A comunhão na santa ceia

A COMUNHÃO NA CEIA DO SENHOR












A comunhão na Santa Ceia

1Co 11.28-32
28- “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e , assim, coma do pão , e beba do cálice; 29 – pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30- Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31- Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32- Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
  O texto acima faz parte das instruções dadas por Deus, através do apostolo Paulo, com referência a santa ceia do Senhor. A santa ceia é um sacramento porque celebra uma aliança com Deus e um com outro.
       Paulo chamou a atenção da igreja de Corinto pela forma com que estavam praticando a santa ceia, a forma que exerciam esse sacramento o invalidava, o tornando distante de seu propósito. No capitulo 11, nos versos 17-20, Paulo chamou a atenção da igreja de corinto por suas divisões, intrigas e partidarismos e ele chegou conclusão que a prática deles não era a ceia do Senhor, conforme 1 Co 11. 20-21: “Quando pois vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis. Porque, ao comerdes, cada um toma antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague.” Olhando para esse contexto, percebemos como estava sendo a santa ceia na igreja de Corinto. Reuniam-se em grupos separados, e ali comiam e bebiam. A separação e o partidarismo da igreja de Corinto evidenciavam-se nas divisões na hora de comer a santa ceia. Não havia um entendimento de que a igreja é o corpo de Cristo. Nos capitulos 12,13 e 14, Paulo passou a enfatizar a ideia de que a igreja é o corpo de Cristo,  e unida pelo amor exerce seus dons, sendo cada participante da igreja um membro do mesmo corpo, o corpo de Cristo. O fato de ser o mesmo corpo de Cristo, deveria levar a igreja a refletir sobre a santa ceia como um momento de comunhão do corpo de Cristo. Momento em que todos se juntam com os mesmos propósitos, da comunhão um com o outro e da comunhão de ambos com o Senhor.
          Paulo explicou que o Senhor Jesus na noite que foi traído tomou o pão, deu graças, partiu e deu aos seus discípulos dizendo , “isto é o meu corpo que é dado por vós”, além de falar de seu sacrifício, Jesus já estava falando de seu corpo, quando cada discípulo comeu do pão inclui-se como parte integrante do corpo do Senhor. Depois que comeu com seus discípulos, o Senhor Jesus, tomou um cálice de vinho e o deu aos seus discípulos dizendo  “este cálice é a nova aliança no meu sangue, fazei isto em memória de mim”, Jesus usou o símbolo da aliança judaica, beber do mesmo copo com alguém, simbolizava aliança estabelecida entre as partes, e ele bebeu e seus discípulos beberam também, fazendo ele uma aliança com os discípulos e eles uma aliança um com o outro e com o Senhor também.
          No texto que lemos hoje Paulo fala que antes de comermos  o pão e bebermos o cálice devemos nos auto avaliar “examine-se pois o homem a si mesmo”, e depois dessa avaliação vermos se estamos em comunhão com o Senhor e em comunhão com o seu corpo. Devemos discernir o corpo. Entendemos ainda duas lições essenciais para participarmos da santa Ceia:

1º - É preciso examinar a si mesmo, o próprio corpo. (v.28 2 v. 31).
28- “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e , assim, coma do pão , e beba do cálice; e” 31- Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.” Precisamos examinar a nós mesmos, como estamos vivendo, se temos tido comunhão com o Senhor ou temos praticado o pecado. Quem examina a si mesmo, arrepende-se dos seus pecados, confessa-os, deixa-os e recebe o perdão de Deus.
        - É preciso examinar a comunhão com o corpo de Cristo (v.29 e 30) 

“ 29 – pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30- Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.”
Temos discernido o corpo de Cristo, ou temos vivido sem comunhão com algum membro desse corpo? Temos entendido que o corpo de Cristo é a sua igreja, ou temos nos afastado dele? Como têm sido nossos relacionamentos?
Disse Jesus, conforme Mateus 5.23 e 24:” Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.”
     Lembre-se a ceia do Senhor é um memorial do que Cristo fez por nós, mas também é um momento de intima comunhão com Senhor Jesus e com o nosso irmão. E não existe sentido dela participar, sem que haja verdadeira comunhão.  Que Deus nos abençoe!                                  (Pr Welinton Mehret)
A comunhão na santa ceia A comunhão na santa ceia Reviewed by Redação on abril 20, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.