Características de uma mãe vitoriosa

2 Timóteo 1.5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
      No Sábado anterior ao dia das mães, no programa Verdade e Vida, o Pr Hernandes Dias Lopes falou um pouco sobre o tema: “Mães de Joelhos filhos de pé”. Realmente, muito da vida de um filho depende da intercessão dos seus pais, e muitas vezes as mães, por sua sensibilidade maior, acabam se dedicando muito a oração para o bem estar de seus filhos. Não podemos também excluir os pais nessa missão da oração, a bíblia nos fala também que Jó intercedia pelos seus filhos.
      O apóstolo Paulo, escreveu ao jovem pastor Timóteo, o orientando e encorajando em seu ministério. E neste versículo lido Paulo elogiou a fé verdadeira que Timóteo possuía, porém essa mesma fé, era vivida na vida de sua avó Loide e de sua mãe Eunice. Timóteo era filho de uma judia cristã e de um pai grego. E teve o exemplo materno como um incentivo e um impulso para se tornar um pastor, um homem de Deus. Vemos o texto bíblico citando o nome dessa mãe de Timóteo EUNICE , cuja o nome significava BOA VITÓRIA. Eunice interpretou perfeitamente o significado do seu nome - BOA VITÓRIA. Era uma mulher crente, natural de Listra, cidade da Licaónia, colônia romana, e casada com um grego, possivelmente incrédulo. Essa mulher de fé , foi, sem dúvida, a "boa vitória" de seu marido e de seu filho Timóteo. Ambos os escritores bíblicos que falam dela fazem-no com respeito e elevação. Lucas diz em Atos : "Timóteo, filho de uma judia crente" (segundo Atos 16:1). Já Paulo, em sua II carta a Timóteo 1:5, diz que era "uma mulher de fé não fingida"; pois a fé de Timóteo era como a de sua mãe, sem fingimento.
       Eunice, era a "boa vitória" incutida no caráter de Timóteo, quer no que diz respeito ao amor, à fidelidade à Palavra, ao trabalho, ao sofrimento como bom soldado de Jesus Cristo. Precisamos de mulheres como Eunice, mãe de Timóteo, para que incutam as Sagradas Letras no coração de seus filhos e eles sejam verdadeiros motivos de honra para o Senhor.
      Eunice, mãe de Timóteo se chamava Boa vitória, e realmente essa mãe tinha uma boa vitória, pois tinha a salvação em Cristo Jesus, e também a boa vitória que toda mãe crente quer, a de ver seu filho firme, fiel e servindo nos bons caminhos do Senhor.
 Vermos em Eunice duas características de uma mãe vitoriosa, ou de uma pessoa vitoriosa:
1 – Uma mãe vitoriosa é verdadeiramente crente ( At 16.1e 2)
"Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio."
       Paulo, conforme nos conta Lucas em Atos, estava se preparando para sua segunda viajem missionária, e encontrou Timóteo, um jovem que despertou em Paulo seu interesse e seu cuidado, fazendo dele um missionário e pastor posteriormente em Éfeso. Paulo se tornou um conselheiro e pai espiritual de Timóteo.          
        Mas qual era o currículo que capacitava Timóteo a ser um missionário? Qual foi a carta de referência que aprovou Timóteo a ser missionário na agência missionária dos apóstolos com Paulo? Lucas registra: “filho de uma judia crente”. O que referenciava Timóteo ao ministério era a vida de fé e oração de sua mãe. O que levou Eunice a ter um filho que se tornou um missionário e pastor, assim como um filho citado nas páginas da Palavra de Deus, era que Eunice era uma mulher que cria , Eunice foi vitoriosa pela sua fé. Cremos irmãos, que a criação de filhos não é apenas uma questão de habilidade, psicologia, tradições ou costumes, a criação de filhos é antes de qualquer coisa uma questão de fé em Deus. É uma questão de oração, de ensino da palavra e de confiança em Deus. Pela fé que vamos conseguir filhos abençoados, mesmo em meio a um mundo tão pecaminoso e difícil que eles estão inseridos. Salomão no salmo 127. 3-4, reconhece:" Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.4 Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.5 Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta."
