Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Em meio a situações impossíveis


2 Reis 4.1-7
1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. 2 Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 3 Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.
4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 6 Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. 7 Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.

“Se Deus quer realizar um pequeno milagre, Ele nos coloca em situações difíceis; Se Ele quer realizar um grandioso milagre, Ele nos coloca em situações impossíveis.” Watchman Nee. 16/1/07
Isso quer dizer que: "Se Deus pretende fazer alguma coisa maravilhosa, ele começa a partir de um problema. Se Deus pretende fazer alguma coisa espetacular, ele começa a partir de uma impossibilidade." 18.3.2008
Qual é a situação que você está vivendo hoje?

O texto que lemos hoje, fala do período dos Reis de Israel, e fala-nos de 4 pessoas: um profeta chamado Eliseu, que substituiu o profeta Elias, uma viúva crente que confiava em Deus e dois filhos.
Chama-nos a atenção neste texto que essa viúva estava vivendo uma situação extremamente difícil. A situação das viúvas nos tempos Bíblicos geralmente eram situações difíceis, apesar de serem foco de atenção e de caridade. Elas não tinham o sustento necessário para sobreviver. Não tinham forças para trabalhar no pesado trabalho dos tempos antigos, Nem sequer tinham uma pensão (INSS) ou aposentadoria para sobreviver. E no caso dessa viúva a situação era ainda mais difícil, pois quando alguém devia muito dinheiro, conseqüentemente se tornava escravos daquele a quem devia. Então seus filhos estavam para serem buscados para se tornar escravos. Além de tudo isso essa mulher não tinha nada em casa, a não ser um resto de azeite. (1 e 2)
"1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. 2 Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite."
Essa mulher não quase nada, porém ainda tinha um pouco de algo considerado extremamente valioso em sua época. Um pouco de azeite. E a partir de Azeite, Deus quis realizar um grande milagre. As Atitudes dessa mulher nos revelam o que devemos fazer quando estamos em situações difíceis e impossíveis.

O que devemos fazer em meio a situações impossíveis?
1) Buscar a orientação de Deus. (v.1)1 Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.”
Por que essa mulher em meio a situação impossível vai até Eliseu?
a) Ela sabia que Eliseu era um homem de Deus.
b) Ela sabia que as palavras que saiam da boca de Eliseu vinham de Deus ( pois Eliseu era profeta)
c) Eliseu , assim era um representante da vontade de Deus para a vida dela.
d) Quando ela vai a Eliseu, não vai para pedir a orientação de Eliseu, mas para pedir a orientação e o socorro de Deus, através da vida de seus servo.
Essa mulher não deu á impossibilidade a ultima palavra, ela toma a atitude correta e vai buscar a orientação necessária para mudar a situação impossível e salvar sua família e sua vida.
Essa é a primeira atitude a se tomar em meio a situações impossíveis, buscar a orientação de Deus.
Onde encontraremos a orientação de Deus?
Em sua palavra. A palavra de Deus nos dará a fé necessária para mudar qualquer situação impossível.
Em meio a situações impossíveis
O que devemos fazer em meio a situações impossíveis?
2) Ouvir a orientação de Deus (v.3e4)
3 Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.
4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.
Quando essa mulher, vai buscar a orientação de Deus, ela recebe essa orientação através do profeta Eliseu e ela passa a ouvir essa orientação. Quando ouvimos a orientação da palavra de Deus, estamos posicionados corretamente para receber os milagres de Deus.
Em Romanos 10.17 lemos (conforme NVI) :” Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”
Como vem a fé? Por se ouvir a mensagem. Se você ouve, recebe fé e quando há fé, há o milagre.
O que devemos fazer em meio a situações impossíveis? 1) Buscar a orientação de Deus. 2)Ouvir a orientação de Deus (v.3e4)
3) Obedecer a orientação de Deus (v.5e6)
"5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 6 Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou."
Quando a mulher ouviu a orientação de Deus através das palavras de Eliseu , ela prontamente obedeceu. Emprestou muitas vasilhas de seus vizinhos, fecharam a porta da casa e começaram a derramar o azeite que tinham, azeite que foi se multiplicando até encher todas as vasilhas. O milagre aconteceu e ela com sua família puderam sair do meio da situação impossível. Embora a orientação de Deus não tivesse nenhuma lógica humana, ela não se importou, pois o milagre não viria pela lógica da orientação de Deus, mas pela prontidão dela obedecer a orientação de Deus.
Muitos milagres aconteceram em nossas vidas pelo fato de obedecermos as orientações de Deus.
Deuteronômio 28.1-14:
“28.1 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: 3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. .6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. 7 O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. .8 O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus. 9 O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti. 11 O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. 12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. 13 O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14 Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.”
Em meio a situações impossíveis, você não tem que se desesperar, você não tem que fazer um sacrifício, você não tem que fazer qualquer outra coisa além de crer e obedecer a palavra do Senhor. Essa mulher obedeceu e aconteceu um milagre muito grande. Agora ela tinha azeite para vender pagar suas dividas, salvar seus filhos da escravidão e viver com o dinheiro desse azeite com seus filhos. Um lar que estava para acabar é salvo pela obediência de uma serva de Deus.
Assim: O que devemos fazer em meio a situações impossíveis? 1) Buscar a orientação de Deus. 2)Ouvir a orientação de Deus (v.3e4)3)Obedecer a orientação de Deus (v.5e6) e ainda:
4) Testemunhar o milagre de Deus (v.7)
. 7 Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.
Essa mulher ficou tão feliz pela obra milagrosa de Deus em sua vida que vai correndo com alegria contar ao profeta Eliseu o grande milagre que recebera. Ela expressa assim a Deus sua gratidão e alegria.
O testemunho é a coroação do milagre. Enfim ela estava livre de uma situação impossível, pois o impossível para os homens é possível para Deus.
Quando temos a pratica de testemunharmos os milagres de Deus, não deixamos mais os milagres passarem pelas nossas vidas sem percebermos. Começamos a ter mais noção das coisas que Deus está fazendo. E vemos que muitas vezes Deus operou grandes milagres e nos livrou em meio a situações impossíveis, mas deixamos isso passar.
O testemunho é importante, pois fortalece nossa fé e alegra nossos corações. É importante em nossas reuniões de oração não apenas pedirmos as bênçãos de Deus, mas também começarmos a narrar coisas que Deus tem feito em nossas vidas e famílias. E aí expressaremos o que está no salmo 126:1-3
“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. .2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. “
Sl 13.6:”Cantarei ao Senhor porquanto me tem feito muito bem”.

Conclusão

“Se Deus pretende fazer alguma coisa maravilhosa, ele começa a partir de um problema. Se Deus pretende fazer alguma coisa espetacular, ele começa a partir de uma impossibilidade."
Qual é a situação que você está vivendo hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário