A pregação do evangelho através de Filipe, e a nossa pregação.


Texto Base: Atos 8.1-8

1 E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.

2 Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele.

3 Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.

4 Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.

5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.

6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade.

         A narrativa do livro de Atos dos apóstolos começa com muita paz e crescimento da igreja. Mas no capitulo 6 e7, vemos a perseguição a igreja se levantando no meio dos judeus. Então houve uma dispersão da igreja para as regiões da Judéia e Samaria.

         Em Atos 1.8 temos a ordem de Jesus, dada a sua igreja para serem testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. “1.8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”.  Porém a igreja estava bem tranquila e acomodada em Jerusalém.

Logo após Lucas narrar a história da vida e morte do diácono Estevão, passa narrar a história de Filipe. Lucas faz três  relatos e, Atos, o primeiro é sobre Estevão, o segundo sobre Filipe e o terceiro sobre Paulo ( o perseguidor da igreja que tornou-se um pregador do Evangelho).

Estevão, contribuiu para a proclamação do Evangelho aos gentios (não Judeus), ensinou sobre o templo, a lei e Cristo, mostrando que o Evangelho era para todos que cressem em Cristo Jesus ressurreto.

Lucas agora passa a mostrar o ministério de Filipe com os samaritanos e com um Etíope.

Os resultados do martírio de Estevão foram:
Grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém,  o que levou a igreja a dispersão, e por onde foram dispersos, nasceram outras igrejas.
Grande dispersão da Igreja
Grande evangelização pela Igreja

           O  diabo tentou destruir a Igreja, matando Estevão e dispersando a Igreja, John Stott disse que, “a perseguição apenas espalhou os cristãos” e Bengel comentou este texto de Atos dizendo, “o vento aumenta a chama”. Quanto mais vento o diabo soprava contra a Igreja, mais a chama do Evangelho se espalhava. Vale lembrar que os pregadores, evangelizadores não eram de tempo integral, a medida que eles seguiam seus caminhos e tentavam recomeçar suas vidas em outro lugar, proclamavam as Boas novas em cada região que passavam, eram “missionários amadores anônimos”.

              Tendo mostrado os resultados da morte de Estevão, Lucas passa a relatar dois grandes exemplos da evangelização primitiva, onde Filipe é o protagonista. Dos versos 4-8  temos a evangelização de Filipe na Samaria, terra que os judeus não gostavam. Dos versos 9-13, temos o relato da conversão de um homem chamado Simão. Dos versos 26-38, Filipe encontra-se evangelizando um etíope, eunuco, oficial da rainha de Candence. Dos versos 39-40, Filipe foi tirado pelo Espírito Santo de diante do Etíope e foi levado até Azoto, onde continuou pregando o Evangelho entre aquelas pessoas.
Vejamos agora a audácia de Filipe em sua evangelização:

1)      Filipe foi um homem que pregou para aqueles que ninguém queria pregar  (v.5)

5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.

        Jesus disse que seus discípulos, seriam testemunhas em Jerusalém,  Judéia e Samaria, e Filipe estava indo pregar  em Samaria, mesmo que essa cidade não fosse querida pelos Judeus.

A grande hostilidade entre Judeus e Samaritanos existia há 1000 anos, teve início no fim da monarquia no século X a.C, quando as dez tribos desertaram e fizeram Samaria sua capital, e apenas duas tribos permaneceram leais  a Jerusalém, Israel dividiu-se em reino do Sul e do norte, as tribos dividiram-se em reino do sul e reino do norte. No ano de 722 a.C o império Assírio, invadiu o reino do norte, este tinha reino do Norte a  capital foi Samaria, mais tarde o reino do norte e conseqüentemente Samaria foram destruídos e levados cativos, seu país foi repovoado por estrangeiros.

No século VI a.C, os Judeus, do reino do Sul, voltaram para sua terra, mas recusaram a ajuda dos samaritanos para reconstrução do templo. Mas o maior cisma entre Judeus e Samaritanos aconteceu no ano IV a.C, quando os samaritanos construíram um outro templo, localizado no monte Gerizim, e além disso, os Samaritanos rejeitavam o Antigo Testamento, os únicos livros que liam e ensinavam eram Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Rejeitaram o templo de Deus que estava entre os Judeus e rejeitaram a palavra de Deus que os judeus tinham, mantendo-se apenas com a Torá ( Genesis a deuteronômio) . Isso tudo, históricmente causou um grande mal-estar entre Judeus e Samaritanos.

