Uma palavra para os jovens

Josias, uma vida de persistência por amor
2 Cr. 34:1-8 e 14,15 depois 29-31

1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. 2 Fez o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. 3 Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição. 4 Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado. 5 Os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares e purificou a Judá e a Jerusalém. 6 O mesmo fez nas cidades de Manassés, de Efraim e de Simeão, até Naftali, por todos os lados no meio das suas ruínas. 7 Tendo derribado os altares, os postes-ídolos e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todos os altares do incenso em toda a terra de Israel, então, voltou para Jerusalém. 8 No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a Casa do SENHOR, seu Deus.
14-16 - 14 Quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à Casa do SENHOR, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do SENHOR, dada por intermédio de Moisés. 15 Então, disse Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR. 16 Hilquias entregou o livro a Safã. Então, Safã levou o livro ao rei e lhe deu relatório, dizendo: Tudo quanto se encomendou a teus servos, eles o fazem
29-31 - 29 Então, deu ordem o rei, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram. 30 O rei subiu à Casa do SENHOR, e todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR. 31 O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro.

Você já pensou em escrever a bíblia toda a mão? ( a caneta?)
Um homem que viveu antes de Martinho Lutero, antes da reforma teve essa idéia, seu nome era John Wycliffe, no seu tempo apenas os padres podiam ler a bíblia, e ela estava taduzida apenas para o latim.
Wycliffe trabalhou duro para dar para ao mundo uma tradução inglesa da Bíblia. Ele quis uma Bíblia que qualquer um pudesse ler, não só os padres. Foi declarado um bandido e um herege por causa dos seus esforços. Os seus inimigos não fizeram nenhum segredo do fato que buscavam matá-lo, e Wycliffe teve que terminar o seu trabalho se escondendo. Quando terminou, não havia como imprimir, assim cada cópia teve que ser feita à mão. Era um projeto lento e caro. Então, em menos de dois anos depois, a primeira cópia foi completa, Wycliffe morreu. Anos depois ele continuava sendo odiado e seus inimigos desenterraram os seus ossos, e os queimaram, suas cinzas foram espalhadas no Rio de Thames. Hoje, nós somos os ceifeiros da colheita de Wycliffe; depois disso Martinho Lutero teve a mesma atitude traduzindo a bíblia para o Alemão Nós temos a Bíblia em nossas mãos porque eles não desistiram em face a oposição e ao desânimo. Nem tudo o que vamos fazer é fácil, mas temos que fazer o que Deus nos confiou a fazer.
E por isso, é preciso algo que chamamos de persistência. Persistir é não desistir.
Só que persistimos somente naquilo que gostamos. Só há persistência em uma causa que amamos.
Foi assim na vida do rei Josias. Vr 1 e 2: “1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém.
2 Fez o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.”
Josias começou a reinar em Jerusalém com 8 anos de idade, e reinou até o fim de sua vida, quando foi morto em combate. Em nenhum momento desistiu de seu reinado, mesmo sendo uma criança. E durante seu reinado ele traçou um objetivo importante, pelo qual ele lutou toda a sua vida. Vrs. 3 “Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição”.
Se ele começou a reinar com oito anos, no oitavo ano do seu reinado ele era um adolescente, e na adolescência começou a buscar ao Deus de Davi, com 16 anos de idade, mas ele não desistiu, diz aqui no décimo segundo ano começou a purificar juda e Jerusalém, com 20 anos; o adolescente de 16, agora tinha 20 anos e não desistiu de seu propósito.vr 8 8 No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a Casa do SENHOR, seu Deus.
No décimo oitavo ano de reinado , com 26 anos, ele ainda estava persistindo e resolveu reformar o templo de Deus que estava abandonado.
Josias era um adolescente com um propósito, quando se tornou jovem, não desistiu de seus propósitos. Pois seus propósitos não eram dele, mas eram de Deus na vida dele. Há jovens que quando na adolescência, tinham propósitos de servir a Deus, mas quando chegam na juventude, e na vida adulta desistem dos propósitos de Deus, e vão buscar seus próprios propósitos, e acabam caindo no que chamamos de “mundão”.
Mas Josias deu um exemplo que devemos seguir, um exemplo de persistência por amor a Deus.
Vemos na vida de Josias três lições para nossas vidas:
1-Josias persistiu por amor a Santidade (v.3 e v 7)

3 Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.
v.7-Tendo derribado os altares, os postes-ídolos e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todos os altares do incenso em toda a terra de Israel, então, voltou para Jerusalém.
Josias teve uma das atitudes mais corretas entre os reis de Jerusalém e Judá, retirar a idolatria do meio do povo, pois entendia que aquele povo pertencia ao Senhor Deus. E que o Senhor detesta a idolatria. E vemos que só depois que destruiu todo objeto de idolatria é que voltou para a sua casa,para Jerusalém ( vrs. 7).
Deve haver em nós persistência por querermos uma vida de santidade.
2-Josias persistiu por amor a casa de Deus (v.8)
. 8 No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a Casa do SENHOR, seu Deus.
Josias não se contentou em tirar a idolatria do meio do povo. Ele tinha amor também pela casa de Deus que estava em ruínas e mandou com que reformassem a casa de Deus
Você tem amor pela casa de Deus?
Você persiste em freqüentar a casa de Deus?
Você gosta dos cultos, das reuniões, do lugar?
Tem prazer em estar na casa de Deus?
Isso, é uma atitude de amor, pois muitos jovens tem trocado a casa de deus, pelas boates e bares.
3-Josias persistiu por amor a palavra de Deus (v.14)
14 Quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à Casa do SENHOR, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do SENHOR, dada por intermédio de Moisés.
As coisas estavam tão ruins em Israel, Jerusalém e Judá que o templo estava em ruínas e a palavra de Deus, o livro da lei do Senhor ( Torá) (Gênesis – Deuteronômio, )estava perdido. Mas agora havia sido encontrado
(v.29-31)
29 Então, deu ordem o rei, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram. 30 O rei subiu à Casa do SENHOR, e todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR. 31 O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus
Josias restaurou em seu povo a aliança com a palavra do Senhor
Há muitos jovens que não tem persistido no amor a santidade, no amor a casa de Deus e nem sequer no amor a palavra de Deus. Basta perguntar aonde está a bíblia do irmão, as vezes ela está lá no meio de revistas, ou empoeirada em alguma canto atrás dos livros. E a pessoa não vive a bênção do Senhor. Pois não perseverou.

Conclusão
Wycliffe trabalhou duro para dar para ao mundo uma tradução inglesa da Bíblia. Ele quis uma Bíblia que qualquer um pudesse ler, ele persistiu em seu propósito de levar a palavra de Deus.
Josias começou a reinar em Jerusalém com 8 anos de idade, e reinou até o fim de sua vida, quando foi morto em combate. Em nenhum momento desistiu de seu reinado, mesmo sendo uma criança. E durante seu reinado ele traçou um objetivo importante, pelo qual ele lutou toda a sua vida: buscar ao Senhor.
Vemos na vida de Josias três lições para nossas vidas:
Ele:
• persistiu por amor a Santidade
• persistiu por amor a casa de Deus
• persistiu por amor a palavra de Deus.
Que aprendamos a arte de persistir sempre na vontade de DEUS.
Welinton

Uma palavra para os jovens Uma palavra para os jovens Reviewed by Redação on abril 23, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.