           Amados, é bem verdade que em muitos momentos teremos dificuldades em relação aos nossos filhos, outras vezes teremos alguns desprazeres. Mas, tudo isso não invalida a bênção relatada nesse salmo. Além disso ser uma afirmação, é também algo profético que devemos declarar sobre a vida de nossos filhos, enquanto crescem, como também na adolescência , juventude e vida adulta. Sendo assim, você pode afirmar que seu filho (seus filhos) são uma bênção em suas vidas. Eles são herança do Senhor. Isso tudo é questão de fé. Sabemos o que a bíblia nos diz sobre ensinarmos as crianças nos caminhos em que elas devem andar e quando forem velhos não se desviarão dele. Provérbios 22.6 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." “Ensina” – nossa parte “E quando for velho não se desviará” = promessa de Deus e toda a promessa exige fé. Cremos que muitas vezes fazemos a nossa parte, mas falta-nos confiança nas promessas de Deus.
 2 – Uma mãe vitoriosa tem uma fé autêntica. 2 Timóteo1.5
pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.”
          Ao escrever a Timóteo, Paulo declarou que conhecia a sua fé que não era fingida, mas verdadeira, assim como era a fé de sua avó e de sua mãe. Por causa desse tipo de fé, que estava em Timóteo, ele seria vitorioso em suas adversidades. A fé de Eunice era autêntica – Eunice realmente cria em Deus, não era apenas uma religiosa, mas alguém agradava a Deus pela sua fé. (Hb 11.6)
                Eunice não era alguém que vinha a igreja por apenas cumprir um ritual, mas era alguém que acreditava mesmo no poder de Deus em sua vida e na vida de seu filho. Cria que seu filho cresceria nos caminhos do Senhor e isso agradou a Deus. Ser uma mãe de fé , é ser uma mãe de oração, ser uma mãe de oração é ser alguém que não desiste de seus filhos, mas sabe que, com perseverança, colherá os resultados. Ser mãe de fé é ser como Eunice .
              Eunice era uma mãe que compreendeu que o ser vem antes do ensinar – Eunice aprendeu com sua mãe Lóide e agora passou ao seu filho Timóteo. Primeiro ela foi, depois ela fez. Primeiro ela demonstrou, depois ela ensinou. Primeiro ela testemunhou, depois ela transmitiu o ensino. A fé sincera que habitou em Timóteo, primeiro habitou em sua mãe.
            Se como pais e mães, queremos filhos de fé, primeiro nós precisamos ser essas pessoas de fé. Não é fazendo todas as vontades de nossos filhos,mas crendo que eles se tornarão grandes homens e mulheres de Deus, e não tampouco sendo carrascos, mas os educando nos caminhos de Deus, e diante das dificuldades , acreditando na intervenção e milagre de Deus. Acreditando que Deus nos ajudará.
            Não são as estratégias humanas ou o jogo de cintura, nem sequer ter ou não ter recursos financeiros que tornará nossos filhos uma grande bênção, mas uma fé autêntica no nome de Jesus. Uma mãe vitoriosa tem uma fé autêntica.
Conclusão
“Mães de Joelhos filhos de pé”. Realmente, muito da vida de um filho depende da intercessão dos seus pais, e muitas vezes as mães, por sua sensibilidade maior, acabam se dedicando muito a oração para o bem estar de seus filhos. Eunice, era a "boa vitória" incutida no caráter de Timóteo, quer no que diz respeito ao amor, à fidelidade à Palavra, ao trabalho, ao sofrimento como bom soldado de Jesus Cristo. Precisamos de mulheres como Eunice, mãe de Timóteo, para que incutam as Sagradas Letras no coração de seus filhos e eles sejam verdadeiros motivos de honra para o Senhor. Eunice, mãe de Timóteo se chamava Boa vitória, e realmente essa mãe tinha uma boa vitória, pois tinha a salvação em Cristo Jesus, e também a boa vitória que toda mãe crente quer, a de ver seu filho firme, fiel e servindo nos bons caminhos do Senhor. Aprendemos hoje sobre duas características de uma mãe vitoriosa: 1 – Uma mãe vitoriosa é verdadeiramente crente 2 – Uma mãe vitoriosa tem uma fé autêntica.
Características de uma mãe vitoriosa Características de uma mãe vitoriosa Reviewed by Redação on maio 16, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.