Trazendo a Arca da Aliança

Arca da Aliança 


Como trarei a mim a arca de Deus?
Leonard Ravenhill (1907-1994) foi um escritor e evangelista cristão britânico que focava em assuntos como oração e avivamento. É mais conhecido por desafiar a igreja moderna e seu mais notável livro é “Por Que Tarda o Pleno Avivamento?” Através de seu ensino e de seus livros, Ravenhill abordou as disparidades que ele percebia entre a Igreja do Novo Testamento e a Igreja moderna e apelou para a adesão aos princípios do avivamento bíblico, transcrevo um dos capítulos do Livro “Por Que Tarda O Pleno Avivamento:
“Na igreja moderna, a reunião de oração é uma espécie de Cinderela. Essa serva do Senhor é desprezada e desdenhada porque não se adorna com as pérolas do intelectualismo, nem se veste com as sedas da Filosofia; nem se acha ataviada com o diadema da Psicologia. Mas se apresenta com a roupagem simples da sinceridade e da humildade, e por isso não tem receio de se ajoelhar.
O “mal” da oração é que ela não se acha necessariamente associada a grandes façanhas mentais. (Não quero dizer, porém, que se confunda com preguiça mental). A oração só exige um requisito: a espiritualidade. Ninguém precisa ser espiritual para pregar, isto é, a preparação e pregação de um sermão perfeito segundo as regras da homilética e com exatidão exegética, não requer espiritualidade. Qualquer um que possua boa memória, vasto conhecimento, forte personalidade, vontade, autoconfiança e uma boa biblioteca pode pregar em qualquer púlpito hoje em dia. E uma pregação dessas pode sensibilizar as pessoas; mas a oração move o coração de Deus. A pregação toca o que é temporal; a oração, o que é eterno. O púlpito pode ser uma vitrine onde expomos nossos talentos; o aposento da oração, pelo contrário, desestimula toda a vaidade pessoal.
A grande tragédia de nossos dias é que existem muitos pregadores sem vida, no púlpito, entregando sermões sem vida, a ouvintes sem vida. Que lástima! Tenho constatado um fato muito estranho que ocorre até mesmo em igrejas fundamentalistas: a pregação sem unção. E o que é unção? Não sei. Mas sei muito bem o que é não ter unção (ou pelo menos sei quando não estou ungido). Uma pregação sem unção mata a alma do ouvinte, em vez de vivificá-la. Se o pregador não estiver ungido, a Palavra não tem vida. Pregador, com tudo que possuis, adquire unção.
Irmão, nós poderíamos ter a metade da capacidade intelectual que possuímos se fôssemos duas vezes mais espirituais. A pregação é uma tarefa espiritual. Um sermão gerado na mente só atinge a mente de quem a ouve. Mas gerada no coração, chega ao coração. Um pregador espiritual, sob o poder de Deus, produz mentalidade espiritual em seus ouvintes. A unção não é uma pombinha mansa esvoaçando à janela da alma do pregador; não. Pelo contrário; temos que batalhar por ela e conquista-la. Também não é algo que se aprenda; é bênção que se obtém pela oração. Ela é o prêmio que Deus concede ao combatente da fé, que luta em oração, e consegue a vitória. E não é com piadinhas e tiradas intelectuais que se chega à vitória no púlpito, não. Essa batalha é ganha ou perdida antes mesmo de o pregador pôr os pés lá. A unção é como dinamite. Não é recebida pela imposição de mãos, nem tampouco cria mofo se o pregador for lançado numa prisão. Ela penetra e permeia a alma; abranda-a e tempera-a. E se o martelo da lógica e o fogo do zelo humano não conseguirem quebrar o coração de pedra, a unção o fará.
Que febre de construção de templos estamos presenciando hoje. No entanto, sem pregadores ungidos, o altar dessas igrejas não verá pecadores rendidos a Cristo. Suponhamos que todos os dias diversos pescadores saiam para o alto-mar com seus barcos, levando o mais moderno equipamento que existe para o exercício desse ofício, mas retornem sempre sem apanhar um só peixe. Que desculpa poderiam dar para tal fracasso? No entanto é isso que acontece nas igrejas. Milhares delas estão abrindo as portas dominicalmente, mas não vêem conversão. Depois tentam encobrir sua esterilidade interpretando textos bíblicos a seu bel-prazer. Mas a Bíblia diz: “Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia…”
