Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O batismo cristão


O batismo Cristão

Mateus 28.19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

 

Na comissão que Jesus nos deixou , ele nos mandou pregar o evangelho a todas as nações, ensinar e batizar. O batismo administrado na igreja faz parte de sua pregação e comissão. Batizamos tanto adultos como crianças filhos de pais crentes, porque nunca encontramos na escritura algo que não nos permitisse batizar as crianças. Pelo contrário, Jesus mesmo afirmou dizendo em Mt 19.14: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.”. Sendo assim, cremos no batismo adulto e no infantil. O batismo em s,i não salva ninguém, mas simboliza a salvação ocorrida através da fé em Jesus, na vida do batizado. Por isso vamos entender a luz da escritura e da doutrina da igreja o sentido desse ato:
I – O QUE É BATISMO?

O nosso Breve Catecismo diz que “o batismo é o sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, significa e sela a nossa União com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da Graça, e nosso compromisso de pertencemos ao Senhor” (Breve Catecismo pergunta 94).
Nesta definição de Batismo oferecida por nosso símbolo de fé podemos destacar algumas coisas:
1.1 – O batismo é um Sacramento: O termo “Sacramento” significa algo que é Santo. Um sacramento, dentro da definição presbiteriana, é “um sinal visível de uma graça invisível” que tem sido destinada aos crentes em Cristo , devemos levar em consideração este conceito presbiteriano, o batismo não é qualquer coisa, tem valor e muito valor.
1.2 – O batismo significa e sela a nossa união com Cristo: O batismo aponta para a realidade de que fomos alcançados por Cristo, Deus declara-nos que fomos salvos e que lhe pertencemos mediante este sacramento.
 
            O batismo é o sinal visível da graça que temos dentro de nós, que é o batismo com o Espírito Santo. João Batista mesmo declarou, conforme Mateus 3.11: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
            Que venhamos a entender que o batismo que recebemos e administramos não consiste em apenas um derramar de água sobre a cabeça, mas é o símbolo do batismo que recebemos de Jesus, o derramar do seu Espírito Santo em nossas vidas, o qual nos lava, nos purifica, nos consola , nos anima e leva-nos a um relacionamento profundo com Deus.
Pr Welinton

Nenhum comentário:

Postar um comentário