Deus sempre faz tudo certo!

Hebreus 11.8-12

“8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. 11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.”
Hebreus 11: 17-19

“17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.”

Em alguma vez na sua vida, você já pensou que Deus estivesse errando com relação a você? Ou você já se sentiu, apesar de andar com Deus, meio desencontrado ao querer de Deus? Será que algumas vezes, não estamos querendo controlar aquilo que Deus tem pra fazer em nossas vidas, achando que estamos certos e Deus está errado? Na verdade, Deus sempre faz a coisa certa.

Explicação : O autor aos hebreus, quando descreveu os exemplos de fé da história bíblica, trouxe o exemplo da história de fé de Abraão e sua esposa Sara.

A família do Pai de Abraão, Tera, nasceu em Ur dos Caldeus, e depois da morte de um dos filhos, Tera, resolveu sair de Ur dos Caldeus rumo a Canaã, mas foi com sua família até Harã, cidade que levou o nome do falecido irmão de Abraão, pai de Ló.

Genesis 11.31 nos conta : “ Tomou Tera a Abraão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir a terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.” E m Harã morreu Tera, o pai de Abraão.

Em todo esse contexto, Deus estava mexendo com a vida de Abraão. Juntamente com seu pai, Abrão havia sido retirado de Ur ( cidade) dos caldeus para Harã. Mas em Harã, Deus o chamou e fez uma promessa, e a partir de então estava inaugurado na vida desse homem um tempo de promessas de Deus.

Genesis 12: 1-3

 " Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." – Essa era a promessa de Deus.

Abraão, com seus setenta e cinco anos, não tendo filho, levando sua mulher e sobrinho, obedeceu a Deus e foi até Canaã, percorreu aquela terra e recebeu a promessa de Deus, de que sua descendência herdaria aquela terra. Mas ainda não era tempo de se apossar das promessas de Deus, mas de esperá-las. Havia fome naqueles dias, naquela terra e por causa disso Abraão com os seus, desceu ao Egito. Do Egito Abraão foi para o Neguebe. Do Neguebe voltou a terra de Canaã.

Genesis 13: 1-4: “Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. 2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. 3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, 4 até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.”

Nesse período , Abrão separou-se de Ló, que partiu para Sodoma, enquanto Abrão foi habitar naquela região, junto aos carvalhais de Manre. Em Sodoma, Ló foi seqüestrado em um tempo de guerra, e Abraão se levantou com trezentos e dezoito homens em guerra contra o Quedolaomer e os seus aliados,para resgatar a Ló e seus pertences. Depois disso Deus quis destruir Sodoma, por causa da imoralidade dessa cidade, e Ló habitava lá, Abrão intercedeu por Ló e sua família, que lá estavam. Passado esse período, Deus estava confirmando a promessa de um filho a Abraão, do qual viria a sua descendência, esse filho foi Isaque. Depois de toda a espera, de todo esse desgaste, Abraão pensava que suas provas haviam acabado, mas não. Ainda quando Isaque era menino, Deus pediu uma demonstração da confiança de Abraão, pedindo-lhe que lhe oferecesse Isaque em Holocausto, oferta sacrificada e queimada. Abraão aceitou o desafio, oferecendo a Deus a única possibilidade das promessas de Deus se cumprirem, Isaque foi levado ao altar no monte Moriá, mas Deus não queria a morte de Isaque, que não foi sacrificado, mas sim a confiança de Abraão.

Abraão começou viver o período das promessas com setenta e cinco anos, e conforme o capitulo 21 de Genesis, quando Isaque nasceu, Abraão já tinha cem anos e Sara seus noventa anos. Mas em tudo Deus foi fiel.

Às vezes não entendemos o modo como Deus age, e porque ele não age de acordo com o nosso tempo e o nosso querer. Na verdade, Deus age no tempo dele, conforme ele quer, com os objetivos perfeitos dele. O que nunca podemos fazer é achar que Deus está errado. Deus está sempre certo, e age de maneira correta para nos dar grandes e maiores bênçãos.

Que lições podemos retirar da vida de Abraão , que demonstrem que Deus sempre faz tudo certo?

1) Deus sempre faz tudo certo, ainda que para isso, leve muito tempo.

