Mantendo o fogo de Deus aceso

Mantendo o fogo de Deus aceso

1 Samuel 3.1-4

3.1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes. Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,  o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!

Existia no tabernáculo, onde se adorava a Deus, um candelabro,com sete lâmpadas que deveriam sempre estar acessas. E também havia o altar de holocaustos, onde o fogo não poderia se apagar.


· Ex 27.20“Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente” (Êxodo 27:20). –falando do candelabro.

· Lv6 .12 e 13:“O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.”·

 O fogo no altar e o candelabro aceso representavam a presença de Deus.

No período em que estamos estudando hoje; Eli era sacerdote, portanto descendente de Arão, irmão de Moisés, como só ocorre a toda linhagem sacerdotal israelita, ele foi irrepreensível exceto num aspecto: a aprovação das atitudes de seus filhos, Hofni e Finéias, sacerdotes também por herança, aos quais se reservavam o melhor da casa de Israel ante o ofício de intermediação entre o homem e DEUS.
Contudo ambos desprezavam o DEUS altíssimo, profanando as ofertas queimadas no altar, retirando a carne do sacrifício antes que se queimasse a gordura como ordenava a lei de Moisés e, mais, praticavam atos sexuais imorais no templo, seduzindo jovens israelitas que circundavam o templo, escondidos no status de sacerdotes, em desprezo ao DEUS único e verdadeiro que conheciam.
O símbolo de Israel é o candelabro (Menorah) de sete velas que ficava no tabernáculo de culto e adoração. Também havia um fogo no altar que permaneceria para sempre aceso.

Mas Hofni e Finéias com suas atitudes e apagavam a luz espiritual de DEUS no altar do sacrifício, descaminhavam, instilavam a fornicação, adultério, o profano e tudo o que é incompatível à santidade de DEUS que os constituíra sacerdotes e estabelecera Israel como nação e Estado. O pai, sumo sacerdote Eli, ouvia as queixas e até os “repreendia”, mas não o suficiente, não honrando mais a DEUS que aos seus filhos, pelo que a sua omissão contribuiu ao enfraquecimento da lâmpada de DEUS em Silo, ou seja da presença de Deus no tabernáculo e em Israel . Então DEUS por um profeta lhe avisou que exterminaria sua casa e, num só dia, seus filhos morreriam, porquanto Eli honrara mais a seus filhos do que a DEUS.
Porém, anualmente subia a Silo uma mulher amargurada de espírito, chamada Ana. Era estéril e desprezada por isso. Apesar do amor de seu esposo Elcana, a esterilidade era-lhe uma tristeza e uma vergonha como ocorreria a todas as mulheres na cultura do oriente.
Mas houve uma ida ao templo em que essa mulher chamada Ana de tal maneira se desfez em lágrimas diante de DEUS. E Eli, vendo-a balbuciar sem emitir som, reputou-a como bêbada e lhe advertiu . Ana, porém, respondeu que não era a bebida, mas a aflição de alma por ser estéril, que estava expressando, então Eli lhe abençoou para que DEUS lhe concedesse um filho.
Ana prometera a DEUS que se lhe desse um filho ela o consagraria ao todo-poderoso e à sua casa, o tabernáculo em Silo no qual repousava a Arca da Aliança, e onde estava o altar com fogo continuo e o candelabro sempre acesso. DEUS ouviu sua oração e cumpriu a palavra da boca de Eli. O que Eli e Ana não sabiam era o plano de DEUS na vida da ex-estéril e da criança que viria. Seu nome é Samuel, o sacerdote-profeta que ungiu o rei Davi.
Ainda criança, logo ao ser desmamado Ana o entregou ao sacerdote Eli e só o via uma vez por ano, quando subia a Silo para adorar e levava uma nova túnica ao menino, porque era criança e crescia.
Numa noite, antes que a lâmpada se apagasse, a do candelabro, não a do altar, DEUS chamou Samuel, mas não em qualquer momento, e sim antes que a lâmpada da sua presença se apagasse, porque Eli, Hofni e Finéas apagavam a luz de DEUS com suas vidas.

BAIXE SLIDES EM PDF + E-BOOK TRAZENDO A ARCA DA ALIANÇA - VEJA AQUI

O fogo no altar nunca deveria apagar-se, pois simbolizava a presença de Deus. Muitas vezes a Bíblia se refere ao fogo, como a presença de Deus.
a) Foi em uma coluna de fogo que Deus ia diante do povo de Israel no frio do deserto
B) Foi com fogo que Deus destruiu a cidade de Sodoma e Gomorra
C) Foi com fogo que Deus utilizou Sansão para pegar as raposas e incendiar a seara dos filisteus 
D) Foi com fogo que Elias destruiu seus inimigos que queriam o matar.
E) Foi com tochas de fogo que Gideão derrotou o exercito dos midianitas.
F) Foi com Fogo que Deus recebeu o holocausto no monte carmelo , e derrotou os profetas de baal .
G) Foi com Fogo que Deus batizou os discípulos no dia de pentecoste.
H) E vai ser com fogo que Deus vai trazer juízo a essa terra pois ele é um fogo consumidor , isso representa o fogo do Senhor

