Vitória sobre a idolatria e ocultismo

Título: Vitória sobre idolatria e ocultismo
Textos: Colossenses 1.13; 1 Tessalonicenses 1.9
“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado”. (Col. 1.13)
“Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro”. (1 Tes. 1.9)
Introdução:
Ao refletirmos sobre este tema não alimentamos, em hipótese alguma, a polêmica, a provocação, ou a crítica a quem quer que seja. Reconhecemos que vivemos dias difíceis, muitas informações e propostas enganosas, falsas e mentirosas, reinam em nosso meio o ‘espírito de engano’. Creio que a atitude correta e segura é buscarmos nas Escrituras Sagradas, na bíblia, a palavra de Deus, a orientação divina, o que Deus nos ensina através da sua palavra.
Convido você para juntos agora buscarmos na bíblia o caminho certo, o que o Senhor Deus nos diz sobre estes assuntos.
Vamos ao estudo da palavra?

1º IDOLATRIA:
Êxodo 20.4-5: “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos”.
Levítico 19.4: “Não adorem ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês”.
Levítico 26.1: “O SENHOR Deus disse ao povo de Israel: - Não façam nenhum ídolo ou imagem, nem coluna sagrada ou pedra com figuras gravadas para adorar. Não adorem nenhum deles; eu, o SENHOR, sou o Deus de vocês”.
Isaías 42.17: “Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: 'Vocês são os nossos deuses’”.
Isaías 40.19 - 20: “Ele não é como uma imagem feita por um artista, que um ourives reveste de ouro e cobre de enfeites de prata. Quem não pode comprar ouro ou prata escolhe madeira de lei e procura um artista competente que faça uma imagem que fique firme no seu lugar”.
Isaías 44. 12, 13, 15, 16 e 17: “O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças. O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo. O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora. Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: "Que fogo bom! Já me esquentei bem!”Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: "Tu és o meu deus; salva-me!"
Isaías 45.19-20: “Eu não falei em segredo, não falei num lugar escuro e não disse ao povo de Israel que me procurasse num lugar deserto. Eu, o SENHOR, falo a verdade, e o que digo sempre merece confiança." O SENHOR Deus diz: "Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida, e apresentem-se no tribunal. Não sabem nada as pessoas que oram a deuses que não podem salvá-las, pessoas que fazem procissões, carregando as suas imagens de madeira”.
Jeremias 10.1-16 (apenas referência)
Salmo 115. 3-8: “Nós respondemos: "O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer. Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam; e da garganta deles não sai nenhum som. Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e os que confiam neles!"
Salmo 135. 15-18: “Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; e não podem respirar. Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e também os que confiam neles!”
2º OCULTISMO
Levitação, telepatia: a bíblia nos ensina que as coisas ocultas são para Deus; as reveladas são para nós: “Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis”. (Deuteronômio 29.29)
Oração pelos mortos: a bíblia proíbe:
“E, quanto à ressurreição dos mortos, será que vocês nunca leram o que Deus disse? Ele afirmou: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó." E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos”. (Mateus 22.31-32).
Lucas 16.19-31(referência).
“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: "Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!”. Mas vocês respondam assim: "O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor." (Isaías 8.19-20)

Os mortos não voltam:

“Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”. (Hebreus 9.27)
“Mas agora que está morto, por que jejuar? Será que eu poderia fazê-lo viver novamente? Um dia eu irei para o lugar onde ele está, porém ele nunca voltará para mim”. (2 Samuel 12.23)
“Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu”. (Eclesiastes 12.7)
O engano do diabo:
“E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz”. (2 Coríntios 11.14)
3º FEITIÇARIA: Superstição, crendices:
despachos: “Daqui em diante e para sempre, os israelitas nunca mais oferecerão sacrifícios aos demônios do deserto; pois, se fizerem isso, estarão sendo infiéis a Deus”. (Levítico 17.7), “Nenhum pai deverá entregar o filho ou a filha para servir o deus Moloque. Isso seria profanar o santo nome de Deus, o SENHOR”. (Levítico 18.21).
adivinhação: “Não comam carne em que houver sangue. Não procurem adivinhar o futuro, nem façam feitiçarias. Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês” (Levítico 19.26 e 31).
tatuagem: “Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o SENHOR”. (Levítico 19.28).
feitiço: “Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo. Qualquer homem ou mulher que invocar os espíritos dos mortos ou praticar feitiçarias deverá ser morto a pedradas. Essa pessoa será responsável pela sua própria morte”. (Levítico 20.6 e 27).
Práticas como leitura das mãos, mediunidade, sexta-feira 13, pé direito, gato preto, maus olhados, benzimentos, figas, pulseiras, patuás, rezas, pragas e tantas outras crendices não têm efeito sobre os filhos de Deus: “Como posso amaldiçoar aquele que Deus não amaldiçoou? Como posso condenar aquele que o SENHOR não condenou? A feitiçaria e a adivinhação não valem nada contra o povo de Israel. Agora todos dirão a respeito desse povo: 'Vejam só o que Deus tem feito!' (Números 23. 8-23), “A maldição não cai sobre quem não merece; ela é como um passarinho que voa sem rumo”. (Provérbios 26.2).
4º ONDE ESTÁ A NOSSA VITÓRIA E SEGURANÇA?
a) Fomos libertos por Jesus: “e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. (João 8. 32 e 36) – “Eles dizem: "Com as nossas palavras venceremos; ninguém vai tapar a nossa boca. Quem é que manda em nós?" (Salmo 12.4).

b) Fomos perdoados: “Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória”. (Colossenses 2.13-15), “Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado”. (1 João 1.7).

c) Estamos protegidos pelo sangue: “O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga”. (Êxodo 12.13)

d) Estamos escondidos em Cristo e no seu esconderijo: “Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus”. (Colossenses 3.1), “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: "Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti." Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa”. (Salmo 91. 1-4, 7 e 10)

e) Não estamos mais debaixo da maldição, ela já foi cancelada: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus”. (Romanos 8.1), “Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: "Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!”(Gálatas 3.13).

f) A palavra de Deus é a nossa arma, espada: “Jesus respondeu: - As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz." Jesus respondeu: - Mas as Escrituras Sagradas também dizem: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus." Jesus respondeu: - Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: "Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele." (Mateus 4. 4,7 e 10) ‘está escrito’ Jesus enfrentou o diabo usando a palavra de Deus, ela é a nossa espada do Espírito: “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá”. (Efésios 6.17)

g) O nome de Jesus: Há poder no nome de Jesus de Nazaré: “Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. (Marcos 16.17-18), “Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. (Filipenses 2.9-11).
5º O SEGREDO DA VITÓRIA
Além dos pontos que vimos acima acrescentamos a graça maravilhosa de Jesus que nos tirou das trevas e nos levou para a luz, “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2.9). Em Cristo experimentamos a nossa vitória sobre a idolatria, ocultismo e toda sorte de laço, engano, vivemos dias difíceis, a nossa luta é contra “as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”. Mas o que está em nós é maior que o que está no mundo, temos agora um novo estilo de vida, “ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o reino do seu Filho amado”. (Colossenses 1.13). O que acontece com aquele que se entrega a Jesus Cristo e o confessa como seu Senhor e Salvador é o que está escrito na bíblia: “como vocês deixaram ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro”. (1 Tessalonicenses 1.9). Agora somos filhos da luz, andamos na luz, agora conhecemos a verdade e andamos na verdade, não somos mais levados pelo engano do inimigo, em Cristo Jesus podemos agora afirmar: “Eu era cego e agora vejo” (João 9.25).
A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo permaneça convosco.
Rev. Messias Anacleto Rosa.
Londrina, 24 de maio de 2011
Vitória sobre a idolatria e ocultismo Vitória sobre  a idolatria e ocultismo Reviewed by Redação on maio 24, 2011 Rating: 5

Um comentário:

Redação disse...

Mensagem do Rev Messias Anacleto Rosa, pregada na Tarde da Esperança, no Espaço Esperança em Londrina-PR

Tecnologia do Blogger.