Nós somos imediatistas, queremos tudo para ontem, mas nem sempre com Deus as coisas são imediatas. Abrão, apesar da sua fé, passou por momentos de impaciência. Quando Deus tirou Abrão de Harã, Deus prometeu-lhe a terra de Canaã e muitos descendentes ,conforme Genesis 12: 1 e 2 : “12.1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome” . O cumprimento dessa promessa iria trazer-lhe grande alegria. Mas depois de dez anos, Deus ainda não havia cumprido sua promessa. Durante esse tempo de espera, Abraão passou por algumas situações:

• Ele deixou sua terra e familiares;

• Deus prometeu abençoar a ele e a seus descendentes;

• Abraão passou um período de dificuldade e fome, tendo que sair de Canaã e ir ao Egito.

• No Egito, teve medo de Faraó e mentiu que Sara não era a sua esposa.

• Experimentou conflitos na família – ele e Ló se separaram.

• Quando Ló foi raptado, ele perseguiu o raptor e lutou para resgatá-lo.

• Ele esperava uma grande descendência, mas ainda não tinha filho.

Deus tinha promessa a Abraão, mas nesse período , aos olhos de Abraão, parecia que Deus não estava se importando com a promessa, a impressão que temos, é que Deus não estava fazendo tudo certo. Mas ao olharmos toda a história de Abraão, percebemos, que esse período de espera, na verdade era um tempo que Deus estava preparando todas as coisas.

Gn 15: 1-6: “15.1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

Deus confirmou a Abraão as promessas que lhe havia feito, mas Abraão, ainda não sabia o que Deus estava preparando. Ainda depois dessa confirmação, em um momento de duvida, ele e Sara, tentaram resolver a situação, fazendo com que Abraão tivesse um filho com a escrava de Sara, tentaram resolver com as próprias mãos, sendo que Deus ainda daria um filho para Sara.
Precisamos entender que os caminhos de Deus e seu sentido de tempo, não são como os nossos. Deus cumpre suas promessas, mas na hora dele e do jeito que não imaginamos, ele faz melhor do que esperamos. Ainda que o tempo possa parecer longo para nós, Deus sempre faz o que é certo e sempre cumpre a sua promessa.
Não sei o que você tem esperado de Deus, o que tem buscado em oração, eu sei que você tem buscado o seu bem e de sua família na presença de Deus em oração, e sei também que Deus fará tudo certo, ainda que para isso leve, aos nossos olhos, muito tempo. Mas, descanse no Senhor, na hora exata, no dia marcado, o que você tem esperado de Deus vai acontecer.
2)Deus sempre faz tudo certo, ainda que nós o questionemos.
No capitulo 18 de Genesis, 3 anjos apareceram a Abraão e Sara e prometeram a eles um filho. Esses anjos foram enviados da parte do Senhor, e de alguma forma eles traziam a palavra do Senhor. Isso era uma teofonia, uma revelação da pessoa de Deus , através de figuras humanas. Não nos fica claro, na bíblia, quem eram esses três homens, provavelmente eram três anjos, ou o Anjo do Senhor, que era uma manifestação clara de Jesus ainda não encarnado. Mas, o fato era que vieram para trazer uma palavra do Senhor para Abraão e Sara. Depois de um ano o Senhor Deus diz através deles, que voltaria e Sara estaria com um filho nos braços. Mas depois, de cumprirem essa tarefa, esses três anjos, em figura humana, foram até Ló avisá-lo e livrá-lo com sua família da destruição de Sodoma e Gomorra. Ló habitava em Sodoma, e enquanto os anjos iam até Sodoma para a destruir, Abraão ficou com o Senhor Deus, falando com Deus para que Sodoma não fosse destruída, pois Abraão, temia a morte de seu sobrinho Ló, com sua família que moravam lá. Abraão ainda não estava entendendo que Deus sempre faz tudo certo.
Talvez você já questionou a Deus, e já se perguntou sobre o caráter de Deus. Abraão fez esses questionamentos a Deus, diante da revelação de que Sodoma seria destruída.

