Visão transformada



Visão transformadora


Hc. 2.1-4
“1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. 2 O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. 3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. 4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”



Só podemos direcionar a nossa caminhada se sabermos, onde queremos chegar.Você não pode ser uma pessoa que anda sem rumo, pois você não chegará á lugar algum. O rumo a tomar fala da visão de onde se quer chegar. Quando você vai para a cidade vizinha , você vai tendo um alvo estabelecido ( resolver algum negócio, acertar algum documento, fazer compras, ou coisas assim). Você não pode sair do seu local, sem saber aonde quer chegar. Então em sua mente você tem que ter uma visão ( prévia) do que irá fazer.
É assim em todas as áreas das nossas vidas, seja na agricultura, nos negócios, mas também na família, na igreja e principalmente no relacionamento com Deus. Nós temos que ter uma visão, a respeito de onde queremos chegar na nossa relação com o Senhor Jesus, senão estaremos, perdidos( sem rumo) ou parados. E parar de crescer espiritualemnte é regredir. Precisamos estabelecer uma visão de vida. Estabelecer a visão é ajustar onde se quer chegar.
Através da visão percebemos os desafios que temos diante de nós para que se cumpra a visão.
Vários textos bíblicos falam sobre visão, sempre se referindo a um acontecimento concreto e real, na maioria das vezes a visão é uma das formas com que Deus se revela ao homem nas escrituras. Deus promete dar visão como manifestação da descida do Espírito Santo Jl 2.28:” E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;”
É preciso entender que Deus tem uma visão para você .
Vamos analisar um pouco a visão recebida pelo profeta Habacuque.


Deus lhe deu um visão num tempo de caos ( confusão), de desespero, de corrupção e depravação moral e espiritual do povo. Ele recebe de Deus uma visão que mudaria sua vida.
O livro de Habacuque é uma conversa do profeta com Deus, onde o profeta se atreve a questionar a razão do sofrimento e da violência, e por que Deus estava permetindo isso acontecer. Na verdade isso era fruto da própria idolatria e feitiçaria no meio do povo de Deus. Deus estava enviando o povo caldeu (babilônico),Nabucodonosor e seu império para castigar o povo, os levando presos para babilônia onde viveriam ( viveram) setenta anos.
O questionamento de Habacuque é o seguinte:13 “ Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?” Então ele se coloca em uma torre de vigia espiritual (oração) e busca uma resposta, uma saída uma solução, uma visão. Pois é nos momentos de caos, que nós mais queremos uma visão pra dar rumo as nossas vidas e a nossa família. Ele recebe uma visão “O justo viverá por sua fé”, isto lhe dá entendimento e o torna capaz de enfrentar as dificuldades, sabendo da sua vitória garantida pela fé. Hc 3. 17-19 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. E isso é um cântico proferido pelo profeta. Assim vemos que o livro de Habacuque consiste numa visão que transforma um lamento em canto.
A visão de Deus na sua vida vai transformar o seu lamento em cântico de louvor. O lamento é a visão humana, o cântico de louvor é o resultado da visão de Deus para as nossas vidas. Por isso precisamos sonhar os sonhos de Deus, precisamos da visão de Deus, pois ela sempre transforma nossa realidade. Precisamos de uma visão transformadora. Habacuque registrou a visão Hc 2.2 “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.”,a visão lhe dada é que o justo viverá pela sua fé.- hc 2.4- “ Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”
A visão que Deus nos dá é transformadora, pois traz: trasnformação individual, transformação familiar e transformação eclesiástica(igreja).

O que a visão transformadora de Deus nos traz?
1) Transformação individual (Gn17.1)
“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.”
O Senhor Deus ao confirmar a promessa feita a Abrãao de que ele seria pai de uma grande nação (Israel), lhe deu uma visão de fé individual, que é aplicada para cada um de nós para recebermos as bênção de Deus.
• Anda na minha presença (comunhão constante) a responsabilidade de ter um relacionamento com Deus, de oração, de jejum, de adoração e de louvor. A responsabidade de virmos aos cultos, de participarmos dos grupos de estudo, de termos trambém o nosso momento de oração e leitura da palavra diariamente.
• Sê perfeito (Santidade) O alvo de Deus para com seus filhos é que els sejam perfeitos.
• Mt 5.48 – “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. “
• 1 Co 6.18 “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.”
• Gl 2.19 e 20 – “19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Só é possivel vivermos a visão transformadora de Deus em nossas vidas se a colocarmos em prática pela fé. É pelo poder de Deus que vc pode andar em sua presença e ser perfeito.
O que a visão transformadora de Deus nos traz? Transformação individual
2) Transformação familiar.
Qual é a visão de Deus para sua família?
A visão transformadora de Deus não atinge apenas você, mas também a sua casa. Js 24.15 - “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”
Josué estava vivendo a visão de Deus em sua vida, ele questiona o povo os levando a tomar uma posição de fidelidade a Deus. Mas ele tinha visão de Deus pra sí, quando diz “EU”, e tinha a visão de Deus para sua familia, quando diz: “ e a minha casa”, o que ? SERVIREMOS AO SENHOR.
Esta é a visão de Deus 1º você toma a decisão de ter um relacionamento com Deus, 2º você leva a sua família a tomar essa decisão.
Mas, tem que começar por você. Nãoadianta você querer que seus filhos sirvam a Deus, se você 1º tomar essa decisão de andar na presença de Deus e ser perfeito.
O que a visão transformadora de Deus nos traz? Transformação individual,transformação familiar.
3) Transformação eclesiástica (igreja)
Qual é a visão transformadora de Deus para a sua igreja?
Mt 28.19-20
“19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

A igreja é composta de individuos que tem que viver a visão de Deus que produz transformação individual (anda na minha presença e sê perfeito.”), é composta também por famílias que tem que viver a visão de Deus que traz transformação familiar(Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”) , e só assim estará preparada para ganhar almas
1º lugar – fazendo missão (Ide)
2º lugar – pregando o evangelho “pois a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo (Rm 10.17).
3º lugar –ensinado a palavra do Senhor.
A visão de Deus para igreja, começa com a transformação da sua própria vida, e da sua família. Só depois dessa transformção é que estamos habilitados a ganhar almas e fazer discípulos.
As vezes nos perguntamos: “Por que há poucas conversões em nossa igreja?” “Ou por que estamos batizando poucos?” ou “ por que o crescimento da igreja em nossa cidade tem sido menor que alguns lugares?
Porque isso só é possível se eu me comprometer a viverr a visão de Deus individual, e depois a visão de Deus familiar. Transformação e transformação.

Conclusão

. Nós temos que ter uma visão, a respeito de onde queremos chegar na nossa relação com o Senhor Jesus, senão estaremos, perdidos( sem rumo) ou parados.
Habacuque descobriu a visão de Deus para sua vida; essa visão transformou seu lamento em cântico.
A visão de Deus é tranformadora
O que a visão transformadora de Deus nos traz?
1º Transformação individual(anda na minha presença e sê perfeito.”)
2º Transformação familiar.(Eu e a minha casa serviremos ao Senhor)
3º Transformação eclesiástica – a igreja só é capaz de pregar o evangelho, e viver um avivamento depois das duas primeiras consequências da visão de Deus para nós.
Como individuo tenho vivido a visão de Deus para mim?
Como família temos vivido a visão de Deus?
E como igreja?


Baseado no livreto visão transformadora do rev. Mario Freitas.

Visão transformada Visão transformada Reviewed by Redação on maio 29, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.