Pular para o conteúdo principal

Pessoas a quem Deus procura

Os meus olhos procurarão...
Sl 101.6-7
6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. 7 Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos.

Você é um procurado?
A Palavra de Deus refere-se em pelo menos três textos acerca de pessoas a quem Deus procura. São as pessoas com quem Deus se propõe a ter comunhão e a usar poderosamente na sua obra.
O Sl 101, revela as palavras de Deus na vida de Davi, Davi expressa a sede de Justiça que Deus tem. E os Vrs 6 e 7, revelam a pessoa que Deus está procurando vr 6:” 6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra”, Deus procura pessoas fiéis. O interessante é vermos que Deus não está desinteressado em ter amizade com o homem, ele procura pessoas para o servirem, pessoas para serem seus amigos.
Veja o exemplo de Moisés
Ex 33 7-12:
7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele que buscava ao SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. 8 Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda. 9 Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés. 10 Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao SENHOR. 11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda".
Como era o relacionamento de Deus com Moisés? O versículo 11nos diz : “seu amigo” ;“como qualquer fala a seu amigo”
Deus veio ao encontro de Moisés, quando este pastoreava o rebanho de Jetro, seu sogro, e o chamou para si.
Êxodo 3 - 1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
Deus veio procurar Moisés, pois via nele um coração disposto a servi-lo, e os dois se tornaram grandes amigos.
A verdade, é que Deus está á procura de pessoas. Mas, quem são as pessoas a quem Deus procura?

1) Deus procura os fiéis:
“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” Sl 101.6

O que é ser fiel?
É quando não quebramos alianças estabelecidas.
Deus procura o marido que é fiel a sua esposa;
Deus procura a esposa que é fiel ao seu marido;
Deus procura jovens e adolescentes que são fiéis ao mandamento de honrar o seu pai e sua mãe.
Deus procura o empregado que não defrauda o seu patrão; e o patrão que não explora seu empregado.
Deus procura pessoas fiéis.

Mas, temos uma aliança com o Pai Celeste. O sacrifício de Jesus é a aliança, o elo, estabelecido entre nós e o Pai. Deus é fiel em sua parte na aliança, e nós somos fiéis?

Qual é a parte de Deus e qual é a nossa parte?
Parte de Deus:
Jr 32.40
Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.

Nossa parte:
Dt 10.12
Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,

Essa é a nossa parte, e Deus está em procura de pessoas fiéios a aliança.
Deus procura os fiéis

2) Deus procura intercessores:
Em Ezequiel 22:30:
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.”
Nosso Deus está em busca de pessoas que se disponham a interceder (orar com fervor) pelos países, nações, igrejas e cidades.
Intercessão é a chave que move ou retém a mão de Deus.O apóstolo Paulo declarou que interceder é uma prática que deve ocupar o primeiro lugar em importância na vida da igreja. Ele falou: “Antes de tudo,pois,exorto que se use a prática de suplicas,orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens”
Antes de tudo –
1o Lugar , em tudo que formos realizar devemos primeiramente buscar a Deus em oração.
Não há registro de Jesus ter ensinado os seus discípulos a pregar ou a adorar... mas ensinou-os a orar.

Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer mediação.Interceder é você se colocar no lugar do outro e pleitear, defender, a causa dele.O intercessor levanta as mãos para Deus e coloca-se a pedir, a sentir a necessidade espiritual de outra pessoa, colocando-a diante do SENHOR. Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra causa do outro com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.E aí é que entra a necessidade do intercessor... a necessidade de alguém que se apresente diante do Senhor para fazer com que venha mais graça do que juízo sobre a pessoa pecadora. A mão de Deus pesa sobre o pecador, mas ela pode também ser estendida para abençoar o pecador... Portanto, o ministério do Intercessor é precisamente fazer isto: que a mão de Deus venha sobre o pecador para o abençoar.Se não houver o intercessor, então o que ocorre é que o pecador fica só e debaixo do juízo de Deus.
3)Deus procura adoradores verdadeiros

Jo 4.23 e 24
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1:10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1:10); a falsa adoração é quando se oferece a Deus um culto com lindas palavras, mas não se vive o que é proclamado:
· Quando dizemos que amamos a Deus, mas na verdade não fazemos nada que o agrade, ou até fazemos o contrário do que sabemos que é o certo
· Quando dizemos que amamos a Deus e odiamos ao próximo.
· Tiago 4.20: 4 - 20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
· A falsa adoração é aquela expressa para homens, mas para Deus não tem valor, é mera religião.
Em João 4:23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Os adoradores a quem Deus procura são pessoas que têm suas vidas consagradas e submissas a Ele.

Conclusão
Você é um procurado?
Sl 101.6 “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra”, Deus procura pessoas fiéis. O interessante é vermos que Deus não está desinteressado em ter amizade com o homem, ele procura pessoas para o servirem, pessoas para serem seus amigos.
Deus veio procurar Moisés, pois via nele um coração disposto a servi-lo, e os dois se tornaram grandes amigos.
A verdade, é que Deus está à procura de pessoas. Mas, quem são as pessoas a quem Deus procura?
PESSOAS A QUEM DEUS PROCURA
Deus procura os fiéis
Deus procura intercessores:
Deus procura adoradores verdadeiros
Será que em você Deus tem satisfeito a Sua procura?
Que o Deus de misericórdia encontre no nosso meio: servos fiéis, intercessores e adoradores verdadeiros,e assim, grandes amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trazendo a Arca da Aliança

Como trarei a mim a arca de Deus? Leonard Ravenhill(1907-1994) foi um escritor e evangelista cristão britânico que focalizava em assuntos como oração e avivamento. É mais conhecido por desafiar a igreja moderna e seu mais notável livro é “Por Que Tarda o Pleno Avivamento?” Através de seu ensino e de seus livros, Ravenhill abordou as disparidades que ele percebia entre a Igreja do Novo Testamento e a Igreja moderna e apelou para a adesão aos princípios do avivamento bíblico, transcrevo um dos capítulos do Livro “Por Que Tarda O Pleno Avivamento: “Na igreja moderna, a reunião de oração é uma espécie de Cinderela. Essa serva do Senhor é desprezada e desdenhada porque não se adorna com as pérolas do intelectualismo, nem se veste com as sedas da Filosofia; nem se acha ataviada com o diadema da Psicologia. Mas se apresenta com a roupagem simples da sinceridade e da humildade, e por isso não tem receio de se ajoelhar. O “mal” da oração é que ela não se acha necessariamente associada a grandes f…

Resgatando os valores perdidos no lar

Lucas 15.8-10
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
A parábola (ilustração) da dracma perdida faz parte do conjunto de parábolas que Jesus contou em Lucas 15 para ilustrar o amor de Deus pelos pecadores, a parábola da ovelha perdida, do dracma perdida e do filho pródigo. Nas três parábolas, Deus busca o que estava perdido, encontra o que estava perdido e celebra com grande alegria a recuperação do que estava perdido. Uma Dracma era uma moeda. Observa-se que a mulher descrita é uma camponesa pobre, e as dez moedas de prata, "provavelmente representam a poupança da família." [2] As moedas também poderião ser o dote da mulher, vestida como um ornamento, como u…

Mantendo o fogo de Deus aceso.

1 Samuel 3.1-4
3.1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.
2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,
3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!
Existia no tabernáculo, onde se adorava a Deus, um candelabro , com sete lâmpadas que deveriam sempre estar acessas. E também havia o altar de holocaustos, onde o fogo não poderia se apagar.
· Ex 27.20“Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente” (Êxodo 27:20). –falando do candelabro
· Lv6 .12 e 13:“O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o h…