Noé! Fazendo a diferença.

Gn 6.5-14

“5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.
9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. 13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.”

Hb 11.7:
“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.”

Você pode fazer uma grande diferença onde está.
Noé brilhou como um farol numa sociedade de trevas. As condições morais dos seus dias haviam deteriorado ao ponto em que Deus determinou inundar o mundo inteiro. Assim, ele selecionou Noé para construir um barco para preservação da vida na terra, e para pregar ao povo a respeito do julgamento devastador que estava se aproximando (2 Pedro 2:5). O Novo Testamento elogia Noé como um modelo de fé e justiça (Hebreus 11:7).

Achado graça?

Gn 6. 8 : "Porém Noé achou graça diante do SENHOR" No meio de um mundo corrompido , onde os valores familiares e morais estavam destruídos, Noé fez a diferença aos olhos do Senhor e agradou a Deus. Isto significa que Deus se agradava dele, o que é, por si só, um pensamento admirável. Deus é tão santo que é difícil imaginar que homens pudessem realmente viver de tal modo a dar-lhe prazer. Mas Noé o fez, e nós também podemos. Como? Gn 6.9:"Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" Noé era fiel a Deus e vivia como Deus gostava que ele vivesse. E, é notável que Noé vivia numa época de muita impiedade. “5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; (Gênesis 6:5). É possível viver fielmente diante de Deus no meio da impiedade e do mal. De fato, se queremos agradar a Deus, precisaremos fazer isso.

Enquanto olhamos para Noé, podemos aprender de sua vida, maneiras, pelas quais podemos fazer a diferença no contexto onde estamos e num mundo corrompido.
De que maneira poderemos fazer a diferença?

1) Podemos fazer a diferença para a nossa família ( 8-10).

“8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.

9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. “

Noé era um pai de família, tinha ele três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Noé foi escolhido por Deus para construir a arca por causa do modo como ele vivia. Felizmente, sua obediência não foi benefício exclusivo dele. Ele também salvou sua família. Lemos em Gênesis 7.1: “Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” A diferença que Noé fez, trouxe bênção para sua família também. O Senhor poupou a família de Noé, porque este andava com Deus.

Levar uma vida de integridade e obediência a Deus é algo que sempre tem o potencial de causar um impacto positivo nos outros, a começar pelos da nossa casa. Nem sempre estamos atentos a esse impacto, mas é o que acontece. Aqueles que estão próximos a você, são os que mais se beneficiam quando você faz o que é certo.

A nossa diferença começa por um comportamento santo dentro de casa, vivendo com integridade, com testemunho no lar, e isso beneficiará aqueles que estão conosco em casa.

Vamos relacionar isso com o ensino do Novo Testamento:

I Coríntios 7:12-14 12" Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; 13 e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. 14 Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos. "

I Pedro 3:1e2

"Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. "

O apóstolo Paulo ensinou em I Coríntios 7:12-14 que, tanto o marido crente casado com a mulher incrédulo quanto a mulher crente casada com marido incrédulo não devem se separar e que o crente santifica o descrente.

Pedro, em I Pe 3:1e 2, manda que as mulheres casadas com maridos incrédulos ganhem seus maridos com seu bom testemunho de Cristo:” , sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor”. Para o apóstolo Pedro, a mulher que viver os princípios da Palavra terá seu marido impactado pelo seu testemunho.

Fazer a diferença dentro do lar, traz bênçãos para o cônjuge. O bom comportamento e o procedimento fiel dentro do lar, faz a diferença e traz resultados de felicidade na família. Creia nisso e lembre-se que é possível fazer a diferença dentro do lar. Lembre-se que podemos fazer a diferença para a nossa família.

2) Podemos fazer a diferença para gerações futuras (Hb 11.7)

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.”

Deus tem  uma aliança com a humanidade. Desde o Gênesis, no capitulo 3vers 15, temos a promessa da vinda do Salvador, que redimiria o homem do seu pecado. Porém, na época de Noé, essa promessa ainda não havia acontecido, Jesus o Salvador, ainda não havia nascido e morrido pelos nossos pecados. Então, o Senhor Deus preservou a vida e a família de Noé, para que através de sua família, houvesse a esperança e certeza do nascimento do Salvador prometido, dando assim a salvação para todo o que nele crer. Por causa da diferença de Noé, a graça do Senhor o alcançou e a promessa do salvador se cumpriu para nós e assim somos salvos em Jesus Cristo.

Noé fez diferença na sua geração, fez diferença para a sua família e fez diferença para gerações futuras, inclusive a nossa. Se Deus não tivesse salvado a Noé, não existiríamos. Mas graças a Deus, estamos predestinados para a salvação , antes da fundação do mundo. Por tudo isso, Deus preservou a Noé.

Como Noé, também podemos fazer diferença para a vida de gerações futuras.

Conta a ilustração: ”Certo jovem ficou observando um homem com seus 80 anos plantando um pomar de maçãs. O ancião, com amor e esmero, preparou a terra, plantou as mudinhas e as regou. Depois de observar por um tempo , o jovem disse:

- O senhor espera comer maçãs dessas arvores, não é?

O ancião respondeu: - Não, mas alguém as comerá.

Muitas coisas que plantamos hoje serão colhidas pelos nossos filhos , netos, bisnetos e assim por diante.

A oração de Augusto Heck, um dos meus antepassados dizia: “ Senhor que tua graça, passe como fio de prata por entre a minha descendência” .

