Pular para o conteúdo principal

Promessas de Deus para um escolhido



Is 45: 1-3

1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão.

2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; 3 dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.Você é um escolhido de Deus. A bíblia nos fala que Ele nos escolheu. Efesios 1:4 nos diz: “ assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”. Uma das grandes verdades da bíblia é o fato que Deus nos escolheu para sermos dele, para sermos salvos. Mas, além de sermos escolhidos de Deus, somos escolhidos com propósitos, o propósito mais sublime que Deus nos escolheu foi a expressão em nossas vidas da sua glória e louvor, mas eu creio também que Deus nos escolheu para missões aqui na terra: A missão de pregar o evangelho, a missão de pertencer à uma família, a missão de ser pai e mãe.



Quero te dizer que Deus te colocou como escolhido no lugar que Ele escolheu pra você, no ministério que ele escolheu pra você e na família que Ele escolheu pra você, e nestes lugares Ele deu uma missão, um propósito pra você. Seja você, mãe, pai ,avô , avó, membro da família, membro da igreja, patrão ou empregado. Uma coisa é certa, onde você está, você foi escolhido por Deus para exercer uma missão.
O texto de hoje tem seu cumprimento no final do exílio do povo de Jerusalém na Babilônia, O povo do reino Sul de Israel, Judá passou 70 anos no cativeiro da Babilônia, foram levados para lá pelo imperador Nabucodonosor. Mas, a Pérsia no período do cumprimento dessa profecia descrita por Isaías havia dominado a Babilônia, e Ciro rei da Pérsia, foi escolhido por Deus, apesar de não ser da nação de Israel, nem mesmo conhecer o Deus de Israel, para libertar esse povo do Egito e os enviar a terra de Jerusalém. O cumprimento dessa profecia está em Esdras 1: 1-4
“ No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. 3 Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. 4 Todo aquele que restar em alguns lugares em que habita, os homens desse lugar o ajudarão com prata, ouro, bens e gado, afora as dádivas voluntárias para a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém. “O rei Ciro da Pérsia, foi levado por Deus a publicar um decreto que dizia que todo judeu que assim desejasse poderia retornar pra Jerusalém a fim de reconstruir o templo e a cidade.Esdras dá a informação que, está profecia, também havia sido dada através de Jeremias.
Simplificando a história, a verdade que apesar de não ser Israelita, e não conhecer o Deus de Abraão, Ciro foi escolhido para exercer um propósito divino, e em Isaías , 45: 1-3 temos promessas de Deus para a vida e o ministério de Ciro. Deus revela-se como aquele que faz o que quer e usa a quem quer, e que também promete a quem deseja e cumpre o que promete.
E, assim como, somos escolhidos por Deus para exercermos o ministério que Ele escolheu para nós, podemos dizer que essas promessas do texto bíblico também são para nossas vidas.
Quais são as promessas de Deus para um escolhido?
1ª Promessa: A presença de DeusEu irei adiante de ti”v.2Essa promessa é consoladora, mas também é o que nos dá animo e força para cumprirmos o que Deus quer de nós. Os desafios que surgem diante de mim e você, são vencidos pela presença de Deus que está conosco. Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28: 20:” E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
É confortante saber que somos escolhidos de Deus e que não estamos sozinhos. Nesse novo a ano então Deus tem uma promessa pra você : “Eu irei adiante de ti”. Diante dos novos desafios que surgem e surgirão, Deus vai conosco e diante de nós, antes de encontrarmos as dificuldades, Deus já foi a frente e as venceu por nós.
Então o salmista Davi no salmo 23 nos disse: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo”.Que essa também seja a nossa expressão: Senhor, sei que tu estás comigo, diante dos desafios e lutas não terei medo.
Isaías 41: 10 “ não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”2ª Promessa: O endireitar de Deus“Endireitarei os caminhos tortuosos” v. 2Quando Deus promete através de Isaías a Ciro, rei da Pérsia que lhe endireitaria os caminhos, o prometia facilidade para que alcançasse seu objetivo. Quando Deus promete endireitar as nossas vidas, ele visa também facilitar a nossa caminhada. Por um caminho tortuoso a viagem fica mais demorada, por um caminho direito a viagem é melhor. Existem caminhos tortuosos na nossa vida que tem nos atrapalhado de receber tudo o que Deus tem pra nós.
Caminhos tortuosos representam o pecado, a falta de fé, a desconfiança, significam erros do passado que trazem conseqüência até hoje. Mas, a 2ª promessa de Deus que vemos neste texto é que ele vai endireitar os caminhos tortuosos, pois fomos escolhidos para viver nos propósitos do Senhor.
Gostaria de convidar você a pensar: Quais são o s caminhos tortuosos da sua vida?
Deus vai endireitar tudo. Tudo o que está errado receberá o toque das mãos de Deus e será mudado.

3ª Promessa: As portas abertas por Deus“Quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” v.2

v. “para abrir diante dele as portas que não se fecharão” v.1

Quando Deus nos escolhe para os seus propósitos Ele mesmo abre as portas para que esses propósitos se cumpram.As portas sãos as oportunidades. O fato é que você foi escolhido para os propósitos de Deus, e nada vai impedir você de exercer o seu ministério. Jesus disse a Pedro que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. Nada vai impedir você de ganhar vidas, nada vai impedir você de conquistar pessoas, nada vai impedir você de conquistar as bênçãos que Deus tem preparado. Esse ano de 2012 é o ano das portas abertas na sua vida.Existem portas que somente serão abertas por Deus, você não tem força para abrir, as pessoas não tem força para abrir, mas derrepente você contemplará novas oportunidades, novas bênçãos coisas maravilhosas, que você contemplará e dirá que só Deus poderia ter feito isso.

4ª Promessa: Os tesouros de Deusv.3 " dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

"

“dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas” – “Minha é a prata e meu é o ouro diz o Senhor dos Exercitos”.Ag 2.8
Deus prometeu a Ciro que ele, no propósito de conduzir seu povo a Jerusalém, encontraria tesouros e riquezas escondidas, encobertas.
Quando nos dispomos a fazer o que Deus deseja de nós, encontraremos tesouros que ainda não conhecemos, bênçãos diferentes e surpreendentes alcançarão nossas vidas por obedecermos a escolha de Deus afim de vivermos os seus propósitos.
Qual é o tesouro que você tem buscado do Senhor? Ele dará mais do que você tem buscado em oração, quando você estiver andando no seu propósito. Há tesouros encobertos que descobriremos ainda nesse ano. Mas, os tesouros que estão encobertos somente serão achados pelo caminho da oração.
Ore, busque a Deus, submeta-se ao seu propósito e você encontrará tesouros que você ainda não conhece.
Resumo:
Uma das grandes verdades da bíblia é o fato que Deus nos escolheu para sermos dele, para sermos salvos. Mas, além de sermos escolhidos de Deus, somos escolhidos com propósitos.
Deus nos escolheu para missões aqui na terra: A missão de pregar o evangelho, a missão de pertencer à uma família, a missão de ser pai e mãe. Quero te dizer que Deus te colocou como escolhido no lugar que Ele escolheu pra você, no ministério que ele escolheu pra você e na família que Ele escolheu pra você.
Apesar de não ser Israelita, e não conhecer o Deus de Abraão, Ciro foi escolhido para exercer um propósito divino, e em Isaías , 45: 1-3 temos promessas de Deus para a vida e o ministério de Ciro.Nosso tema foi: Promessas de Deus à um escolhido.Quais são essas promessas?
1ª Promessa: A presença de Deus
“Eu irei adiante de ti”v.2
2ª Promessa: O endireitar de Deus
“Endireitarei os caminhos tortuosos” v. 2
3ª Promessa: As portas abertas por Deus
“Quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” v.2
4ª Promessa: Os tesouros de Deus
"dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome".

Contribua com o nosso ministério, ofertando1,30R$ pelo link abaixo do Mercado Livre, e enviaremos o ebook completo com 48páginas: Trazendo a Arca da Aliança







Comentários

  1. Pr. Jorge Gloriona.
    Sinto-mi muito honrado ao comentar sobre este DEUS, e como e ELE faz nesta passagem para mostar para muitos lideres os quais pregam e doutrinam muito bem, porem não vevem o que pregam. quer seber quem e seu lider pergunta para sua esposa.
    não, nao pergunta não ou ela pode ate apanhar. Mais vai passar apenas um dia com ele. este lição a qual DEUS nos da atraves deste seu terrivel e grande AMOR escolhendo alguem o qual nem se quer o conhecia hoje entendo o porque de pregadores estarem caindo e DEUS levantando traficantes os quais não o conhecem, mais é para falar do seu AMOR a quem precisa. isto cai primeiro para mim ou nos mudamos nossa visão do evangelhio ou amanha sera tarde demas. seguir a CRISTO é tão somente AMAR a DEUS sobre todas as coisas e ao nosso proximo como a ti mesmo. Amados JESUS esta voltando...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trazendo a Arca da Aliança

Como trarei a mim a arca de Deus? Leonard Ravenhill(1907-1994) foi um escritor e evangelista cristão britânico que focalizava em assuntos como oração e avivamento. É mais conhecido por desafiar a igreja moderna e seu mais notável livro é “Por Que Tarda o Pleno Avivamento?” Através de seu ensino e de seus livros, Ravenhill abordou as disparidades que ele percebia entre a Igreja do Novo Testamento e a Igreja moderna e apelou para a adesão aos princípios do avivamento bíblico, transcrevo um dos capítulos do Livro “Por Que Tarda O Pleno Avivamento: “Na igreja moderna, a reunião de oração é uma espécie de Cinderela. Essa serva do Senhor é desprezada e desdenhada porque não se adorna com as pérolas do intelectualismo, nem se veste com as sedas da Filosofia; nem se acha ataviada com o diadema da Psicologia. Mas se apresenta com a roupagem simples da sinceridade e da humildade, e por isso não tem receio de se ajoelhar. O “mal” da oração é que ela não se acha necessariamente associada a grandes f…

Resgatando os valores perdidos no lar

Lucas 15.8-10
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
A parábola (ilustração) da dracma perdida faz parte do conjunto de parábolas que Jesus contou em Lucas 15 para ilustrar o amor de Deus pelos pecadores, a parábola da ovelha perdida, do dracma perdida e do filho pródigo. Nas três parábolas, Deus busca o que estava perdido, encontra o que estava perdido e celebra com grande alegria a recuperação do que estava perdido. Uma Dracma era uma moeda. Observa-se que a mulher descrita é uma camponesa pobre, e as dez moedas de prata, "provavelmente representam a poupança da família." [2] As moedas também poderião ser o dote da mulher, vestida como um ornamento, como u…

Mantendo o fogo de Deus aceso.

1 Samuel 3.1-4
3.1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.
2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,
3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!
Existia no tabernáculo, onde se adorava a Deus, um candelabro , com sete lâmpadas que deveriam sempre estar acessas. E também havia o altar de holocaustos, onde o fogo não poderia se apagar.
· Ex 27.20“Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente” (Êxodo 27:20). –falando do candelabro
· Lv6 .12 e 13:“O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o h…