Gn 18: 23-25
“23 E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?
24 Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram? 25 Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra”

Abraão perguntou a Deus com ousadia: “Destruirás o justo com o ímpio?” Na continuação do texto, vemos que ele começou a negociar, pedindo a Deus que poupasse a cidade, se ali houvesse cinqüenta justos, depois por quarenta e cinco justos, depois por quarenta justos, depois pelos trinta justos, depois por vinte justos, até chegar aos dez justos. Abraão intercedeu, Deus tirou Ló e os seus da cidade, depois não encontrou lá mais nenhum justo e a destruiu.
Deus ouviu a oração de Abraão, e livrou de lá aqueles pelos quais Abraão intercedeu.
As vezes questionamos a vontade de Deus e podemos interceder pela sua misericórdia, mas não podemos esquecer que Deus sempre faz tudo certo, ainda que nós o questionemos.

3 ) Deus sempre faz tudo certo, ainda que nós não compreendamos.

Hebreus 11: 17-19

“17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.”

Depois de tudo que vimos, Isaque já havia nascido, o filho da promessa, e os idosos Abraão e Sara estavam curtindo o menino Isaque, estavam esperando a promessa de que de Isaque viria uma grande descendência , que é o povo de Israel. Mas, a maior prova da confiança de Abraão estava para acontecer, quando Deus pediu que lhe oferecesse o menino Isaque. Deus queria sondar o coração de Abraão e pediu para ele sacrificar o menino amado , Isaque. Porém ,sabemos no decorrer da história que Isaque foi poupado, e um cordeiro foi providenciado por Deus e sacrificado naquele altar ,feito no monte Moriá. Mas, a situação entre o pedido de Deus, e o cordeiro sacrificado no lugar de Isaque constituiu-se na maior prova na vida desse homem.
Quando somos provados, sempre passa-se em nossa mente, muitos questionamentos, muitos “porquês.”
Mas, desta vez, Abraão não questionou, nem duvidou. Ele simplesmente levantou-se cedo na manha seguinte, pegou a lenha, o fogo, o cutelo e foi com seu filho para Moriá, foi obedecer ao que Deus lhe havia pedido. Após muitos anos questionando, negociando com Deus e reagindo a sua direção, Abraão finalmente se submeteu em total obediência. Ele havia aprendido o segredo de andar com Deus, que é confiar e obedecer. Deus foi fiel em todas as suas promessas que fez, por isso Abraão confiou em seu caráter. Ele finalmente compreendeu, que não devemos tentar entender Deus, antes de obedecer-lhe primeiro.
Quando Abraão estava para sacrificar Isaque, o Senhor o impediu, e atrás de Abraão , o Senhor havia providenciado um cordeiro preso pelos chifres, para ser morto em lugar de Isaque.
As vezes não compreendemos o que Deus está fazendo em nossas vidas. Não compreendemos as provas, as mudanças de situação, os altos e baixos da vida, as situações boas e difíceis que passamos, mas sabemos que em Jesus temos uma aliança com Deus, e olhando para a vida de Abraão temos uma boa noticia: “ Deus está no controle” e Ele sempre faz tudo certo, ainda que nós não compreendamos.

Conclusão

Em alguma vez na sua vida, você já pensou que Deus estivesse errando com relação a você? Ou você já se sentiu, apesar de andar com Deus, meio desencontrado ao querer de Deus? Será que algumas vezes, não estamos querendo controlar aquilo que Deus tem pra fazer em nossas vidas, achando que estamos certos e Deus está errado? Na verdade, Deus sempre faz a coisa certa.
O autor aos hebreus, quando descreveu os exemplos de fé da história bíblica, trouxe o exemplo da história de fé de Abraão e sua esposa Sara.
Vimos hoje, algumas lições na vida de Abraão e Sara que demonstram que Deus sempre faz tudo certo
Deus sempre faz tudo certo, ainda que para isso, leve muito tempo ; Deus sempre faz tudo certo, ainda que nós o questionemos e Deus sempre faz tudo certo, ainda que nós não compreendamos.
Lembre-se, ele te ama, ele está no controle, e Ele faz tudo certo, em nome de Jesus, receba essa palavra em sua vida.

Deus sempre faz tudo certo! Deus sempre faz tudo certo! Reviewed by Redação on setembro 22, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.