Um novo tempo para a igreja e para o Brasil


Is 62.1-5

1 Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. 2 As nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e serás chamada por um nome novo, que a boca do SENHOR designará.
3 Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus. 4 Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará.
5 Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus.
6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis,
7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.
8 Jurou o SENHOR pela sua mão direita e pelo seu braço poderoso: Nunca mais darei o teu cereal por sustento aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu vinho, fruto de tuas fadigas.
9 Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao SENHOR; e os que o recolherem beberão nos átrios do meu santuário.
10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos.
11 Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão.
12 Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.

"Nunca mais te chamarão: "Desamparada", nem a tua terra se denominará jamais: "Assolada"; mas chamar-te-ão: "O meu prazer está nela", e à tua terra: "A casada"; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará. Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus."
V 4 e 5
         Qual é a nossa perspectiva em relação aos acontecimentos futuros de nosso pais? Muitas vezes desastrosas, porque achamos que a corrupção e as questões politicas tendem a piorar. Mas, será que isso não será mudado por Deus? O fato é, que nós muitas vezes como brasileiros estamos desanimados com nossa nação, enquanto outros de fora do país estão orando por nós, para que haja em nosso país um novo momento. A questão, ainda mais difícil, é que nossa tendência como igreja é desanimarmos também, tomamos as dificuldades do mundo e as tribulações da vida pra dentro de nossa vida como igreja, e vamos aos poucos caindo em uma religiosidade, onde não vemos que existe esperança de mudança, e acabamos por ser uma igreja que não evangeliza, que não ora e que não cresce, caímos no desanimo.
A MUDANÇA COMEÇA EM NÓS, A MUDANÇA COMEÇA NA IGREJA.
         Cremos que haverá sim uma mudança na nação brasileira, mas essa mudança não virá com as próximas eleições, cremos que a mudança que virá, será fruto de uma nova época onde a igreja acordará e alcançará, com o evangelho, nossa nação. Então a mudança do país não depende exatamente da politica, mas de Deus. 2 Cr 7.14” Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seu maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e sararei a sua terra.” E Deus agirá conforme o posicionamento que sua igreja tomar.
- Tem surgido então em nosso tempo, Movimentos de 21 dias de jejum e oração pelo avivamento brasileiro. Em Maringá está sendo preparado uma casa de oração 24h todos os dias para interceder pelo país, assim como existem algumas já espalhadas pelo nosso país.
         Há esperança para a igreja e há esperança para nossa nação, bem como há esperança para sua família e há esperança pra você.
Lemos hoje uma profecia de Isaías.
Apesar, de ser um profeta que se aplica a profetizar na parte Sul de Israel, como está no cap 1v 1 Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá”; Isaias profetizou no período mais crucial da história de Judá e Israel. Ambos os reinos do Norte e do Sul haviam experimentado cerca de meio século de poder e prosperidade crescentes. Porém, Israel, governado por Jeroboão e outros seis reis de menor importância, tinha caído ao culto pagão; Judá, sob Uzias, Jotão e Ezequias, manteve uma conformidade exterior à ortodoxia, mas, gradualmente, caiu num sério declínio moral e espiritual (3.8-26), vejamos alguns exemplos:
·        Lugares secretos de culto pagãos eram tolerados;
·        O rico oprimia o pobre;
·        As mulheres negligenciavam suas famílias na busca do prazer carnal;
·        Muitos dos sacerdotes e profetas tornaram-se bêbados que queriam agradar os homens (5.7-12,18-23; 22.12-14).
·        Estava claro para Isaías que a aliança registrada por Moisés nos mandamentos, havia sido tão inteiramente violada, que o cativeiro e o julgamento eram inevitáveis para Judá, assim como o era para Israel.
·        Então, em Isaías vemos referencias ao exílio de Jerusalém, uma delas podemos ver claramente : Is 5.13:” Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.
·        Então, toda essa idolatria levou o Senhor a trazer o império babilônico sobre o povo de Judá (tribos: Benjamim, Juda e Simeão) e posteriormente o império da Assíria veio sobre os restante de Israel (Efraim, Dã, Manassés, Isaacar, Zabulon, Naftali, Aser, Gad e Ruben.).
·        Apesar do restante de Israel ser dissipado, e outros povos serem colocados no Norte pela Assíria , o povo de Judá recebeu promessas de restauração, e depois de 70 anos retornaram do exílio. Então em Isaías temos essas promessas, bem como nos demais profetas, essas promessas que temos em Isaías referem-se também ao reino milenar de Cristo, que ocorrerá após o arrebatamento, e após o reinado da besta que são os sete anos de tribulação.
·        As profecias bíblicas têm 4 aplicações: 1º-  o próprio tempo que a profecia foi dada, os acontecimentos físicos que se deram como cumprimento temporal da profecia ,( o que aconteceu naquela época).2º O tempo de Jesus na terra- porque grande parte das profecias se referiam ao nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus,3º  O nosso tempo, porque toda a palavra de Deus é útil também para o nosso tempo, é a causa de ela ter sido registrada. 4º o tempo futuro – grande parte das profecias tem seu total cumprimento no retorno de Cristo.
É interessante que o texto que lemos hoje fala, do tempo de Jerusalém, seu exílio e restauração, é uma mensagem de restauração- o povo iria ao cativeiro, mas depois voltaria pra viver um tempo de restauração. O texto, fala do tempo do milênio de Cristo na terra, quando reinará por 1000 anos em Jerusalém,  fala da Nova Jerusalém que é o céu eterno, (v,2), nesse tempo todas as nações serão dirigidas através de Jerusalém, onde estará o Messias v,2 e 3 - . 2 As nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e serás chamada por um nome novo, que a boca do SENHOR designará.
3 Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus. Mas o texto também refere-se a igreja de Jesus, como a noiva, a comparando a Jerusalém e chama a igreja para cumprir sua pregação  aos povos para que conheçam a Deus.
Is 62.10-12 “10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos. 11 Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão. 12 Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.”
         Então , essa não é uma profecia só para Jerusalém, ou só para o milênio essa é uma profecia para a igreja também. Cremos na restauração da igreja, cremos no avivamento, cremos num tempo de restauração que precede o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus.

