Evidências do grande amor de Deus


Is 49.14-16

14 Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.

15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. 16 Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.

O grande amor de Deus nos é revelado na bíblia e em nosso dia a dia. Mas na Bíblia esse amor se revela ainda com mais intensidade. No texto lido, vemos também a manifestação escrita do amor de Deus por nós. Todos temos conhecido o amor que as mães tem por seus filhos mas esse texto nos chama atenção pois nele o Senhor se revela como alguém que ama de maneira maior e melhor que uma mãe muito amorosa. O amor de Deus por nós é maior que a afeição que uma mãe amorosa dedica aos seus filhos.

O contexto desse trecho revelado a nós através de Isaías é de dificuldade, pois o povo de Jerusalém estava no exílio da Babilônia, por causa dos seus pecados foram tirados de suas terras em Jerusalém e levados por Nabucodonosor para a Babilônia. O povo de Jerusalém é mencionado no texto com o nome Sião, pois a cidade de Jerusalém ficava no monte Sião. Sião, portanto não era uma pessoa, mas o povo de Deus que estava cativo. Porém esta palavra Sião, aplicada a nossa vida, pode claramente se referir também a nós. O sentimento de Sião era que Deus havia abandonado seu povo no exílio. A demora de Deus tirar seu povo do exílio, ( e o exílo durou 70 anos) levava muitos ao sentimento de que Deus os havia desamparado.

Então através DO PROFETA ISAÍAS, o Senhor traz uma mensagem àquele que se sente abandonado por ele, uma mensagem ao seu povo amado, mostrando que Jerusalém, apesar de seu povo estar no exílio, e os seus muros destruídos, não havia sido esquecida por Deus.

Quais são as evidências do grande amor de Deus em nossas vidas?

1ª Evidência: Deus nunca nos desampara (14)

“ Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. “

O sentimento do povo de Sião , no exílio e diante da demora de Deus em os tirar do meio daquela provação, o fazia pensar erradamente, que Deus o havia desamparado. Porém, Deus não o havia desamparado, ele estava apenas o disciplinando. Na verdade, foi Sião ( o povo de Jerusalém ) que havia esquecido a lei do Senhor desviando-se de seus caminhos.

Deus nunca nos desampara, na verdade, nós é que muitas vezes nos afastamos dele

Is 59: 1 e 2

.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Salmos

40.17 Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!

70.5 Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois tu és o meu amparo e o meu libertador. SENHOR, não te detenhas!

2ª Evidência - Seu amor é incomparável. ( v15)

15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

O fato de Deus não se esquecer do povo que estava no exílio, do seu próprio povo é ilustrado através do cuidado que uma mãe amorosa tem com o seu filho que ainda mama. A qual sente no seu próprio corpo a necessidade de amamentar a criança.

Essa mãe amorosa, é cuidadosa e não esquece jamais do seu filho. Porém o grande amor de Deus é ilustrado de maneira tão forte, que ainda que essa mãe tão amorosa e cuidadosa venha a esquecer-se do filho, Deus porém , jamais esquece de seus filhos.

Esse amor que Deus tem é incomparável, nem sequer o amor de uma mãe se compara ao amor do Senhor.

Jeremias

31.3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

Jesus declarou em João 10:11:” Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Nenhum pastor daria a vida para livrar e defender uma ovelha, uma ovelha na comparação de Jesus, não valeria pela vida de um pastor. Mas, a diferença é que Jesus é o bom pastor, e nós somos as suas ovelhas, só ele nos ama tanto ao ponto de entregar sua vida voluntariamente para nos livrar do ladrão ( Satanás).

João

15
.13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

3ª Evidência ( do Grande amor de Deus) : O sacrifício de Jesus

16 Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.

Isaías tem a revelação de Jesus – Messiânico

Deus não se esquece de você – Você está gravado nas palmas de suas mãos... (anotar, gravar)

Como estamos gravados nas palmas das mãos do Senhor?

Jo 3.16-17

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quando as mãos dele estavam sendo pregadas na Cruz, ele estava pagando por nós.

Quando ele olha para as mãos ele lembra de você e de que foi por você.

Ele diz:NVI” Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.”

Conclusão

Todos temos conhecido o amor que as mães tem por seus filhos mas esse texto nos chama atenção pois nele o Senhor se revela como alguém que ama de maneira maior e melhor que uma mãe muito amorosa. O amor de Deus por nós é maior que a afeição que uma mãe amorosa dedica aos seus filhos.

Evidências do grande amor de Deus

Quais são as evidências do grande amor de Deus em nossas vidas?

1ª Evidência: Deus nunca nos desampara (14)

2ª Evidência - Seu amor é incomparável. ( v15)

3ª Evidência: O sacrifício de Jesus.



Evidências do grande amor de Deus Evidências do grande amor de Deus Reviewed by Redação on julho 27, 2011 Rating: 5

2 comentários:

Lucinalva disse...

Olá pastor Welinton
Linda reflexão, gostei do seu blog, que o Senhor te abençoe sempre.

Unknown disse...

Maravilhosa explicação, fiquei emocionada com o amor de Deus conosco!

Tecnologia do Blogger.