A plenitude do Espírito Santo





Efésios 5.18 "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito..." 
 O termo “Plenitude” quer dizer: cheio, completo, inteiro, perfeito.O propósito de Deus para seus filhos é que todos sejam cheios, plenos do Espírito Santo.
Todo salvo é regenerado pelo Espírito, habitado pelo Espírito, selado pelo Espírito e batizado pelo Espírito no corpo de Cristo. Porém, nem todos os que têm o Espírito Santo estão cheios do Espírito. Cremos que o número de cristãos hoje, cheios do Espírito Santo é um numero muito pequeno. 
Muitas razões nos levam a isto:· Ignorância do assunto; Falta de instrução sobre o assunto;· Preconceito – temos uma tradição muito forte que nos torna preconceituosos quanto ao Espírito Santo;· Medo –Muitas pessoas tem medo que certos fenômenos lhes aconteça e temem também o que os amigos vão dizer a seu respeito, medo da manifestação sobrenatural de Deus na vida. 
Nosso propósito com este assunto é o de orientar, inspirar, encorajar e desafiar os irmãos a buscarem e alcançarem esta feliz e gloriosa experiência da vida cristã.
O apóstolo Paulo ordena: “E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Aqui, Paulo dá uma ordem negativa: “não vos embriagueis com vinho” e uma ordem positiva: “enchei-vos do Espírito”. O contraste é que o vinho conduz à dissolução, mas a plenitude do Espírito ao domínio próprio. Quem está cheio de vinho não pode estar cheio do Espírito. Quem é dominado pelo vinho não pode ser dominado pelo Espírito.
Alguns passos a serem dados na busca e obtenção desta bênção: 

1º passo: Um total esvaziamento (Rm 7.8 e 21-25) 

7.8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. 
A leitura de Romanos 7 nos mostra um homem em conflitos, contra o seu pecado e contra seu “EU” –ego.
O nosso EU é muito forte, orgulhoso, prepotente, não aceita ser ferido, humilhado. Como idolatramos o nosso Eu! Exemplo:-Eu quero;-Eu faço;Eu tenho; eu posso;- Chegamos a idolatrar o nosso eu- somos ególatras. E a única maneira de nos esvaziarmos do nosso ego é deixá-lo na cruz.
Rm 6.6: “ sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;” 
Rm 6.11: Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Gl 2.19: .19 "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;"
Efésios 4.22 "no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano"
Precisamos de um total esvaziamento do nosso ego e dos nossos pecadosOs pecados ocultos precisam vir à tona pela confissão. Enquanto há pecados escondidos os canais estão obstruídos - Sl 66.18 "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido."
O Espírito Santo deseja nos encher, mas como ele vai ocupar aquelas áreas que já estão ocupadas pelo pecado? À medida que somos purificados o Espírito Santo vai nos enchendo. Façamos agora uma sondagem do nosso coração, como estamos? Deus enche vasos vazios. 
Eliseu o profeta orientou que a viúva pobre lhe trouxesse vasilhas vazias, muitas, para que o Senhor multiplicasse o azeite.Para que o Espírito Santo nos encha, 1º precisamos estar vazios de nosso ego e de nossos pecados . UM TOTAL ESVAZIAMENTO é o 1º passo para a plenitude do Espírito Santo. 

2º passo : Um total quebrantamento Sl 51.17 

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Além de vazios de nosso ego, e de nosso pecado, o que o Espírito Santo deseja encontrar em nós quebrantamento. É o estado de estarmos quebrados, prostrados, caídos – passivos ao cuidado e ação de Deus. 

Salmo 34.18 "Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. 

Jeremias 18.1-6 1 "Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel".

 Isaías 64.8: " Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos."

    Só depois de quebrantados, desamanchados e refeitos, com as imperfeiçoes retiradas , estaremos preparados para ser, como vaso, cheios do óleo de Deus.
A plenitude do Espírito Santo A plenitude do Espírito Santo Reviewed by Redação on dezembro 19, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.