O que era a Arca da Aliança


O que era a Arca da Aliança?

“Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura. De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor. Fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado. Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela. E porás na arca o Testemunho, que eu te darei" (Ex 25:10-16) .
 A Arca da Aliança, também conhecida como Arca do Testemunho, foi projetada por Deus, no monte Sinai e fabricada para se colocar no Tabernáculo ( tenda que servia de templo) de Israel, para que nela se representasse a presença de Deus.

A arca da aliança é o utensílio mais importante do tabernáculo, simbolizando a santa presença de Deus (Números  10:33-36) e a Sua aliança com o Seu povo (Josué 3:3). O termo hebraico frequentemente utilizado para descrever a arca é 'ârôn, que também pode ser traduzido como baú ou caixão. A Bíblia faz referência à arca de algumas formas diferentes, tais como:
  • Arca do Senhor (Js 4:11)
  • Arca de Deus (1 Sm 3:3)
  • Arca da Aliança (Nm 10:33)
  • Arca do Testemunho (Ex 25:22)
  • Arca da Tua fortaleza (Sl 132:8)
  • Arca Santa (2 Cr 35:3)
A Arca da Aliança era um baú retangular feito de madeira de cipreste revestido de ouro por dentro e por fora, medindo cerca de 1,20m x 90cm x 90cm (2,5 x 1,5 x 1,5 côvados). Em cada uma de suas extremidades inferiores havia uma argola de ouro, a qual era inserida varas que serviam de instrumento para transportá-la. Sua tampa, ou propiciatório (Êx 25:17), era feita de ouro puro e estava debaixo de dois Querubins, também de ouro batido, que ficavam de frente um para o outro com suas asas estendidas. Era em cima dessa tampa que o sacerdote derramava o sangue dos animais para propiciar a ira de Deus sobre o povo, trazendo o perdão dos pecados, simbolizando o sacrifício de Jesus. Foi construída por Bazalel no Sinai, segundo modelo dado a Moisés (Êxodo 25:8; 31:2-7; 37:1-9). A descrição completa da Arca da Aliança pode ser encontrada no capítulo 25 do livro de Êxodo.  Dentro da Arca se guardavam as tábuas da Lei, que foram escritas por Deus em pedras diante de Moisés, a vara de Arão que floresceu, uma urna de ouro que guardava o maná do deserto e ainda uma cópia do livro da Lei. A arca ficava guardada no Santo dos Santos no tabernáculo, lugar onde a presença de Deus era manifestada. 

Compartilhe em seu Facebook⇓⇓⇓⇓

O que era a Arca da Aliança O que era a Arca da Aliança Reviewed by Redação on março 02, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.