Devemos perseverar

Daniel 1.21: “ Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro.” (AA)

NVI –“Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do rei Ciro.”

Henry Ford- Empresário Industrial Norte Americano, criador da marca Ford disse: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.” E realmente, a falta de perseverança tem sido o grande fracasso, quando Deus nos quer tornar vitoriosos.

O Dicionário Online de Português define a palavra perseverar da seguinte forma: Persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução.

Daniel era um Judeu que com parte de seu povo estava preso na Babilônia, presos num império que dominou Jerusalém. Daniel teve a oportunidade de estar diante dos imperadores da Babilônia, aprendendo a cultura dos Caldeus, e ainda assim, permaneceu fiel ao Deus de Israel.
No texto bíblico lido, vimos que Daniel permaneceu.A palavra "permanecer" é hayah, e vem da raiz hava, que significa "ser", no sentido de existência. A idéia é a seguinte: Depois de 50 a 55 anos, Daniel mantinha a mesma existência (permanecia) como no começo. Vemos seu compromisso em Daniel 1.8: Daniel1.8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. As comidas do rei da Babilônia era consagrada aos seus deuses, e Daniel resolveu não contaminar-se com ela.

No fim do capítulo 6, Daniel está na cova dos leões. Por quê? Porque manteve o mesmo compromisso que assumira no principio. Ele orava três vezes por dia, apesar das proibições de orar;

A Babilônia não era a terra de Daniel, apesar de estar em uma posição privilegiada em relação ao restante do povo. Ainda o melhor lugar para Daniel estar seria em sua terra.

Mas, mesmo fora de casa o texto diz que ele permaneceu. Ele manteve-se no lugar que Deus o colocou, e manteve-se na postura moral, ética e espiritual que Deus desejava. Manteve-se em perseverança.
Muitas pessoas começam com muito empenho a vida com Deus, prontas para correr os 100 metros. Contudo elas esquecem que não estamos em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona durante a vida toda. Nossa corrida é de longa distância. A palavra "permanecer", no texto lido, significa que Daniel manteve o mesmo compromisso do começo até o fim. Daniel teve perseverança.

Por que devemos perseverar?

1) Porque perseverar é fundamental na vida com Deus (Lucas 18.1-8)

"18.1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;

5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.

7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"



Jesus conta aqui uma parábola a respeito da perseverança na oração, ilustrando esse tema através da figura de uma viúva que sempre ia até um juiz que não temia a Deus, para que ele julgasse sua causa. E de tanto ela importunar o juiz, ele atendeu a viúva e julgou a causa dela. Então Jesus faz a seguinte aplicação: V.8:” Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Jesus fala da importância de ainda que, nos tempos do fim, nos tempos do seu retorno, devem existir pessoas que se mantém perseverantes na oração. Ele quer voltar e encontrar pessoas que não desistiram da oração, que não desistiram da fé.

- Ele deseja encontrar pessoas que não desistem,

-Ele deseja encontrar crentes que não abrem mão de sua fé , de seus princípios , de sua palavra.

Homens e mulheres perseverantes verão em cada problema uma oportunidade.



2) Porque perseverar é buscar resultados das mãos de Deus (Lc 11.5-10)

"Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, 6 pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. 7 E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; 8 digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. 9 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. "



Nessa passagem da Escritura, Cristo está res¬pondendo ao pedido dos discípulos: "Ensine-nos a orar." Depois de dar-lhes um modelo de oração, ele lhes con¬tou a estória de um homem que vai, tarde da noite, pe¬dir pão a um amigo que já está dormindo com sua famí¬lia em casa. Esse amigo não se levanta por causa da amizade, mas por causa da persistência.

E aplicação de Jesus está nos vs.9 e 10: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. "



O que deve¬mos fazer? Temos de continuar pedindo, procurando e batendo. Desistir, jamais.

A perseverança é um princípio que transparece continuamente na Palavra de Deus. Ela nos diz para perseverarmos, não apenas em oração, mas em tudo o que fazemos, menos no erro. Fico me perguntando quantas vezes a vitória estava ao alcance das nossas mãos, mas nós desistimos quando estávamos quase lá.

Veja estes dois versículos que nos ensinam esse princípio:



Galatas 6.9: 6.9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.



1 Co15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

A recompensa vem, apenas continue firme, não desista de orar, não desista de fazer o bem e não desista de fazer a obra de Deus. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. porque a seu tempo ceifaremo e no Senhor o seu trabalho não é vão. A recomepnsa vem do alto, a bênção vem do Senhor, a vitória de Deus chegará. Basta PERSEVERAR!



Algumas vezes o cansaço nos leva a tendência de desistir e não per-severar.

Satanás está constantemente nos cansando com seus ataques, frustrações e tentações.

Davi, foi ungido por Deus para ocupar o trono do rei Saul , mas Saul o perseguiu constantemente . O rei Saul estava a toda hora tentando matar Davi. Ele era incansável na sua perse¬guição, sempre com seus espiões em seu encalço. O profeta Samuel dissera a Davi que ele seria rei, mas nada estava acontecendo para que isso se realizasse. Em vez de estar sentado no trono em um castelo, ele estava escondido em uma caverna tentando salvar sua vida, ca¬çado como um cão raivoso. Davi estava sendo cansado.Mas ao mesmo tempo fortalecido .

Nas tribulações Davi estava sendo forjado em um homem perseverante e esperançoso:

Rm 5.3 e4

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Quando estamos cansados, e fugindo dos ataques do inimigo, nosso desejo é desistir e não perseverar. Mas, não podemos desistir, poderemos encontrar descanso espiritual na leitura bíblica, é aí que Deus nos fortalecerá mais e mais. Veja o que ela nos diz:

Tiago
1.3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Algumas vezes, falta-nos determinação, não nos entregamos totalmente, em inteira disposição ao Senhor, para fazer a vontade dele. Mas , não podemos desistir e sim perseverar, porque ao perseverarmos receberemos resultados positivos e abençoadores das mãos do SENHOR Deus.

Conclusão

Ford disse: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.”

A Babilônia não era a terra de Daniel, apesar de estar em uma posição privilegiada em relação ao restante do povo. Ainda o melhor lugar para Daniel estar seria em sua terra. Mas, mesmo fora de casa o texto diz que ele permaneceu. Ele manteve-se no lugar que Deus o colocou, e manteve-se na postura moral, ética e espiritual que Deus desejou.

Não sei que lutas você tem vivido. Que lutas temos vivido?

Mas algo, tenho certeza:

Devemos perseverar:

1)Porque perseverar é fundamental na vida com Deus

2Porque perseverar é buscar resultados das mãos de Deus Não desista de lutar, de orar, de fazer a obra de Deus, da sua família, do seu casamento. Permaneça – pois quando você permanece, persevera, a bênção vem sobre você. E a situação difícil é mudada pelo nosso Deus.



Devemos perseverar Devemos perseverar Reviewed by Redação on maio 20, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.