Visão pela fé

 “1   Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. 2   O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.  3   Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. 4   Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”
                                                                      ( Habacuque 2.1-4)
 É necessário pararmos para fazer uma avaliação. Só podemos direcionar a nossa caminhada se soubermos onde queremos chegar. Você não pode ser uma pessoa que anda sem rumo, pois não chegará à lugar algum. O rumo a se tomar fala da visão de onde se quer chegar. Quando você vai para a cidade vizinha, vai com um alvo estabelecido, resolver algum negócio, acertar algum documento, fazer compras, ou coisas assim. Você não pode sair, sem saber aonde quer chegar. Então em sua mente você precisa de uma visão do que irá fazer.
É assim em todas as áreas das nossas vidas, seja no trabalho, na agricultura, nos negócios, na escola, na família, na igreja e principalmente no relacionamento com Deus. Nós temos que ter uma visão, a respeito de onde queremos chegar na nossa comunhão com o Senhor Jesus, senão, estaremos perdidos, sem rumo, ou parados. E parar de crescer espiritualmente é regredir. Precisamos estabelecer uma visão de vida. Estabelecer a visão é ajustar aonde se quer chegar. Através da visão, percebemos os desafios que temos diante de nós para que se cumpra a visão.
Vários textos bíblicos falam sobre visão, sempre se referindo a um acontecimento concreto e real, na maioria das vezes a visão é uma das formas com que Deus se revela ao homem nas escrituras. Deus promete dar visão como manifestação da descida do Espírito Santo:”   E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões” (Jl 2.28).
É preciso você entender que Deus tem uma visão para você .
Vamos analisar a visão recebida pelo profeta Habacuque – Deus lhe deu uma visão num tempo de caos, desespero, corrupção e depravação moral e espiritual do povo. Ele recebeu de Deus uma visão que mudaria sua vida. O livro de Habacuque é uma conversa do profeta com Deus, onde o profeta se atreve a questionar a razão do sofrimento e da violência, e por que Deus estava permitindo isso acontecer. A realidade era fruto da própria idolatria e feitiçaria no meio do povo de Deus. Deus estava enviando o povo caldeu (babilônico), Nabucodonosor e seu império para corrigir o povo, o levando preso para babilônia onde viveriam cerca de setenta anos.
A visão de Habacuque transformou sua realidade
“ Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? ” (Hc 1.3). O profeta se coloca em uma torre de vigia espiritual, a oração,  busca uma resposta, uma saída uma solução e uma visão. Pois é nos momentos de caos, que nós mais queremos uma visão para dar rumo as nossas vidas e a nossa família. Ele recebe uma visão: “O justo viverá por sua fé”, isto lhe dá entendimento e o torna capaz de enfrentar as dificuldades, sabendo da sua vitória garantida pela fé. Leiamos Habacuque 3 versos 17-19:   “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18   todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 19   O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”. Há aqui uma declaração de fé, em forma de cântico, declarando que mesmo que existam circunstâncias difíceis, é possível viver pela fé, é possível acreditar que Deus está no controle de todas as situações . Assim vemos que o livro de Habacuque nos traz uma visão que transforma um lamento em cântico de louvor. Fé nos faz ver o invisível, estar certo das coisas que nossos olhos não podem ver, e foi essa visão do invisível que Deus deu para dirigir Habacuque.  “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hb 11.1).
A visão de Deus na sua vida, vai transformar o seu lamento em cântico de louvor. O lamento é a visão humana, o cântico de louvor é o resultado da visão de Deus para as nossas vidas. Por isso precisamos sonhar os sonhos de Deus, precisamos da visão de Deus, a fé ,  pois ela sempre transforma nossa realidade. Habacuque registrou a visão :“Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.” A visão que lhe foi dada é que o justo viverá pela sua fé (Hc 2.2).   Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4).

Em todas as situações, precisamos crer e ver o livramento pela fé. Estabelecer uma visão ministerial só será possível se crermos e vermos pela fé as coisas que ainda não existem, assim será também em nossas vidas. A fé a visão além do alcance, é enxergar o que de maneira alguma podemos ver naturalmente, é saber, quando tudo diz que não que os propósitos de Deus se cumprirão. A visão da fé é olhar o mar vermelho e dizer ao povo que marche, ainda quando o mar está fechado, entender que Deus fará um caminho em meio ao mar, e que nos protegerá “ ainda que” situações adversas se levantem. 
Visão pela fé Visão pela fé Reviewed by Redação on janeiro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.