E o mais triste em tudo isso é que o fogo que devia haver nesses altares encontra-se apagado ou arde em combustão muito lenta. A reunião de oração está morrendo ou já morreu. Com a atitude que temos em relação à oração, estamos dizendo ao Senhor que o que ele começou no Espírito, nós terminaremos na carne. Qual é a igreja que pergunta a um candidato ao ministério quanto tempo ele passa diariamente em oração? A verdade é que o pregador que não passa pelo menos duas horas por dia em oração, não vale um vintém, por mais títulos que possua.
A igreja hoje se acha como que postada na calçada assistindo, entre aflita e frustrada, à parada dos maus espíritos de Moscou, que marcham pomposamente no meio da rua respirando ameaças contra “tudo que é amável e de boa fama”. Além disso, no lugar da regeneração, o diabo colocou a reencarnação; no lugar do Espírito Santo, os espíritos-guias; no lugar do verdadeiro Cristo, o anticristo.
E o que a igreja tem para contrapor aos males do comunismo? Onde está o poder espiritual? A impressão que se tem é que, ultimamente, uma forte sonolência tomou o lugar da oposição religiosa, nos púlpitos e também nas publicações evangélicas. Quem hoje batalha “diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”? Onde estão os combatentes divinamente ungidos de nossos púlpitos? Os pregadores que deviam estar “pescando homens”, parecem estar pescando mais é o elogio deles. Os que costumavam espalhar a semente, agora estão colecionando pérolas intelectuais. (Imagine só, semear pérolas num campo!)
Chega dessa pregação estéril, espiritualmente vazia, que é ineficaz, porque foi gerada num túmulo e não num ventre, e se desenvolveu numa alma sem oração, sem fogo espiritual! É possível alguém pregar e ainda assim se perder; mas é impossível orar e perecer. Se Deus nos chamou para o seu ministério, então, prezados irmãos, insisto em que precisamos de unção. Com tudo que possuis, adquire a unção, senão os altares vazios de nossas igrejas serão exemplos vivos de nosso intelectualismo ressequido”.
A oração é o meio pelo qual buscamos a presença de Deus, é por ela que atraímos a unção de Deus, e nela que a onipresença dá lugar a manifestação da presença. Davi, foi uma das pessoas do Antigo Testamento que se destacou na prática da busca pela presença de Deus. Temos mais salmos de Davi, do que qualquer outra pessoa do Antigo Testamento, isso porque Davi almejava buscar a presença de Deus. Sua busca foi tão intensa que empreendeu por buscar a Arca da Aliança para perto de si, a qual havia sido tirada do tabernáculo pelos filhos de Eli, Hofni e Finéias. Enquanto, eles desperdiçaram seus ofícios sacerdotais e não buscaram a Deus, Davi esforçou-se ao máximo para atrair a Deus para si e para seu povo.
Vamos ver os seguintes textos bíblicos: 1Crônicas  13.5-14,15.11-16,25-28) e 1 Crônicas 13: 5-14)
“ Reuniu, pois, Davi a todo o Israel, desde Sior do Egito até à entrada de Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.Então, Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do SENHOR, que se assenta acima dos querubins.Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas.Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram.Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus? Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.”
Crônicas 15.11-16:”Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe  e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel. Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR. Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria. ” 25-28 :“ Foram Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães de milhares, para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom. Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também uma estola sacerdotal de linho.Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.”

