Fé que testemunha

Fé que testemunha Hebreus 
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Leia em Hebreus 11.6 "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". O texto acima é muito conhecido, e sempre citado, fala de fé e que sem fé nós não agradamos a Deus Lembramos também de outro texto: Fé é certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vêem. (Hb11.1) · Mas, como a fé é vista? · Como nós podemos expressar a nossa fé? Na vida de oração expressamos a Deus a nossa fé. Mas, a fé também tem que ser um testemunho. Jesus disse em Mt 7.16ª:” pelos seus frutos os conhecereis”, referindo-se aos falsos crentes e falsos profetas. É possível conhecer um falso profeta pelos seus frutos, então é possível conhecer um verdadeiro crente, um verdadeiro profeta, pelos seus frutos. A palavra “frutos” fala de resultados, fala de obras feitas, fala de vida de santidade, fala de respostas as orações. Então a nossa fé só pode ser um testemunho de Cristo se ela tiver os frutos ( as obras ) de Cristo. Como é essa fé que testemunha? 

1) É uma fé que não fica na teoria, mas tem ação(1 Ts 1.2 e 3) 

A vida de fé não é apenas teoria, não é apenas discurso, é também ação. E isso a igreja dos tessalonicenses, sabia muito bem. A fé presente na igreja de Tessalônica era tão forte que a palavra de Deus espalhava-se espontaneamente. As localidades vizinhas conheciam a palavra de Deus porque aquela igreja conhecia o evangelho. Era algo que chamava atenção. Um comportamento diferente, de amor, de ajuda, de milagres estava na vida daqueles crentes. 1 Tessalonicenses Cap.1v.8:” 8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; O motivo desta fé operante está na Primeira carta aos Tessalonicenses Cap 2.13:” Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. Eles receberam a pregação como palavra de Deus, e não como palavra de homens. O que motiva a pessoa a mudar de vida, a buscar a Deus, a freqüentar a casa de Deus, a orar pelo próximo, é entender que a palavra que é ouvida vem de Deus. Aí nasce a fé, que não fica na teoria, mas tem ação. Entender a palavra de Deus como de Deus, e não como de homens. “Deus falou comigo- tenho que agir” O ficar parado sem fazer nada para a obra de Deus é sinônimo de falta de fé, e falta de fé é ouvir a palavra sem aceitá-la como sendo de Deus. É impossível a pessoa não obedecer quando entende a palavra como de Deus. Só que muitas vezes há uma vontade de não obedecer, aí é mais fácil dizer: ‘ o pastor falou” do que “Deus falou”. É mais fácil criticar do que aceitar. A teoria vem do homem; mas a palavra de Deus vem de Cristo e produz fé para a salvação! (Rm 10.17) 

2) É uma fé que não é morta, mas tem vida.( Tiago 2.14-17) 

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
A palavra de Deus está dizendo que : se eu tenho fé que ela é a verdade, eu pratico o que ela diz para eu praticar. Se não pratico, e digo que creio , sou um verdadeiro mentiroso. Então, Jesus esteve perto das pessoas - é o lugar onde devemos estar. Jesus, orou por enfermos o os curou, é uma das coisas que devemos fazer. As vezes os nossos sonhos são receber muitas coisas pela fé, mas não queremos fazer nada pela fé. Não queremos investir em missões. Não queremos investir na vida de nossos irmãos, não cremos que “antes mais bem-aventurado é dar do que receber”. Ou não queremos ajudar alguém que realmente está necessitado. Apenas pedimos ; “ Senhor me ajude”, mas para ajudar os outros não temos palavras, nem sequer ações. Deveríamos orar: “ Ajuda-me na minha vida, assim como eu tenho ajudado aqueles que precisam. Tiago cap.2 vrs 15,16,17 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Conclusão Agradamos a Deus com a nossa fé? Temos uma fé que testemunha? Temos uma fé que não fica na teoria, mas tem ação? Temos uma fé que não é morta, mas tem vida.? Nesse sentido deve haver um clamor: “ Senhor Ajuda-me na minha falta de fé!”
Fé que testemunha Fé que testemunha Reviewed by Redação on maio 05, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.