Quais são as características de novo tempo?
1º ) É um tempo onde a humilhação será retirada, dando lugar ao prazer de Deus.(v.4)
Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará. “
         Hefzibá – é a expressão hebraica traduzida por minha Delícia.
        Deus, apesar de permitir o cativeiro, olha para Jerusalém com amor, e promete ao seu povo, um tempo que eles não viveriam trazendo desgosto ao Senhor, mas trariam alegria e prazer a Deus, ao ponto do Senhor olhar para eles e dizer: “ Vocês são minha delícia, eu tenho prazer em vocês”. Ele quer olhar para a sua igreja e dizer :  “ Vocês são minha delícia, eu tenho prazer em vocês”. Deus não quer olhar para a igreja e dizer que a igreja lhe traz amargura.
         Também Deus quer olhar pra sua família e dizer : “ Vocês são minha delícia, eu tenho prazer em vocês”.
         Jerusalém estava na humilhação, por haver desagradado a Deus com seus pecados e idolatria. Tantas vezes estamos na humilhação, porque não temos dado alegrias a Deus. Mas, a palavra de Deus, está nos dando uma esperança, uma esperança de restauração, está proclamando hoje um tempo que Deus olhará para nós e dirá: Hefzibá- Minha delícia.
         É chegado o tempo de vivermos para agradar ao Senhor e não a nós mesmos, é chegado o tempo de vivermos para sermos a delícia do Senhor e não a delicia do diabo. E é chegado o tempo de nos posicionarmos de maneira diferente, de maneira em que não temos nossa delícia no pecado, mas termos Deus também como nossa Delícia. E com certeza quando tivermos prazer em Deus, ele terá prazer em nós.
A palavra compraz, ou se compraz , significa ter prazer, deleitar-se, veja alguns textos:
Salmos

35.27 Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!
37.23 O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz;
111.2 Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem.
112.1 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.
          Deus quer tirar a humilhação de sua vida e substitui-la pelo prazer dele em você.

