Melquisedeque - Duas alianças, dois reis.



" Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.
15 E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.16 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. 17 Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.
18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
21 Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo. 22 Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,
23 e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
24 nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão."
(Gênesis 14.14-24). 

         Jesus declarou Mt 6.24:”  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
         Um dos grandes males na vida do ser humano é deixar de ter as riquezas, ou o dinheiro, como uma dadiva de Deus e torna-los um deus , tornando-se servo das riquezas ou do dinheiro em vez de senhor sobre os mesmos. É aí que surge o perigo, onde muitas pessoas fazem alianças erradas para satisfazer a sede pelo dinheiro. Aí que entram os perigos, como o abuso de poder, a corrupção na politica, a fraude e muitos outros.
         Abrão foi um homem rico, Deus o tornou num grande fazendeiro, mas sua aliança foi feita com Deus e não com os bens que possuíra.
         O texto lido hoje está inserido no contexto o resgate de Ló, o sobrinho de Abrão que fora criado por ele.
         Aconteceu que certa fez, o coração de Ló foi inflamado pela sua prosperidade e desviou-se de Abraão. Ló era sobrinho de Abrão, filho do falecido irmão de Abrão Harã, e vivia com Abrão e Sara como se fosse um filho. Mas um dia Ló prosperou dentro das terras de Abraão, Gn 13.5-13:” Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.
6 E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro.
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.
8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.
.9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.
10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR.
         Aparentemente Ló escolheu das terras de Abrão, a melhor parte para si, mas aconteceu que escolheu a cidade de Sodoma para morar. Tal cidade, mais tarde, foi destruída por Deus juntamente com Gomorra, por causa de sua perversidade. Era uma cidade do pecado, do homossexualismo, do estupro, da violência e da maldade. E Ló escolheu habitar lá. Um dia houve uma grande guerra entre os reis da região, e os reis capturaram os habitantes de Sodoma, inclusive Ló, seus pertences e sua família, ficando tudo sob o poder de Quedolaomer, um daqueles reis.
         Abrão sabendo que seu sobrinho Ló com sua família e seus pertences estavam presos sob o poder de Quedolaomer, reuniu 318 servos seus o foi a guerra para resgatar a Ló e sua família, com os seus bens.
         Quando Abrão voltava aconteceu o que está no texto dos versículos 17-24. Surgem diante de Abrão dois reis, cada um deles queria ser senhor sobre a vida de Abrão, e cada um deles propunha uma aliança a Abrão. O primeiro deles, está no versículo 17 era o rei de Sodoma, este rei representava a sua cidade, a cidade de Sodoma era a cidade do pecado, da perversidade e da maldade. Então esse primeiro rei que surge diante de Abraão podemos chama- de rei da perversidade, ou rei de Sodoma.  Mas, o segundo rei que aparece a Abrão, está no versículo 18,  Melquisedeque. Quando olhamos no texto o que esse rei trazia na mão o relacionamos automaticamente a Jesus: “Melquisedeque Rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo”. Melquiseque era sacerdote antes de quase quinhentos anos do sacerdócio ser instituído na lei de Moisés.
         Quem era esse sacerdote?
         Quem ele representava?
           Do que ele era Rei? Diz o texto: Rei de Salém , na língua hebraica isso quer dizer Rei da Paz. Quem é o Rei da paz? Jesus. Quem manifestou-se a Abrão nesse dia? O Rei da paz.


Hb 7.1-3:
“1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, 2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.”
         Jesus , antes de se tornar homem manifestou-se várias vezes, e uma dessas manifestações foi através da figura de Melquisedeque.
         Então Abrão estava diante do rei de Sodoma, do rei da perversidade, ( que representava Satanás) e estava diante do Rei da Paz e da justiça que é o Senhor Jesus. E cada um desses reis propôs a Abrão uma aliança. E Abrão entendia que não e pode servir a dois senhores.
         Quem será o senhor sobre as nossas vidas?
      
Que aliança e que rei vamos aceitar em nossas vidas?

      1-A aliança com o rei da perversidade.


“Então, disse o rei de Sodoma a Abrão:Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo”(Gn 14.21).
         No que consiste a aliança do rei da perversidade? – Os bens valem mais que as pessoas.
         Abrão foi resgatar seu sobrinho Ló e com ele muitas pessoas, e também seus bens, e o rei da perversidade, lhe propôs a riqueza em detrimento das pessoas.
         Na aliança com o rei da perversidade, as pessoas tem maior interesse pelas riquezas do que umas pelas outras. Nessa aliança ,os bens valem mais que as pessoas, o prazer fala mais alto que a responsabilidade, asatisfação pessoal vale mais que a satisfação familiar,as  riquezas tornam-se nossos deuses, e a confiança no Deus que nos ama e abençoa fica de lado.
Abrão não aceitou essa aliança: v. 22 e 23:
. 22 Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,
23 e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

2)A aliança com o rei da paz.
 "...abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo".(Gn 14.19-20).
     Melquisedeque ( o rei da paz) trouxe a Abrão uma simbologia da aliança , o pão e o vinho. Jesus também propôs essa simbologia conosco na ceia do Senhor, quando ele parte o pão e dá do cálice a beber para seus discípulos.
Existe uma proposta para nós de nos aliançarmos com o Senhor Jesus.
         Qual foi a resposta de Abrão, que afirmou sua aliança com Deus através de Melquisedeque? V. 20 b “E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”. Antes da lei do dizimo, Abrão deu o dízimo.
           O dizimo não é apenas o cumprimento de uma regra bíblica, além de tudo, é um sinal que estamos aliados com Deus. Não é apenas dar 10¨% a igreja, não. Mas sim negarmos a aliança com o rei de Sodoma, e afirmarmos que somos aliados com Deus em tudo, inclusive nas nossas finanças. Só dizimando estaremos dizendo a Deus que o dinheiro não é o nosso senhor, mas sim o Rei de Salém, o Rei da paz é o nosso Senhor.
     Se as finanças não servirem ao reino de Deus através do alcance missionário, da ajuda ao necessitado, do sustento da igreja do Senhor estamos invertendo as prioridades e servindo mais as riquezas e deixando as pessoas a mercê da condenação do pecado, na ausência do envio missionário. “E como pregarão, se não forem enviados?” Rm 10.15.
    
Conclusão .
    Que você não faça uma aliança com o rei de Sodoma, aonde os bens valem mais que as pessoas, mas que sua Aliança seja feita com o Rei da paz, aonde seus bens são consagrados a Deus. E assim como  Abraão- “de tudo dar ao Senhor o dizimo".
Amém.


Melquisedeque - Duas alianças, dois reis. Melquisedeque - Duas alianças, dois reis. Reviewed by Redação on abril 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.