E a palavra do Senhor diz que o fogo arderá continuamente no altar, Deus quer arder na sua vida . 
O altar significa : lugar de encontro com Deus , a bíblia menciona 322 referências sobre a palavra altar, o altar era o ponto culminante de encontro com o SENHOR
Altar fala de entrega total .Como está seu altar diante do Senhor Deus ?
E como está o fogo de Deus em nossos altares, e em nossos candelabros?
Essa mensagem vem a nós antes que o fogo de Deus se apague em nossas vidas.
Pois em 1 Ts 5.19, temos uma séria advertência: “Não apagueis o Espírito”.

Como manteremos o fogo de Deus aceso em nossas vidas?

Vejamos três pontos: 

1) Consagrando nossas famílias a Deus.
A lâmpada do candelabro e fogo do altar deveriam ser mantidos acesos pela família de Eli. Mas esta família, em vez de estar perto de Deus, deixavam o serviço no tabernáculo e segundo lugar, para viver o pecado.
Eli era o sacerdote de Deus e como tal, ocupava posição de liderança espiritual e exemplo para toda a nação. Mas seu lugar estava desmoronando pela vida depravada de seus filhos e falta de autoridade paterna, com reflexos desastrosos para toda a nação.
O lar é importante para o bem e o progresso de um povo. Esta realidade se reflete na igreja, pois é pela vida santificada do lar que a igreja cresce.
A família do sumo sacerdote Eli estava tão desestruturada que seus filhos viviam em adultério e todo tipo de pecado, e estavam esquecendo de manter acessa a chama do candelabro, estavam deixando o serviço de Deus para atrás, esquecendo da presença de Deus.
O fogo de Deus é mantido acesso através da vida familiar consagrada ao Senhor. Começa no lar, no relacionamento conjugal e paternal. E no relacionamento com os pais que os filhos aprendem a se relacionar com Deus.
O problema de Eli, é que ele deixou as “rédeas soltas”. Deixou seus filhos fazerem o que queriam, e não os mostrou que Deus é digno de respeito. Agora quando Eli tenta os corrigir, já é tarde demais.

1 Sm 2. 22-25:

“22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR. 25 Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.
Esses dois jovens conheciam a Deus, mas não o amavam.
Eli deveria ter tomado providências mais cedo. Eles sabiam quem era o Deus de Israel, mas não foram ensinados a amar o Deus de Israel .
Por isso, através de nosso exemplo ensinemos nossos filhos a amar a Deus, Pois só assim manteremos o fogo de Deus acesso em nossas vidas.

2) Reverenciando o altar de Deus.
Eli, o sumo sacerdote tinha a função de representar o povo no Altar de Deus, no Santo dos santos.
O santo dos santos era o lugar no tabernáculo onde ficava a arca da aliança, era o lugar da presença de Deus, e lá o sumo sacerdote tinha que entrar uma vez por ano para aspergir o sangue dos sacrifícios no altar, que era a arca da aliança. O sumo sacerdote tinha que entrar no santo dos santos , com um cincerro amarrado em uma das pernas, e com uma longa corda que se estendia para fora deste lugar. Se o cincerro parasse de dar o seu som, era por que o sacerdote havia pecado antes de entrar, e havia sido morto pela presença do Santo Deus, então o trariam para fora pela corda.
E o sumo sacerdote Eli, tinha essa séria função. Mas seus filhos não respeitavam o Senhor, e profanavam o altar de Deus

1 Sm 2.17: Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR.

1 Sm 2.22: “ Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.
Os filhos do sumo-sacerdote Eli, não tinham capacidade de substituí-lo nessa tarefa .
O tabernáculo era lugar de respeito, reverencia adoração e santidade a Deus. Mas eles praticavam no templo os piores atos de depravação.
Hoje, em Jesus Cristo nós vivemos na presença de Deus, quando Jesus foi crucificado a palavra diz que o véu do Santo dos santos ,que separava a presença de Deus dos seus filhos, foi rasgado de alto á baixo. Então hoje, aquele que recebe ao Senhor Jesus pode viver na presença de Deus e tem o Espírito de Deus dentro de si, está espiritualmente no Santo dos Santos, diante do altar de Deus.
E diante do altar é lugar SANTIDADE, de respeito de reverencia séria e profunda.
Então, se vivemos na presença de Deus, vivemos em santidade. Se andarmos em pecado, no mundo ,no mal testemunho , na fornicação, no adultério, na depravação, no vicio, não é assim que estamos longe de Deus e depravando o seu altar em nossas vidas??
Assim o fogo de Deus está se apagando.

