Bênçãos sobre a vida dos obedientes

Salmo 112
“Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! 2- Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.3- Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre.4- A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso compassivo e justo. 5 - Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios 6- O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. 7- Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. 8- O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários. 9- Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra. 10 - O ímpio o vê e fica irado, range os dentes e definha. O desejo dos ímpios se frustrará.”
O Salmo acima descreve as bênçãos que estão sobre a vida da pessoa que teme ao Senhor (v.1):” Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!”. Esse versículo resume todo o assunto do texto e a partir do versículo 2, o salmista passa a descrever as razões que mostram as bênçãos de Deus na vida dos obedientes a ele. Vejamos quais são elas:
1ª Benção: Família abençoada ( v.2)
“Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.”
Há duas palavras que aparecem neste versículo que se referem às nossas famílias: ”Descendentes” e “geração”. Esse versículo está nos mostrando que nossa obediência a Deus determinará a bênção sobre toda a nossa casa. Ex 20.6 nos diz o Senhor: “ e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” Salmo 128: 1 -4 nos fala: Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!”.Ter uma família abençoada em mil gerações é uma promessa que assumimos através de nossa obediência ao Senhor Deus.
2ª Bênção: Provisão superabundante ( v.3)
" Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre."
Há neste salmo bênçãos familiares, mas também bênçãos financeiras advindas da generosidade do justo.
Existem pessoas que tem muitas riquezas, mas não tem a família por perto, estão separados dos cônjuges, brigados com os filhos ou com os pais e em desavenças com os irmãos. Existem pessoas que tem muitas riquezas, mas não tem amigos. Existem aqueles que têm riquezas só para si, e por isso tem dinheiro, mas não têm prosperidade. E ainda pior, há aqueles que têm riquezas e não tem fé, não tem o maior tesouro que é a presença de Deus.
Aqueles que temem ao Senhor têm provisão em todas as coisas com abundância, mas ainda tem a graça de, além de tudo, ter prosperidade. Não somos adeptos da chamada teologia da prosperidade, mas cremos em um Deus todo poderoso que faz mais do que precisamos afim de que tenhamos para nossas necessidades e para os que carecem de auxílio, e ainda mais para que sua obra seja sustentada com os recursos que Ele nos dá, é o que nos ensina o verso 9:”Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra”.
3ª Bênção: Confiança em Deus (vers 7 e 8)
“7- Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. 8- O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.”
O texto diz que aquele que obedece ao Senhor tem uma grande bênção: Confiança. Ele sabe que por mais dura que seja a noticia, e por mais difícil que seja a época, Deus o ajudará e livrará. Diante de más noticias o obediente tem em seu coração a boa noticia: ”Deus está comigo para me livrar”. Diante das batalhas o obediente sabe que o inimigo está derrotado.
4ª Bênção: Generosidade voluntária (v.9)
“Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra”.
O obediente é tão abençoado porque entende o principio da generosidade que traz sobre nós chuvas de bênçãos. Então ele vê a benção sobre si e sente a necessidade do outro. É esse o ensino do Senhor através do apóstolo Paulo em 2 Co 9.6-11:“6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.”
Vimos hoje, no salmo 112 as bênçãos que estão sobre a vida da pessoa que teme ao Senhor, sobre a vida dos obedientes. ” Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!”(Sl112.1).

Pr Welinton Mehret
Bênçãos sobre a vida dos obedientes Bênçãos sobre a vida dos obedientes Reviewed by Redação on março 03, 2011 Rating: 5

Um comentário:

valdinei disse...

Pastor gostaria de manter contato. meu nome è Valdinei, sou pastor da Igreja Menonita aqui em Piçarras SC, o meu interrese é que eu nasci ai em Nova Aurora em 1977 e nunca havia visto nada sobre a cidade. meu msn é professorvaldinei@hotmail.com

Tecnologia do Blogger.