2º ) É um tempo onde o crescimento numérico vem, acompanhado de aliança(v.5)
5 Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus.
         O retorno dos filhos de Jerusalém a cidade, é comprado a um casamento, onde o jovem desposa a donzela. ” Assim teus filhos desposarão a ti”.
         A questão aqui, não o ato do casamento, mas o que ele representa. O casamento é uma aliança indissolúvel, embora o mundo ensine ao contrário. Da mesma forma, os filhos de Jerusalém voltariam a Jerusalém , como num casamento, em uma aliança indissolúvel. Deus estava dizendo que os habitantes de Jerusalém voltariam para a cidade, voltando do cativeiro da babilônia, como num casamento, para nunca mais se separarem de Jerusalém, em uma aliança de permanecer. A questão é que o retorno do povo do exílio traria a segurança de que eles não voltariam mais para lá. Essa é uma profecia com um forte cumprimento também no milênio de Cristo.
         Quem se casa e depois arruma um motivo para se divorciar, não entendeu a aliança que fez.  Mas, podemos falar dessa aliança matrimonial em relação a igreja – Deus proclama um tempo em que as pessoas voltariam para igreja em uma aliança, para não mais se afastar dela, não mais se afastar do povo de Deus, não voltariam para cá e depois sairiam, mas voltariam com aliança, com compromisso.
         A grande questão de pessoas que professam sua fé, são batizadas e tomam a ceia do Senhor e depois saem da igreja e vão para o pecado, é que elas não entenderam que fizeram uma aliança com o Senhor. A aliança que fizeram não está em seus corações, por isso, não estão casados com o Senhor, não estão comprometidos com a igreja, não estão aliançados. E devido a essa falta de aliança, tantas vezes as igrejas tem perdido o seu crescimento. Mas o avivamento que Deus está propondo em Isaías 62, não é um inchaço na igreja, mas um grande crescimento com aliança, não aliança mundana que se dissolve na primeira dificuldade, mas uma aliança permanente e eterna , onde a pessoa que se alia, não deixará a casa do seu Senhor nunca mais, mas será fiel até a morte recebendo a coroa da vida.
Jeremias 32: 36-41:
Agora, pois, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca desta cidade, da qual vós dizeis: Já está entregue nas mãos do rei da Babilônia, pela espada, pela fome e pela peste. 37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente.
38 Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.
40 Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
41 Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.


Agora, pois, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca desta IGREJA, da qual vós dizeis: Já está entregue nas mãos do rei da Babilônia, pela espada, pela fome e pela peste.
.37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente.
38 Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
39 Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.
40 Farei com VCS aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. 41 Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta IGREJA, de todo o meu coração e de toda a minha alma.
É um tempo onde o crescimento numérico vem, acompanhado de aliança(v.5)
É UM TEMPO DE VOCÊ E SUA FAMÍLIA ENTRAREM  EM ALIANÇA DE BUSCAR O SENHOR.

3º ) É um tempo onde as pessoas procurarão Jerusalém, para habitar nela. (v.12)
12 Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.


         Jerusalém estava destruída e desabitada, e Deus promete que os povos chamariam Jerusalém, de povo Santo, Remidos, Procurada e não deserta.
         Deus promete que a cidade de Jerusalém seria chamada de procurada. Essa é uma profecia para a igreja, a igreja é o povo Santo, conforme 1 PE 2.9, a igreja é remida ( comprada na cruz) e a igreja é procurada por pessoas que nela estarão servindo a Deus, nela estarão habitando.
         Vamos ver alguns versículos:
At 2.47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Jl 2 .28,29 e 32
28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. 32E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

          A segunda parte da profecia de Joel 2, refere-se ao tempo do fim, e o texto diz  virá um tempo,  e é esse, que todo o que invocar o nome do Senhor será Salvo. O tempo do grande e ultimo avivamento.
Isaías 54, 1 a 3:
54.1 Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o SENHOR. .2 Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. 3 Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.

         A estéril aqui é Jerusalém, a palavra de Deus sairia dos limites Judeus através  de Jesus, e seria ( é ) acrescentado ao povo de Deus todo aquele que nele crê. Essa profecia é para igreja.
Conclusão
Há esperança para a igreja e há esperança para nossa nação, bem como há esperança para sua família e há esperança pra você. Essa não é uma profecia só para Jerusalém, ou só para o milênio essa é uma profecia para a igreja também. Cremos na restauração da igreja, cremos no avivamento, cremos num tempo de restauração que precede o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus.

         Quais são as características de novo tempo?
1º ) É um tempo onde a humilhação será retirada, dando lugar ao prazer de Deus.(v.4)
4 Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará.
2º ) É um tempo onde o crescimento numérico vem, acompanhado de aliança(v.5)
5 Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus.
Jeremias 32.40: 40 Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
3º ) É um tempo onde as pessoas procurarão Jerusalém, para habitar nela. (v.12)
12 Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.
 Jerusalém de Deus no Brasil: Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações. – Is 45.3
Salmos 2.8 “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão”.

Profetizamos um novo tempo para a Jerusalém de Deus!

Um novo tempo para a igreja e para o Brasil Um novo tempo para a igreja e para o Brasil Reviewed by Redação on agosto 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.