                                          
Nas peregrinações de Israel no deserto, a Arca era levada à frente do povo. O mais importante que destacamos em relação a Arca da Aliança era que ela representava a presença de Deus. Onde a Arca estava, ali a presença de Deus se manifestava.
Houve uma passagem na história do povo de Israel onde a arca da aliança foi retirada pelos filisteus do meio do povo sendo trazida de volta, somente no reinado do Rei Davi. Arca foi tirada do tabernáculo de Israel, único lugar onde Israel adorava o Senhor, e de onde ela não poderia sair, pelos filhos do Sumo sacerdote Eli, Hofni e Finéias e foi levada para a guerra contra os filisteus que a tomaram, a arca representava a presença de Deus, a glória de Deus, e os filisteus a tomaram na batalha. Ela ficou mais de 20 anos fora de Israel, fora do tabernáculo.
A arca da Aliança simbolizava a presença e poder de Deus, sendo assim, quando a arca foi retirada do meio do povo de Deus, houve um período de ausência da presença de Deus. Quando Davi assumiu o reinado, ele resolveu trazer a arca da aliança de volta porque sabia da importância da presença de Deus em meio ao povo. Para que isto acontecesse houve duas tentativas para trazer a arca, sendo que a primeira foi frustrada por não ter agido de acordo com Deus, porém na segunda tentativa, ele foi bem-sucedido. 
Na primeira tentativa, em 1Crônicas 13.7, puseram a arca de Deus em um carro novo, utilizaram a mesma maneira dos filisteus.  Em 1Crônicas 13.8, alegravam-se com música; no capítulo 13 verso 9, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurar a arca, então veio a ira do Senhor sobre ele, por causa de sua irreverência, e ali ele morreu. Em 1 Crônicas 13:12 lemos que temeu Davi ao Senhor e então perguntou: Como trarei a mim a arca de Deus?
Lições que podemos tirar deste texto:
1. O Senhor quer que façamos do “jeito Dele” e não a nossa maneira. Utilizar o carro, nos fala de transferirmos a nossa responsabilidade para uma estrutura que não envolve o nosso esforço, a Arca deveria ser carregada nos ombros humanos pelos varais.
2. Havia ali música e aparentemente tudo estava correto, porém eles não estavam caminhando em obediência;
3. A atitude de Uzá foi o reflexo da familiaridade e não da intimidade. A arca permaneceu durante anos na casa de Uzá, e então provavelmente pela sua familiaridade com a arca ele se sentiu no direito de dar uma “ajuda”. Não basta estarmos familiarizados com a presença de Deus, temos que viver em intimidade com Deus. Depois de haver uma tentativa frustrada aos moldes do “homem” Davi então resolveu se voltar para o Senhor e perguntar qual era a Sua maneira para o transporte da Arca. Neste ponto iniciou a maneira correta do transporte da Arca.
Hoje, através do Sacrifício de Jesus, a arca se perdeu, porém, o que nos dá acesso a presença de Deus hoje é o sacrifício de Jesus na cruz. Agora no Novo Testamento, nós podemos adentrar a presença de Deus, não mais pela Arca, mas pelo sangue de Jesus. Mas, ao falarmos da arca, estamos nos referindo à uma vida na presença de Deus,  vida de comunhão com o Senhor. Nesse sentido, dizemos que a Arca, da manifestação da presença de Deus não pode estar afastada de nossas vidas.
Onde está a Arca da Aliança em sua vida? Onde está a manifestação da presença de Deus em sua vida? Talvez esteja longe! Talvez você esteja vivendo longe da presença de Deus. Mas é preciso atrair a presença de Deus para nós. É preciso atrair a manifestação da glória de Deus novamente para nossas vidas. 


