A Triplice missão

A tríplice missão
Estamos organizados como Igreja Presbiteriana do Brasil em Nova Aurora há 44 anos . Vários desafios já foram enfrentados e vencidos com a graça de Deus. Mas, nossa missão não terminou, os desafios continuam. Vários desafios cercam a Igreja nestes dias marcados pela ansiedade coletiva, diluição dos paradigmas sociais e profunda solidão humana. Para enfrentá-los é preciso refletir, estudar e finalmente por a mão no arado. Sem olhar para trás. A primeira Missão da Igreja não é proclamar o evangelho, não é se expandir nem mesmo conquistar a mídia ou impactar a sociedade. A primeira Missão da Igreja é morrer. Perder os valores da carne e ser revestida com os valores de Deus. É se “desglorificar” para glorificar o seu Deus.
Quando perguntaram a George Müller sobre o segredo do seu ministério, a sua resposta imediata foi: “O segredo de George Müller é que George Müller morreu já há alguns anos atrás”. É preciso reafirmar em nossos dias o motivo da nossa existência: a glória de Jesus, Senhor da Igreja.
No capítulo 5 de Apocalipse nos é revelada o que chamo de “A Tríplice Missão”. A missão de Deus está centrada no verso 1. A missão de Cristo, do verso 5 ao 10 e a missão da Igreja do verso 11 ao 14.
1)A Missão de Deus é Reinar (Ap 5.1) “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.”
No primeiro verso Deus está sentado em um trono. Em sua mão direita segura o livro da História Humana, a história completa, pois está escrito por dentro e por fora. Isto quer dizer que os nossos caminhos, nossas micro-histórias e nossos anseios estão seguros pela mão direita de um Deus que Reina soberanamente. A História do Brasil e desta igreja está na poderosa e inabalável mão de Deus. E Ele está entronizado. Fica claro que na visão de João a missão de Deus e reinar.
Quando olhamos para a história de nossa Igreja nos últimos anos em nossa cidade e em nosso país houve sobressaltos e surpresas. Entretanto Deus jamais se surpreendeu por coisa alguma, jamais perdeu o controle, jamais deixou de ser o dono da história, senhor absoluto de cada detalhe da existência do universo.
2)A Missão de Cristo é pagar o preço (v9). " e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação".
O centro do ministério de Cristo não foi sua encarnação nem sua ressurreição. O centro do seu ministério foi sua morte. Em suas últimas palavras Ele bradou: “Está consumado”. Literalmente a expressão grega possui significado mais denso. “Tetelestai” era o carimbo colocado sobre o documento de compra de um escravo quando todo o preço já havia sido pago. “Tetelestai” era o registro legalmente reconhecido de que está pago. O Escravo foi comprado e jamais alguém poderá cobrar novamente o seu preço. O que assegura-nos a vitória ? Baseado em quê estamos aqui reunidos falando de um Deus o qual não vemos face a face e de um Cristo que viveu encarnado entre nós 2.000 anos atrás? No verso 5 o texto nos diz que o Cordeiro está vivo. “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.”Tinha aparência de morto mas está “de pé”. Jesus está Vivo ! E é esta maravilhosa verdade que enche de sentido o Cristianismo e diferencia a falsa religiosidade da experiência de um encontro com Deus. E Cristo então, com o seu sangue, compra, no versículo 9, homens de “toda língua, tribo, povo e nação”. O africano distante, o indígena no meio da mata, o vizinho ao lado da rua. Jesus pagou, o preço por pessoas de todos os segmentos sociais humanos: língua, tribo, povo e nação.
3)A Missão da Igreja é Servir ao Cordeiro( v12). “ proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”
Há 7 elementos que o Cordeiro, Jesus, receberá. A pergunta é: quem os dará ? De quem Ele receberá ? Há aqui certamente 3 elementos teocráticos, que o Cordeiro receberá de Deus, e 4 elementos antropomórficos, que o Cordeiro deverá receber da Sua Igreja, cada um de nós. O primeiro é a riqueza e refere-se a nossa riqueza, nosso dinheiro, nosso ouro, prata e reais. Isto leva-nos a crer que o dinheiro dos santos tem como função prioritária servir ao Cordeiro Jesus. Como Ele deseja que eu use o meu dinheiro ? Esta deve ser uma pergunta levantada por cada um dos santos. O segundo elemento é a sabedoria e aponta para a nossa inteligência humana, capacidade mental de raciocinar e processar pensamentos. Isto significa que nossa inteligência não possui como finalidade maior fazer-nos passar no vestibular ou conseguir uma promoção no emprego, mas sim servir ao Cordeiro em tudo aquilo que for prioritário para o reino. O terceiro elemento é a força . Nossa energia física e nosso suor. Devemos usar nosso corpo e capacidade de trabalho físico sobretudo para servir ao Cordeiro Jesus. Nossa musculatura, saúde e suor devem estar a disposição de Cristo. O último elemento aqui registrado é o louvor. Não se refere necessariamente aos nossos cânticos e adoração litúrgica mas ao nosso louvor com palavras. Põe nossa atenção naquilo que falamos seja em casa, no trabalho ou ainda aquilo que murmuramos sem que ninguém ouça. Devemos colocar nossas palavras a serviço do Cordeiro. A Missão da Igreja é Servir ao Cordeiro com tudo aquilo que tem de melhor. É cumprir os seus desejos mais profundos. E o Cordeiro possui muitos desejos. Ele deseja ser conhecido aqui em Nova Aurora e por toda a terra. Que o Espírito Santo nos ajude a cumprir nossa missão.

Pr Welinton Mehret
Baseado em Ronaldo Lidório “A tríplice Missão”.
A Triplice missão A Triplice missão Reviewed by Redação on junho 12, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.