oração que examina o coração removendo as montanhas, deve estar o que está escrito no Salmo 139.23 e 24” 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
4) A oração que remove montes é a que expressa sinceridade (Mateus 18. 1-5).
Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? 2 E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.
O texto lido não trata especificamente de oração, mas uma atitude de vida cristã que deve ser continua, principalmente, quando falamos de oração: a sinceridade.
Os discípulos perguntaram a Jesus quem deles seria o maior no reino dos céus. Queriam saber qual deles era o mais importante:” Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?”
A pergunta feita por eles reflete a soberba de seus corações, e Jesus demonstra que eles ainda precisavam de conversão, tornarem-se como crianças.
Uma criancinha é soberba? Não.
Qual é a maior qualidade de uma criança? Sinceridade. Se você está feio, a criança diz:”Tio, como você é feio”. Ou se ela gosta de você, ela se apega contigo.
Nas nossas orações, a grande virtude que precisamos é justamente sinceridade .Deus nos conhece como somos, e o que estamos passando. Não precisamos de rodeios, ou floreados em nossas orações, basta contarmos a Deus, o que realmente se passa conosco.
Conclusão.
Algumas vezes, nossas orações, oramos, choramos, clamamos, mas no íntimo duvidamos; diante das imensas montanhas de problemas que estão a nossa frente.
A oração é o ato mais comum da fé cristã. É Simplesmente falar com Deus . Para orar, não precisamos de estudo, sabedoria, nem sabermos fazer um bom discurso, somente precisamos de um coração sincero, disposto e cheio de fé. E sem dúvida queremos alcançar grandes coisas através da oração.
Neste texto, Jesus fala de oração, Jesus falou de uma fé que remove montes, nos versículos 23e 24:” porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
Como é essa oração que remove montes?
1)A oração que remove montes é a que é feita com fé.
2) A oração que remove montes é a que coopera com a obra de Deus.
3) A oração que remove montes é a que examina o coração.
4) A oração que remove montes é a que expressa sinceridade.

Que Deus nos abençoe.
Welinton
A oração que remove montes A oração que remove montes Reviewed by Redação on maio 16, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.