Como podemos trazer de volta a presença de Deus em nossas vidas? 


1- Com santidade (Cap.15.11 e 12 e 14)


“Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semías, Eliel e Aminadabe  e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a ARCA do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei”.“Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel.”( v.14) 
Davi havia se frustrado na primeira tentativa em trazer a Arca, essa tentativa frustrada culminou com o fato de Uzá tentar segurar a Arca e morrer. A arca estava sendo trazida na primeira tentativa de maneira humana, conforme os intentos do coração de Davi. Isso revela que muitas vezes temos lidado com Deus da forma que nós queremos e não do jeito que a palavra de Deus nos ensina sobre esse relacionamento. Davi, então reconheceu a primeira necessidade para se trazer a presença de Deus de volta para nossas vidas: Santidade. 
Ele chamou os cabeças das famílias para o trabalho de trazer a Arca, mas a primeira exigência era a santidade: “Santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a ARCA do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei.” 
Para atrairmos e entrarmos na presença de Deus é preciso santidade, uma vida que não abrigue o pecado. Para servirmos a Deus, primeiramente deveremos começar pela santidade, o que é contrário à vontade do Senhor precisa ser eliminado de nossas vidas, para que aquilo que agrada ao Senhor seja feito.  O primeiro serviço prestado a Deus é a santidade. Não tem sentido algum eu tentar fazer algo para agradar ao Senhor e viver uma vida que o desagrade totalmente. 
Para trazer a arca esses levitas precisavam passar por uma auto avaliação, ver o que estava errado, abandonar o pecado; aí sim, estariam aptos para trazer ao povo a arca da Aliança, que representava a presença de Deus. 
A presença de Deus não pode habitar com o pecado. Quando Israel estava mergulhando na idolatria, ao ponto de sacerdotes como Hofni e Finéias, filhos de Eli, cultuarem a Baal com prostitutas as portas do tabernáculo, a Arca da presença de Deus foi tirada. Quando nos tempos do profeta Jeremias e outros profetas, o povo estava mais uma vez mergulhado no pecado da idolatria e imoralidade, a Babilônia, com Nabucodonosor, tirou o povo de perto do templo e da Arca, pois ali estava a presença de Deus, e neste período o Senhor removeu seu povo para a Babilônia. Pois Deus não habita com o pecado. 
Precisamos fazer como aqueles levitas. Examinarmos a nós mesmos, vermos se em nós há coisas desagradáveis ao Senhor e retirar de nosso comportamento, linguajar, pensamentos e atitudes, tudo o que para o Senhor não é agradável, pois a presença de Deus só é manifesta em nossas vidas, quando o pecado é abandonado.  Essa santificação nos é efetuada quando temos uma vida na palavra de Deus. É a leitura bíblica que nos levará a entender atitudes que estão erradas e não condizem com  Deus. Nossos Senhor Jesus orou ao Pai em Jo 17:17 : “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Sendo assim, nós jamais teremos uma vida de santidade sem nos apegarmos a leitura e prática da palavra de Deus. Sem a leitura bíblica, torna-se difícil apra você evitar o pecado.
Parece que o pecado é mais forte que você, parece que você não vai conseguir abandonar o erro. Abandonar o pecado, não é carnal, intensão mental ou pensamento positivo, abandonar o pecado é ESPIRITUAL,  e a palavra de Deus também é assim; além de ela te ensinar o que é o erro, ela vai trazer o fluir do Espírito Santo sobre você, e naturalmente você não irá mais desejar o pecado. A presença de Deus será real em nossas vidas , na sua vida e muitos milagres surgirão, pois Deus está presente e você está se santificando. 

2- Com obediência ( Cap 15. 15)

“Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor.
Lembre-se, na primeira tentativa de trazer a Arca, a assentaram num carro novo, um carro novo de boi, aparentemente era o melhor que eles poderiam fazer para Deus, mas não era o que a lei de Deus dizia, pois a lei orientava que a Arca deveria ser carregada em ombros humanos, por meio dos varais (cabos) que ela tinha para isso. O Senhor quer que façamos do “jeito Dele” e não a nossa maneira. Na primeira vez, Davi fez do seu jeito, mas agora ele buscou na palavra o jeito que Deus queria que sua arca fosse transportada. E o versículo que lemos nesse ponto nos diz que eles fizeram tudo conforme Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor que já havia sido ensinada através de Moisés.
A presença de Deus só será manifesta quando passarmos a fazer as coisas do jeito de Deus. Conforme a palavra e vontade de Deus, seguindo os preceitos divinos. Fazermos as coisas do jeito de Deus é vivermos uma vida de conformidade com a bíblia. Não praticarmos o famoso “jeitinho” que é a maneira de nos beneficiarmos de maneira ilegal. Fazer as coisas do jeito de Deus é fazermos aquilo que ele deseja em sua palavra. Só assim estaremos aptos a trazer novamente a glória de Deus, a Arca da Aliança. 

