Guerreando como Benaia pelas nossas famílias



1 Cr 11.22-25

“Também Benaia , filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele doi heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve.
23 Matou também um egípcio, homem da estatura de cinco côvados; o egípcio trazia na mão uma lança como o eixo do tecelão, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança e com ela o matou.
24 Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre os primeiros três valentes.
25 Era mais nobre do que os trinta, porém aos três primeiros não chegou, e Davi o pôs sobre a sua guarda.

     Diariamente enfrentamos batalhas, e somos chamados para ser valentes em nossas guerras, mas a nossa valentia não depende  da força humana, mas do poder de Deus. Existe uma luta que todos nós devemos travar, que é a luta pelas nossas famílias, e a cada dia somos chamados a matar um leão para o bem de nossas  famílias.
Davi foi o  segundo Rei em Israel, e foi perseguido pelo primeiro, que foi Saul. Durante o período em que foi perseguido pelo rei Saul, aos poucos, aglomerou-se ao redor de Davi uma força de combate composta pelos mais diferentes tipos de pessoas: Parentes; endividados; rejeitados da sociedade; descontentes de todos os gêneros. 
1º Sm 22.1 e 2:
“Davi se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso, seus irmãos e toda a casa de seu pai desceram para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, os endividados, e os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns 400 homens.”
(1ºSm.22:1,2)

Apesar das diferenças, estes indivíduos tinham algo em comum: A Lealdade Total a Davi!
No texto que lemos aparece o nome de um desses valentes guerreiros que se juntaram a Davi, Benaia , cujo o nome quer dizer: “O SENHOR edifica”. O início do relacionamento entre Davi e Benaia provavelmente veio dessa época, quando Davi refugiava-se no deserto para se livrar das investidas de Saul.
Entre esses guerreiros destacavam-se dois grupos militares de elite: “os três” e “os trinta”.
Mesmo que não estivesse entre “Os Três”, o qual era composto por Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá ; Benaia era considerado por Davi como “valente e de grandes feitos” e contado com maior honra do que qualquer outro pertencente ao destacamento “os trinta” (1ºCr.11:22-25).
- Benaia guerreou em favor de Davi, em favor de Israel e em favor de seus companheiros de batalha.
Benaia observou que seu líder era fiel a Deus, e decidiu ser leal a Davi. E assim foi, até os últimos dias de vida do rei. O monarca o colocou como chefe de sua segurança pessoal:
“Também Benaia, filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. Uma vez ele matou um egípcio que tinha dois metros e quarenta centímetros de altura. A lança do egípcio era tão grossa como o eixo que os tecelões usam. Mas Benaia o enfrentou apenas com um cajado. Arrancou dele a lança e com esta matou o adversário. Ele era quase tão importante como Os Três, e era mais nobre do que Os Trinta. Davi nomeou Benaia como capitão da sua guarda pessoal.”
(1ºCr.11:22-25)

Olhando para Benaia, podemos tirar da vida dele alguns ensinos e métodos para guerrearmos pela nossas famílias e igreja:
Assim como Benaia guerreou por Davi e Israel, precisamos também guerrear pelas nossa famílias:


1)  Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso abnegação – v.22
“Também Benaia , filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve.

       O que significa Abnegação? De acordo com o Wikdicionário significa:

      Benaia desceu numa cova e nela matou um leão. Quando fez isso Benaia pensou em seu grupo, em seus companheiros de guerra. Covas eram  abertas como armadilhas para capturar soldados, e nelas ficavam lanças para matar. O leão entrou na cova para buscar carne. Benaia percebeu o leão e percebeu o perigo de algum de seus companheiros caírem e desprevenidos serem devorados pelo leão.

             Benaia poderia ter deixado o leão quieto na cova, e seguir seu caminho, então era mais tranquilo pensar em seu próprio bem, em sua própria “saúde”. Mas ele assumiu os riscos pelo seu exército e seu povo e matou o leão.
Isso se chama abnegação, é disso que precisamos para vivermos em família. Benaia renunciou sua própria vontade, desapegou-se de seus próprios interesses e foi generoso mesmo que custasse sua própria vida.

2)  Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso coragem
22“Também Benaia , filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele doi heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. 23 Matou também um egípcio, homem da estatura de cinco côvados; o egípcio trazia na mão uma lança como o eixo do tecelão, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança e com ela o matou.
Assim como Davi foi valente matando um urso, um leão e o gigante Golias, seu valente também em guerra matou um gigante Egípcio de 2,40 cm. Ele com um cajado de pastorear ovelhas desarmou o gigante de sua lança, e com ela o matou.
2 Timóteo 1.7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Não podemos temer os gigantes que se levantam contra nossas famílias, mas em nome de Jesus com a oração e com o jejum e ainda louvando a Deus venceremos. O que não podemos fazer é correr e temer.
Precisamos, com coragem resolver os problemas não resolvidos, buscar as soluções em Deus e resolvermos não desistir de nossas famílias. 
Paulo escreve a Timóteo que Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas o seu Espirito Santo que é cheio de poder, moderação e amor.

3)Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso lealdade
       Benaia foi leal a Davi até o fim de seus dias, sua lealdade era tal que recusou-se a participar da rebelião de Adonias (filho de Davi, que desejava suceder o pai no trono). Permaneceu ao lado do rei, apoiando-o em suas escolhas:
“Porém Zadoque, o sacerdote, e Benaia, filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Reí, e os valentes que Davi tinha não apoiavam Adonias.”
(1ºRs.1:8)
       Além de se tornar encarregado da segurança pessoal de Davi, o rei confiou a Benaia as providências necessárias para que Salomão fosse proclamado rei.
        Só existe um casamento quando a lealdade cria uma base sólida para confiança. Também é preciso lealdade  para se viver uma vida de honra aos pais:
Deuteronômio 5.16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Conclusão
Olhando para Benaia, podemos tirar da vida dele alguns ensinos e métodos para guerrearmos pela nossas famílias e igreja:
Assim como Benaia guerreou por Davi e Israel, precisamos também guerrear pelas nossa famílias:


1    -Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso abnegação – v.22
É preciso descer a cova do leão para livrarmos nossas famílias.
2-       Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso coragem
É preciso matar o gigante, enfrentando os problemas com oração e com decisões.
3)Para guerrearmos pelas nossas famílias é preciso lealdade
Lealdade é fidelidade e honra, tudo isso é expressão do amor de Deus em nossas famílias.
1 Co 13. 7 e 8, fala-nos sobre o amor: “ tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. 8. O amor jamais acaba”..
Que guerreemos como Benaia, por amor as nossas famílias.







Guerreando como Benaia pelas nossas famílias  Guerreando como Benaia pelas nossas famílias Reviewed by Redação on abril 09, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.