3) Buscando a palavra de Deus (1 Sm 3.1)

"O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes."
Sem duvida aqui está a causa fundamental de toda aquela situação, a falta de contato com a palavra de Deus.
Os filhos de Eli, não se preocupavam com a palavra de Deus, não buscavam orientação necessária para exercerem o sacerdócio, e abandonavam suas funções no templo. Abandonaram o fogo de Deus.
A conseqüência é que o povo perdeu o respeito pela arca da Aliança ( a arca da presença de Deus) e a levou para a guerra, juntamente com os filhos de Eli, para lhes dar sorte. 1 Sm 4.3e 4:
"3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos. 4 Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus. "Essa arca, não poderia sair do Santo dos Santos, mas Hofni e Finéias a levaram para o meio da guerra.
Quando esquece-se da palavra do Senhor, perde-se o respeito pelas coisas de Deus, e ainda mais perde-se o respeito por sua presença.
Porém , quando isso acontece o castigo vem para que voltemos arrependidos. Quando Israel tomou essa atitude, foram derrotados pelos filisteus, e Hofni e Finéias foram mortos pelos inimigos, acabando com a linhagem sacerdotal de Eli. E Deus assim transferiu o sacerdócio de Hofni e Finéias, para o jovem Samuel.
Distanciarmo-nos da palavra de Deus, nos afasta da sua presença e das suas bênçãos.
Assim, a palavra do Senhor não pode ser rara em nossas vidas, mas sempre devemos ouvi-la estudá-la e lê-la.
No profeta Oséias a razão da destruição física de Israel era o esquecimento e a ignorância em relação a palavra de Deus.
Em Oséias 4.6 temos a seguinte advertência:
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”Por isso, para que o fogo de Deus esteja sempre acesso nas nossas vidas temos que desejar, amar e por em prática a palavra de Deus que temos aprendido.

Pois o Salmo 19.7-10 nos diz : "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 

"Nosso maior desejo tem que ser pela palavra de Deus, pois ela pode transformar nossas vidas.
Quando buscamos a deus em sua palavra, sua presença se acende em nós, e o nosso comportamento e vida mudam. Mas quando a deixamos, nos afastamos de Deus e a palavra se torna rara, então a família se desestrutura.
Mas , o fogo de Deus não pode se apagar em nós, por isso busquemos a palavra do Senhor Deus.

Conclusão.
Existia no tabernáculo, onde se adorava a Deus, um candelabro , com sete lâmpadas que deveriam sempre estar acessas. E também havia o altar de holocaustos, onde o fogo não poderia se apagar.
· O fogo no altar e o candelabro aceso, representavam a presença de Deus. Mas , no período que estudamos hoje, Hofni e Finéias , filhos de Eli, com suas atitudes e pensamentos apagavam a luz espiritual de DEUS no altar do sacrifício, descaminhavam, instilavam a fornicação, adultério, o profano e tudo o que é incompatível à santidade de DEUS.
Vimos uma história de vidas que estavam deixando o fogo de Deus se apagar, não só no tabernáculo, mas em suas vidas também.
Hoje somos nós os altares de Deus, e o fogo da presença de Deus não pode se apagar em nós.
Por isso nosso tema foi: Mantendo o fogo de Deus aceso.

Como manteremos o fogo de Deus aceso em nossas vidas?

1- Consagrando nossas famílias a Deus.

2- Reverenciando o altar de Deus.

3- Buscando a palavra de Deus

Como está o altar de seu coração? Como está a presença de Deus em sua vida?
É hora de ascender a chama da presença de Deus em nós, em você!

Peça ao Senhor:
“Não deixa o teu amor em mim se esfriar, ascende o fogo em mim!”
Mantendo o fogo de Deus aceso Mantendo o fogo de Deus aceso Reviewed by Redação on julho 13, 2010 Rating: 5

5 comentários:

Anônimo disse...

Pastor graça e paz!!!
Só pra lhe ajudar, tbem fui ensinado que existia uma corda amarrada na perna do sumo sacerdote, mas depois de pesquisar não encontrei ,gostaria de saber onde está esta passagem, fique na paz!
Joab
joab@terra.com.br

Redação disse...

Olá Welinton,


Como estão vocês?


Sobre essa questão, de fato vem de um tradição judaica. Parece-me que vem da Zohar, um comentário da Torá da mística judaica do séc. XIII, em que diz que uma corrente de ouro era amarrada no tornozelo do sumo sacerdote.
Talvez, essa tradição tenha surgido de Ex 28.31-35, em que fala que o sumo sacerdote levava consigo sinos nas vestes para o lugar santo (não o Santo dos Santos). Lv 16.2-4 fala da entrada no Santo dos Santos, mas não se refere às vestes com os sinos.
Provavelmente, isso é mais lenda do que fato. Pelo menos, não há nenhum texto bíblico que afirme isso.


gde abraço
Billy Lane

Unknown disse...

Como foi aceso o fogo do candelabro

Unknown disse...

Como foi aceso o fogo do candelabro

Redação disse...

Com o fogo que veio ao altar do sacrifício.

Tecnologia do Blogger.