3     - Com o louvor ( Cap 15.16)

“Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria. ”
Para trazerem a Arca, nessa segunda tentativa, houve também a música. Davi foi quem ensinou sobre a necessidade de se adorar a Deus com músicas no Antigo Testamento. Foram designados cantores e instrumentistas para que levantassem a voz com alegria, ou seja, houve música de celebração ali. Salmos 22.3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.Salmos  (RC)22.3 Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel. 
Não é possível trazer a presença do Senhor sem louvores, se você o louva ele se manifesta, se você o cultua ele vem ao seu encontro. Então, Davi sabia disso e por isso, para trazer a Arca da Aliança ao seu lugar preparado. A presença de Deus é atraída com louvores. 
Assim, se você deseja a presença de Deus em sua vida, você a busca nos louvores.
Para nos enchermos do Espírito Santo, o apóstolo Paulo nos dá a receita:  Efésios  5.18-20: “ E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, “ 

4- Com reverência ( Cap 15.26 e 27) 


“26 Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros.27 Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também uma estola sacerdotal de linho”.
O texto diz no verso 26, que os levitas para levar a Arca da Aliança antecipadamente sacrificaram ao Senhor, esse era também o louvor que prestavam. O verso 27 nos diz que os levitas levavam a arca estavam usando um manto ( roupa) especial para aquele fim, e Davi não estava vestido como Rei, mas colocou-se entre os levitas. 
Deus não se manifesta onde ele não é honrado, ou onde sua honra está abaixo da honra que damos a nós mesmos. 
Davi tirou a coroa, e vestiu o manto e esteve entre os levitas. É necessário tirarmos nossas coroas, que dizem respeito a honra que damos a nós mesmos e honrarmos ao Senhor mais do que tudo em nossas vidas. Isso é reverência. 

Talvez temos andado longe da presença de Deus, não vemos sua manifestação em nossas vidas. 
Davi assumiu ali sua posição de sacerdote diante do Senhor, e se envolveu com todas as suas forças. 
Toda esta passagem tem algo muito precioso a nos ensinar. Precisamos entender que não é a respeito de um modelo de homens que a presença de Deus vai ser atraída quando nos reunimos diante do Senhor e sim a maneira de Deus. Quando nos reunimos diante do Senhor é necessário que assumamos a nossa posição de sacerdotes diante Dele e que haja uma vida de santidade, entrega e sacrifício. A adoração atrai a presença de Deus, e para isto, ela deve ser verdadeira, em espírito e em verdade. Não simplesmente oferecer música para ele, mas rendição de coração.
Trazer a Arca, é desejar, almejar e amar a presença de Deus, o Senhor declarou através de Jeremias:
“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.
Jeremias 29:13

                          

Referências: Bíblia On-line -Bìblia Almeida Revista e Atualizada, SBB , Bíblia Almeida Revista e corrigida ,SBB

Tristão, Christie - "Trazendo a Arca" www.adorando.com.br www.adorando.com.br/novo/MostraEstudo.aspx?codigo=548

BOYER Orlando - Pequena Enciclopédia Bíblica - Editora Vida.
Trazendo a Arca da Aliança Trazendo a Arca da Aliança Reviewed by Redação on outubro 18, 2011 Rating: 5

6 comentários:

Bruno Moura disse...

Estudo abençoado... Deus continue abençoando seu ministério... Paz do Senhor!

Redação disse...

Amém Bruno Moura, Deus te abençoe

Anônimo disse...

uma benção Que Deus continue te abençoando Pastor.

Unknown disse...

Apaz do Senhor Jesus Deus abençoe pelo estudo...E realmente uma vida de obediência
,reverência,louvor e santidade atraí a presença de Deus para nossas vidas.

Unknown disse...

Apaz do Senhor Jesus Deus abençoe pelo estudo...E realmente uma vida de obediência
,reverência,louvor e santidade atraí a presença de Deus para nossas vidas.

Unknown disse...

Apaz do Senhor Jesus Deus abençoe pelo estudo...E realmente uma vida de obediência
,reverência,louvor e santidade atraí a presença de Deus para nossas vidas.

Tecnologia do Blogger.