Mas, Filipe foi até estas pessoas para pregar a Palavra de Deus, ninguém tolerava os samaritanos, eram odiados, considerados hereges e blasfemos, porém Filipe não importava com isso, ele não fazia distinção de pessoas, na sua visão todos precisavam de forma igual receber as Boas Novas, o anúncio que o Messias era Jesus, o Cristo ressuscitado.

Quantas vezes nós pregamos apenas para aquelas pessoas que nos convém, escolhemos quem o Evangelho deve alcançar. Por exemplo, muitas vezes pregamos apenas para aquelas pessoas que são mais receptíveis ao Evangelho, ou para aquelas que são “bondosas", levam uma vida integra diante da sociedade e temos a certeza que ao ouvirem a mensagem do Caminho, mesmo não aceitando serão simpáticos conosco e assim não sentiremos medo e rejeição.

Filipe foi um homem que pregou para aqueles que ninguém queria pregar.

Mas você me pergunta, quais são aqueles que ninguém quer pregar no século XXI? E porque não querem pregar?
Essa resposta é muito fácil de responder, primeiro quem são os samaritanos do nosso tempo? Traficantes, usuários de drogas e bebidas alcoólicas, prostitutas, travestis, gays, lésbicas, presidiários, criminosos, orgulhosos, pessoas marginalizadas, pessoas odiadas pelo mundo.
 Porque as pessoas não querem pregar para estes? Medo, ódio, raiva, preconceito, intolerância, falta de tempo e falta de um encontro verdadeiro com Jesus Cristo.
Mas Filipe foi um homem que pregou para aqueles que ninguém quis pregar.

2)      Quais foram os resultados da pregação de Filipe? ( v,6-8)

6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade.

              Na medida em que Filipe anunciava Cristo, as pessoas começaram a ser curadas das suas enfermidades, os espíritos imundos estava sendo expulsos, toda multidão de forma unânime, atendia as coisas que Filipe dizia e com esta combinação de salvação e cura, Filipe levou para os samaritanos a alegria, trouxe um novo significado  na vida daquelas pessoas.

Quando pregamos o Evangelho às pessoas são curadas, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. O poder não era de Filipe, mas da pessoa que ele anunciava ( Jesus Cristo), as curas não foram para trazer prestígio para Filipe, porém para glorificar o nome de Jesus e trazer salvação para aquelas pessoas.

Precisamos mostrar para as pessoas quão grave é o pecado que elas estão, quão enfermas elas estão, não devemos ficar presos em formulas miraculosas de evangelização, quatro pontos disso, leis espirituais daquilo outro, mas anunciar o Reino de Deus na sua integra.

Nossa pregação deve ir para além das fronteiras da comunidade que estamos inseridos, temos o dever de ir até os samaritanos, o que Jesus disse aos seus discípulos em Atos 1.8, “...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, em toda Judéia, SAMARIA e até os confins da terra”.


Quando formos até aqueles que ninguém quer ir, seremos usados como fonte de restauração, libertação, resignificação e salvação das pessoas.

Se envolva em missões, vá até aqueles que ninguém quer ir, certamente Deus estará com você e conduzirá sua vida da melhor maneira possível. Peça a Deus para tirar o medo, ódio, raiva, preconceito, intolerância e falta de tempo.

Filipe foi um homem que pregava para aqueles que ninguém queria pregar.

Será que existe um Filipe dentro de você? Se não, peça a Deus para balançar sua vida e fazer de você um Filipe do século XXI.

Deus abençoe sua vida sempre!

Baseado em Leandro Louzada: http://refugioteologico.blogspot.com.br/
 
A pregação do evangelho através de Filipe, e a nossa pregação. A pregação do evangelho através de Filipe, e a nossa pregação. Reviewed by Redação on novembro 28, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.