O fogo do Batismo com o Espírito Santo



O Fogo do Batismo com o Espírito SantoEm Lucas 3.16 lemos: "disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

Edwin Orr, pregador evangélico do Séc XX, certa vez quando estava pregando disse:"Não importa a quantidade de água que vocês usam no batismo, porque a língua do batizando continuará seca. É necessário receber um batismo de fogo, porque a água lava o exterior, mas o fogo penetra e purifica o interior. O fogo depura as entranhas, o fogo queima por dentro.” Depois acrescentou :-“Vocês precisam desse batismo de fogo”.

Na Bíblia vemos várias vezes Deus usando a figura do fogo:
• Apareceu a Moisés em uma Sarça em Fogo, que não se consumia.
• Conduziu o povo de Israel pelo deserto quarenta anos, nas noites escuras , em uma coluna de fogo.
• No tabernáculo existia um fogo que não poderia ser apagado. 

  • esse fogo veio de DEUS  após o holocausto

Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo.
Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.

Levítico 9:23,24

Deus muitas vezes usa a figura do fogo por causa de sua função.

O fogo serve de luz, para queimar, para limpar, purificar, aquecer  e o fogo se alastra com facilidade.

Por isso João Batista fala do fogo que está no Batismo com o Espírito Santo que Jesus realiza.

No texto lido, João Batista explica que ele não era o Cristo e que seu batismo era com água, e o batismo de Cristo é com o Espírito Santo e com fogo.
O batismo com o Espírito Santo que os crentes recebem, ascende neles um fogo, que ilumina ensinado o caminho, que purifica do pecado, que impulsiona à pregar a palavra.
Por isso dentro do batismo com o Espírito Santo, existe esse fogo.
O que esse fogo faz?

1º Ilumina:

(Mt 5.14-16)
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".

A candeia é acessa com fogo.


Não se ascende uma candeia, (tipo de lampião á óleo) para colocá-la debaixo do alqueire. A Nova Versão Internacional traduz: "E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa".

Claramente entendemos que a nossa vida está em evidência, e que as pessoas não apenas  ouvem o evangelho de nós, mas querem ver o evangelho em nós. É só pelo Espírito Santo, que nosso comportamento será mudado, para estarmos em evidência, sendo uma luz que ilumina o mundo.
As pessoas querem ver e o fogo do Espírito Santo em nós, é a luz para os perdidos que precisam ver.
Mas se colocarmos essa luz atrás do pecado, como verão?
E se colocarmos debaixo de uma vasilha(pecado) não é assim que ele se apagará?

O que esse fogo faz?

2º Purifica.Em Zacarias 13.9 lemos:“Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus.”

      Neste texto, Deus promete dispersar o povo e tornar a terceira parte pura; através do fogo. Assim como se purifica a prata. Só assim o povo reconheceria o Deus Verdadeiro em sua vida.


Uma das funções do fogo é purificar, tornar limpo, queimar toda a sujeira, e quando a prata e o ouro são submetidos à altas temperaturas toda sujeira é separa da prata ou do ouro, os tornando puros.

Em 2 Coríntios 3.17-18, lemos: "Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito".


É dessa limpeza espiritual que precisamos em nossas vidas, muitas vezes estamos com a vida cheia de resquícios do mundo, lixo espiritual. Somos  como um terreno cheio de entulhos, precisamos renunciar o pecado. E Deus não faz o avivamento acontecer em uma vida cheia de lixo.

Que tipo de lixo?

  • Lixo da conformação com o mundo
  • Lixo dos vícios;;
  • Lixo das brigas familiares;
  • Lixo da pornografia;
  • Lixo do adultério;
  • Lixo do envolvimento com as trevas.


Para Deus fazer algo em nós, precisamos do fogo do Espírito, para antes sermos limpos, para que Deus tenha em nossas vidas lugar para realizar seus milagres.

O que esse fogo faz? Purifica.
O que esse fogo faz?
3º Aquece Lemos em Efésios 5.2:
...” e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”
 O amor é dom de Deus, é produzido pelo Espírito Santo. Só é possível a igreja andar em amor, quando esta submissa a direção dEle.

O mundo que vivemos hoje, é frio. Pois nele não existe amor.

Lemos em Mateus 24:12 "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos".
O que as pessoas precisam hoje é o calor humano, é o afeto, é atenção, enfim  o amor.
O Amor é a joia mais buscada pelas pessoas hoje, e por não o conhecerem, muitos desgastam a sua vida em lugares que nunca o encontraram.
Vivemos um tempo de desavença nos lares, de separação conjugal, de falta de perdão, de depressão, de solidão, onde perdeu-se a comunhão com a família. Infelizmente, está faltando o fogo do Espírito Santo nas igrejas do nosso tempo, pois muitos vivem somente para si, e nem sequer lembram de auxiliar seu próximo, de oferecer amizade, de visitar, de abraçar com sinceridade. A evangelização só se dá, quando a igreja anda em amor.Só quando as pessoas entrarem  e se sentirem acolhidas, e aquecidas pelo fogo do Espírito, permanecerão.

Lemos em Galátas 5.22-23"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."
Esse fogo que aquece, deve começar dentro de nossas famílias, no perdão, no contato e nas conversas, atingirá a igreja que frequentamos e o mundo em que ela está inserida.
O mundo deixou o amor se esfriar, mas o fruto do Espírito Santo em nós é o amor.


O que esse fogo faz?

4º Alastra
Lemos Atos 1.8:“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
Jesus antes de subir aos céus, prometeu derramar seu Espírito Santo para que o evangelho se esparramasse por todos os confins da terra, começando pela cidade, onde a igreja estava, Jerusalém.
O fogo é algo que se alastra, a evangelização também deve ser assim.Quando há esse fogo na igreja, ela não fica estacionada,ela cresce, aumenta-se o número de membros, aumenta o numero de grupos familiares, aumenta o numero de pontos de pregação, de campos missionários e enfim de discípulos.
E agora chegou a vez do fogo se alastrar em nossa cidade.

É hora de nossa igreja pegar fogo!


“Certa vez, numa pequena cidade, uma igreja pregava há algumas décadas e nada acontecia ali. Os pecadores não tinham nenhum interesse por aquela igreja, pois não viam nada de novo, nem extraordinário acontecendo com aquele povo. Os crentes viviam vidas rasas, medíocres e sem unção. Havia até mesmo um ateu que morava ao lado da igreja e nunca fora atraído para lá.

Certa madrugada aquela cidade acordou assustada, a igreja estava pegando fogo, mas não era o do Espirito. Todos correram para apagar as chamas e ver se salvariam alguma coisa. E entre aquelas pessoas que estavam para ajudar, também estava o vizinho ateu.Então uma senhora, que pertencia a igreja, o viu ali, se admirou e disse: - “O senhor por aqui !? nunca vi o senhor em nossa igreja!” Então ele respondeu: - “ Pois é. É que eu nunca vi essa igreja pegando fogo.”

Não o fogo físico, mas o fogo do Espírito tem que se ascender em nossas vidas, no meio dessa igreja, aí as pessoas virão.


Conclusão



“...mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

O fogo do Batismo com o Espírito Santo.
O que esse fogo faz?
1º Ilumina
2º Purifica.
3º Aquece
4º Alastra

Que Deus ascenda a chama em nós!

Amém
Baseado em Hernandes Dias Lopes - "Avivamento Urgente"

Veja:

Precisamos saber mais sobre as cartas do Novo Testamento

Aulas de Violão para iniciantes



O fogo do Batismo com o Espírito Santo O fogo do Batismo com o Espírito Santo Reviewed by Redação on novembro 08, 2009 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.