Existem orações e coisas boas que fazemos hoje, que darão um grande exemplo, ou grandes benefícios para aqueles que vêm depois de nós. Como foi no caso de Noé.

Suas ações, podem ajudar aqueles que vêm depois de você. Por causa da Aliança de Deus com Noé, podemos ter certeza de que estamos livres da destruição causada por um dilúvio que atingiu o mundo inteiro.

Os habitantes da terra, ainda recebem o benefício decorrente da vida de retidão de um homem. De igual modo, você e eu podemos beneficiar as gerações futuras. Quando você serve as pessoas ou as influencia de maneira positiva , e as incentiva a passar para os outros o que recebeu, cria uma série de impactos que pode mudar pessoas, e as levar pra perto de Deus.

Lembre-se que podemos fazer a diferença para a nossa família e podemos fazer a diferença para gerações futuras.

3) Podemos fazer a diferença para Deus

“8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR”

Toda uma geração estava corrompida, porém Noé, agradou o Senhor.

2 Crônicas 16: 9 a “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;”

Noé agradou o Senhor por entregar seu coração totalmente a Ele.

Deus estava desanimado com o povo que havia criado. Contudo, Noé em sua integridade, despertou a misericórdia do coração de Deus, levando o Senhor a salvar a humanidade da destruição total, através dele. Por causa de seu relacionamento com Deus, Noé mudou o curso da história.

A Palavra de Deus refere-se em pelo menos três textos acerca de pessoas a quem Deus procura. São as pessoas com quem Deus se propõe a ter comunhão e a usar poderosamente na sua obra.

a) Deus procura os fiéis: Sl 101.6:“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.”



O que é ser fiel?

É quando não quebramos alianças estabelecidas.

Deus procura o marido que é fiel a sua esposa;

Deus procura a esposa que é fiel ao seu marido;

Deus procura jovens e adolescentes que são fiéis ao mandamento de honrar os seus pais e suas mães.

Deus procura o empregado que não defrauda o seu patrão; e o patrão que não explora seu empregado.

Deus procura pessoas fiéis.

b)Deus procura intercessores:

Em Ezequiel 22:30:

“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.”

Nosso Deus está em busca de pessoas que se disponham a interceder (orar com fervor) pelos países, nações, igrejas, cidades.

Intercessão é a chave que move ou retém a mão de Deus.

O intercessor levanta as mãos para Deus e coloca-se a pedir, a sentir a necessidade espiritual de outra pessoa, colocando-a diante do SENHOR.

Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra causa do outro com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.

c) Deus procura adoradores verdadeiros

Jesus declarou para uma mulher samaritana em Jo 3.23 e 24:

“23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Os justos, intercessores e adoradores são pessoas que fazem a diferença nessa terra aos olhos do Senhor, e esse agradam ao Senhor, achando graça aos olhos de Deus.

Lembre-se que podemos fazer a diferença para a nossa família, podemos fazer a diferença para gerações futuras e podemos fazer a diferença para Deus.

4) Podemos fazer diferença em qualquer época de nossas vidas.

Gn 5.32: “Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé”

Quando Deus chamou a Noé para fazer a arca ele tinha “apenas” quinhentos anos.

Gn 7.6 : “ Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.” Quando terminou a arca, Noé ainda era “novo” tinha apenas seiscentos anos. E seus filhos já tinham perto, pelo menos dos cem anos. Mas, a idade e a época que estavam vivendo, não os excluiu dos projetos de Deus.

Algumas pessoas querem impor restrições a si mesmas de acordo com o seu talento , inteligência ou experiência. Outras se preocupam com a idade. Mas, com Deus uma pessoa sempre pode fazer a diferença, independentemente de circunstâncias ou situações. E a idade não significa nada para Deus. Certa vez, quando Jesus alimentou as cinco mil pessoas , foi um adolescente que proveu os cinco pães e os dois peixes ( Jo 6.9). No caso de Noé, ele tinha seiscentos anos quando começou a chover e entrou na arca. Não importa a idade, não importam suas condições financeiras, não importa se você pode oferecer cinco pães e dois peixes para Jesus, ou se você pode construir uma embarcação, você pode fazer diferença, e SER UMA BÊNÇÃO, conforme Deus quiser e em qualquer fase de sua vida. Não pense que está velho demais para fazer algo pra Deus, não pense que é novo demais. Vá em frente e faça diferença nessa terra que o Senhor te colocou.

Lembre-se que podemos fazer a diferença para a nossa família, podemos fazer a diferença para gerações futuras, podemos fazer a diferença para Deus e podemos fazer diferença em qualquer época de nossas vidas.

Conclusão

Você pode fazer uma grande diferença onde está.

Noé brilhou como um farol numa sociedade de trevas.

A história de Noé nos ensinou hoje que podemos fazer diferença nesta terra. Noé foi o exemplo mais concreto que uma pessoa pode fazer diferença.

Qual é o contexto que você está inserido? Onde você trabalha? Quais são as pessoas que estão ao seu redor?Como é sua família?

Seja uma bênção, FAZENDO A DIFERENÇA: Lembre-se que podemos fazer a diferença para a nossa família e podemos fazer a diferença para gerações futuras, podemos fazer a diferença para Deus e podemos fazer diferença em qualquer época de nossas vidas.











Noé! Fazendo a diferença. Noé! Fazendo a diferença. Reviewed by Redação on setembro 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.